A história do homem e sua convivência com meio natural é objeto de estudo desde o estabelecimento da relação sociedade-natureza. Inicialmente com apreciação dos elementos componentes do sistema da biodiversidade fez o levar a estudos e a análise de cada fenômeno que ocorrera em sua volta como, por exemplo, o fogo, o trovão, a luz, o movimento, o relâmpago e demais fontes elucidantes em seu campo de visão.
O desenvolvimento da ciência está impetrado nas raízes da existência humana. Fundada a partir de do pensamento genérico em detrimento de uma perspectiva futurista, conjuga todas as fases e campos do conhecimento e tornam facilitador as condições para as próximas gerações. A somatória cultural dos povos ? principalmente herdada dos orientais (gregos, egípcios, romanos, fenícios, etc.) ? alimentou roda a revolução da técnica e ciência ao futuro próximo. A astronomia, matemática e física ganharam notáveis pesquisadores fascinados pelos fenômenos naturais. A ciência foi fragmentada por quanto mais se aprofundava os estudos desde a religião aos fundamentos tecnológicos.
Todavia, essa ligação do homem para com o meio foi bastante excessiva surtindo em efeitos paradoxos, no que diz respeito ao próprio distanciamento de ambos os agentes modeladores do tempo. A modernidade até então estava estagnada e limitada do seu crescimento, com vistas às premissas religiosas quer coibiam a prática da razão na época. Uma vez conquistada a liberdade de a filosofia e a ciência multiplicarem-se, o novo período moderno caminhou à passos largos ampliando e miscigenando costumes, entre outras.
O avanço da pesquisa e do estudo nunca foi tão veloz: somente em cerca de meio século uma enxurrada de aparelhos eletrônicos invenções o sentido da época, imprimiram marcas na vida social, continuaram sempre a ganhar força e prestígio à medida que se aumentava a necessidade.
Nos tempos atuais esse desenvolvimento ganha ainda mais velocidade. Com a chamada globalização o que se ver é introdução tecnológica nas indústrias, hospitais, faculdades e outras instituições. Não obstante, todas essas aplicações seus efeitos danosos ao ambiente e a vida do homem. Elenca-se as conseqüências e implicações que alteram o ciclo e os sistemas naturais, o acesso restrito aos postos de trabalho para àqueles isentos de qualificação, confinamento de culturas antigas, entre outros. Todos esses aspectos desenham o cenário atual e irão redefinir as perspectivas próximas.