O homem não cabe dentro de si

O homem por ser uma célula da sociedade, não cabe dentro de si, é preciso sair de si para contemplar tudo que há fora dele e dar nova significação das interações e conexões onde o externo e o interno estão sempre interagindo... Eu só me conheço quando olho no espelho, não ao espelho narcisista. Mas o espelho onde reflete a minha semelhança com o outro, como somos constituídos de átomos, o outro é tudo que existe na terra ou no universo... transformando o que há de concreto ou subjetivo do meu entendimento das coisas com que me relaciono porque além da matéria possuímos um espírito em desenvolvimento que nos conecta com o infinito. Dentro dessa perspectiva as pessoas vão criando coisas para o benefício da sociedade... Mas nem sempre esse objetivo chega a todos e, às vezes esses benefícios venham a ser prejudiciais para alguns grupos de pessoas, à busca do poder social, econômico e político sempre geram conflitos, e esses conflitos nem sempre são vencidos por grupos que visam o desenvolvimento das comunidades mais carentes. A política é a mola mestra para dar rumo às prioridades das classes mais necessitadas. Outro setor primordial para o desenvolvimento da sociedade é sabido que é a educação, porém como a política, a educação às vezes exerce um poder de manipulação aos menos desprovidos dos conhecimentos científico. Porque muitas vezes, estão a serviço de grupos que não visam o desenvolvimento social como um todo e sim a serviço de pequenos grupos que só visam o poder econômico sem se preocupar com o bem estar tanto das pessoas como do planeta, no que diz respeito à ecologia para a sobrevivência da terra, hoje, amanhã e sempre. Vejo nas religiões um ponto de equilíbrio para dar norte à sociedade, porque visa o bem estar espiritual em contrapartida do consumo desenfreado que os meios de comunicação induzem a sociedade onde só satisfaz a matéria por um curto espaço de tempo e logo é descartável, visando só um aspecto do desenvolvimento tecnológico que trouxe e traz beneficio a sociedade. Podemos citar, como exemplo a indústria automobilística, sendo essencial para o desenvolvimento da sociedade, porém esse desenvolvimento está se voltando contra as pessoas e o planeta. Haja visto, os engarrafamentos que os grandes centos urbanos enfrentam sendo causadora de muitas doenças tanto pela poluição como pelo sedentarismo e estresse que as pessoas passam.
Tendo como prisma o desenvolvimento social, muitas coisas foram avançadas principalmente na medicina. Basta imaginar a cura de muitas
doenças elevando a perspectiva de vida do homem com relação há séculos atrás. Outro setor primordial que avançou e vem avançando é a agricultura, ela é e será essencial no futuro, porque a sociedade só se desenvolve se houver energia e os minérios um dia se esgotarão. Há uma pesquisa que estima que daqui a cinquenta anos, o petróleo não atenderá a demanda do mercado, sendo a agricultura a exemplo do hidrogênio, da energia eólica, da energia solar como outras, vão ser um fator essencial para gerar energia... Por isso, precisamos sair de nós mesmos, e nos preocupar com nossos semelhantes porque eu só posso me amar se eu me relacionar com o próximo e com Deus. Ninguém se ama solitariamente, quando nos preocupamos com o semelhante buscando o seu desenvolvimento social, político e econômico com equilíbrio, sentimos que fazemos parte da sociedade como um todo.

Paulo Balôba