JOSE SILVEIRA DE OLIVEIRA Filósofo

Século XXI o homem cria seu mundo, de uma forma existencialista, OU SEJA, BUSCA SOMENTE O SEU BEM ESTAR E DE SUA FAMILIA. O homem da idade média vivia para buscar as coisas do céu, o homem de hoje sociedade pós-moderna vive na era da tecnologia vive isolado busca seus interesses imediatistas, não mede as conseqüências para conseguir seus objetivos, mesmo que sejam do mal. Se tiver que atropelar o amigo, o irmão, o pai ou a mãe, vai fazer para conseguir vantagem para sua vaidade. VEJA o caso do atirador de OSLO, NOGUEGA o rapaz matou 92 pessoas, Isso em nome da Religião e da Política e tantos outros fatos do cotidiano. O homem age impulsionado por necessidades de sobrevivência para satisfazer seus apetites e desejos, pela Necessidade de crescer como pessoa ou se sobrepujar-se aos outros. Nessa batalha, luta, foge, blefa e algumas vezes, sucumbe. Em toda sua ação, está sempre perseguindo e conquistando algo valioso para ele.

Esse é o homem moderno fundamentado num idealismo sofista que diz que o "homem é a medida de todas as coisas", Concordo, mas só dentro do seu mundo humano. Ele também é antropocêntrico, se acha o centro do universo, com sua capacidade mental para resolver seus problemas, mesmo atropelando o outro. " ´PLATÃO AFIRMA: SÓ DEUS É A MEDIDA DE TODAS COISAS, DAS QUE SÃO E DAS QUE NÃO SÃO. Vamos fazer uma comparação entre dois momentos históricos, Idade Média e idade contemporânea. O HOMEM burguês, inventou o conforto, para ele o mundo e esta vida é tudo de concreto e de principal. UM SER AUTONOMO, AUTO-SUFICIENTE PELO TABALHO AMBICIOSO RACIONAL E TECNOLOGICO.

O homem medieval vivia para o outro para o céu. Um súdito um ser teocêntrico vivia para serviço divino um ser para o além. Se apoiava numa palavra de fé, e nos escritos da BIBLIA. Agora por que tudo isso se repete? Porque vivemos numa sociedade opressora e dominante, criamos nossos filhos de uma forma errada, para serem competitivos, agressivos individualistas e vaidosos, Hoje o homem moderno,vai ao cabeleireiro faz plástica gosta de viajar, passear, cuidar do corpo ,modelando fazendo musculação, etc. Não aprendeu nada com o homem medieval,buscando as coisas do céu.

EXEMPLO DE VIDA.
Agora vamos voltar à cidade de Belém há dois mil anos atrás, nascia numa manjedoura um menino, filho de uma mulher comum e de um carpinteiro, seus pais JOSE É MARIA. Qual o futuro desse garoto, pais pobres, excluídos, marginalizados. Mas esse garoto tinha um nome chamava-se JESUS, que quer dizer "DEUS CONOSCO". Era chamado de Mestre. Fez faculdade? Não. Mas Era cheio do Espírito Santo, e sua mente se abria a qualquer entendimento humano. Seu propósito de vida? Fazer o bem, curar os doentes levar uma palavra de amor, encorajamento força e perdão., a todos os humanos, não discriminava ninguém amava a todos com a mesma intensidade.

Emprego? Não tinha, mas nunca lhe faltou nada, passou sua vida se dedicando aos outros. Seus amigos? Todos, principalmente os pobres e marginalizados da periferia. Não rejeitava ninguém que o procurasse, sempre tinha uma palavra de consolo e de amor. Seu propósito principal? A CRUZ. Loucura, como dizia os Gregos. Nunca buscou ficar rico, PODER, STATUS ,mulheres farra, bebedeiras, Buscou unicamente A CRUZ. Viajou vários dias até JERUSALÉM, para ser pregado numa CRUZ, local de humilhação e derrota, para alguns. Por ignorância das elites e mestres da LEI da época que viu nele um revolucionário, competidor e, estava libertando o povo, sem as armas, e sim com amor.

Seu erro? AMAR DEMAIS. Ele sabia que iria para a cruz? SIM. Porque não fugiu? Porque não foi covarde e nem falso, assumiu sua MISSÃO e seu propósito, SALVAR A HUMANIDADE. Mesmo com todo o sofrimento e abandono, não fugiu e nem reagiu diante de tanta humilhação, mentira e falsidade. A CRUZ ? Lugar de sofrimento e também lugar de cura redenção libertação e vida nova, foi através da cruz que ele RESCUSCITOU,. Está VIVO e é O SENHOR. ONDE TODOS OS JOELHOS SE DOBRAM AO SEU NOME, NO CÉU E NOS INFERNOS.

Somente os heróis, fortes suportam e JESUS suportou com dignidade por nós pecadores para libertar a humanidade de seus pecados. ESSE é nosso MODELO e nosso MESTRE, que o homem moderno deve copiar, para melhorar nossa sociedade e sair desse abismo que a cada dia afunda mais em violência. É irmão matando irmão e as relações sociais cada vez mais individualistas e interesseiras. Não seguir a mediocridade do pensamento sofista, que gera discórdia, violência e desamor.

Agora cabe a cada um de nós escolhermos; se seguimos os ensinamentos do NOSSO MESTRE JESUS, ou o pensamento dos humanos sofistas. A ESCOLHA É SUA, DECIDA. Administrar a própria vida talvez seja o maior desafio das pessoas nos dias de hoje. DECIDA PELA CRUZ, tem sofrimento, sim, mas depois virá a gloria da ressurreição, ou seja VIDA NOVA.