O homem é um ser complexo, capaz de se adaptar aos mais diversose precisosambientes , é um ser multifacetado que age de acordo com o que o momento o pede, ninguém pode ser um ser só centrado,pois a própria vida também é multifacetada,ou seja é feita de momentos e cada momento deve ser vivido de maneira diferente sem perder a essência do ser.

Essa multidimensionalidadetanto interna quanto externa, vem ser necessária ao ser como modo deviver em sintonia coma sociedade, pois se o homem pudesse chegar ao ponto de se auto individualizar com apenas uma linhade ser , correria o risco de ser excluído da sociedade.

O ser multidimensional pode ser dividido em quatro dimensões: biológica, psíquica, social e espiritual, vejamos a seguir como se dá o desenvolvimento do ser-eu apartir destas dimensões nos dias atuais.

Do ponto de vista psíquicosabemos queo homematravés dos séculos vem buscando um sentido para a existência , conhecer a si mesmo , e dessa forma encontrar a tão almejada felicidade , erealmente apenas conhecendo a si, que podemos conhecer aos outros e entender suas atitudes, pois o homem tem toda a verdade implícita em si, talvez ,se partimos para o lado religioso, esse seja o pouco de Deus que todos temos, pois se pararmos para ouvir a si próprio nas situações mais difíceis ou em questões a serem resolvidas , certamente encontraremos a respostas corretas , a popularmente chamada voz da consciência, mesmo que você não as queira ouvir, todas as respostas estão em nosso interior, isto seria deixar uma espécie defenomenologia brotar ,fugindo de padrões extremamente racionais e subjetivos.

Do ponto de vista social, temos varias opiniões e teorias, em torno da formação do homem e sua personalidade, seria genético?. Seria seu ambientesocial ?, o responsável pelo que o ser humano se torna?

Segundo Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712Ermenonville, 2 de Julho de 1778), filosofo iluminista ,

"..todo homem nasce bom a sociedade é queocorrompe"...

podemos interpretar esta teoria também ´de outra forma ,questionado o que seria este "bom",. Bom para receber ensinamentos bons e bom para receber ensinamentos maus, dessa formas o homem nasceria vazio, esperando seu preenchimento de acordo com seu destino.

Poderíamos então tomar a s palavras do sábio Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980)filosofo existencialista:

"somos aquilo que fazemos do que fizeram de nós..."

este pensamento reúne bem os dois extremos, o ambiente em que o homem vive, e o que o homem faz de si partir deste ambiente, não insentando o homem de responsabilidades sobre asua personalidade.

O ser humano se torna capaz de se adaptar tanto com o bom quanto o mal, segundo estudos do sociólogo alemãoGeorg Simmel (Berlim 1 de maio de 1858Estrasburgo, 28 de Setembro de 1918), esse processo acontece devido a teoria dos impulsos nervosos, que faz com que fatos cotidianos , como a violência, sejam amenizados , devido a seqüência de fatos, e dessa maneira o cérebro humano acaba se "acostumando¨", e faz com este perca de certa forma uma indignação primeira sobreo fato, ou talvezseja necessária essa adaptação como instinto de sobrevivência psicológica na sociedade.

Do ponto de vista biológico o corpo é constituído de tronco , membros , e cabeça, mesmo que você tenha todos estes em perfeito estado , na realidade não é o bastante, pois mais uma vez a vida social pede que você seje mais, você precisa ter um corpo padrão , magro, como impõe a sociedade através da mídia que monopoliza o pensamento humano.

Se faz necessário também um visualmuitas vezes composto por roupas de marcas , grifes, também regras impostas pela mídia, que exibe cada vez mais corpos perfeitos, raridades se comparados a totalidade da população mundial, mais apenas este são enfatizados e tomados como exemplos , o que faz cada vez mais pessoas recorrerem a todo tipo de situação que lhes pareça a oportunidade de serem como lhes são proposto, como em cirurgias plásticas nas quais ela arriscam suas vidas com o propósito de serem aceitas e dessa forma mais felizes.

Ainda existe implícito no homem a espiritualidade , onde esse situa essência de todo o ser,e é onde o homem a mantém preservada , pois esta é livre de influencias do mundo externo .Quando o homem deixa de lado seu espiritualismo, vive apenas mecanicamente,e infeliz , podemos perceber que cada vez mais a depressão assola o homem, considerada doença do século talvez porquenunca o homem foi tão cobrado, tão tecnológico, nunca teve de ser tão pratico , móvel, transformável, fazendo-o perder uma parte de sua verdadeira essência , tendo de se adaptar para manter sua sobrevida.

Concluindo o ser – eu –mesmo da pessoa humana se da apartir do momento em que esta consegue conciliar seu ser individual e seu ser social, o seja viver harmoniosamente em sociedade , respeitando os direitos alheios , sem perder sua individualidade e através de uma busca interior descobrir e preservar sua essência .

Ter o poder de discernir entre o que é bom pra si e o que é ruim,e podendo controlar ate que ponto a sociedade e o ambiente podem influenciar em sua personalidade.

.

Bibliografia:

FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA ,MARIA LUCIA DE ARRUDAARANHA , MARIA HELENA PIRES MARTINS

SITE: WWW.MUNDODOS FILOSOFOS .COM.BR

DATA DE ACESSO:17/11/09 22:00HS

Site: http://www.aguaforte.com/antropologia/homem.htm

DATA DE ACESSO: 18/11/2009