O Homem é lobo do homem

Durante os bancos da faculdade, sempre ouvi a frase de Hobbes, que dizia que o homem é lobo do homem.
Confesso que não conseguia verdadeiramente compreender a extensão e o sentido dessa frase.
Talvez não a compreendia porque tinha uma visão muito inocente e poética da sociedade.
Entretanto, com o passar do tempo e com as experiências da vida, abandonei essa visão. Agora consigo compreender essa frase e entender sua extensão.
De fato, o homem é lobo do homem. O pior inimigo do homem é o próprio o homem. Se o ser humano tem um predador, esse predador são os seus próprios companheiros.
O homem no geral é ganancioso, busca acima de tudo o poder, e consequentemente muito dinheiro, pois afinal, em nossa sociedade dinheiro é poder, todo mundo sabe disso.
E para que o ser humano deseja poder e dinheiro?
Justamente para se impor aos outros, ser melhor que os outros. E quem são os outros?
Os outros são seus próprios companheiros, sua própria raça.
Toda essa sede pelo poder e a ganância desmedida pelo "ter", conduziu a sociedade injusta em que vivemos, onde impera a desigualdade social, em que muitos tem pouco e poucos tem muito.
E no centro disso tudo está o governo, o Estado.
Desde quando comecei a estudar a Teoria Geral do Estado, fiquei fascinada por essa figura gigantesca que é o Estado. A teoria é linda. A visão romântica e poética que tive do Estado me fez por muito tempo não enxergar a realidade que me cerca.
Todavia, hoje é diferente. Verdadeiramente deparei-me com Leviatã.
Nos livros, o Estado é retratado como o "Deus na Terra", aquele ente que tem a responsabilidade de fornecer segurança e prover as necessidades básicas do homem.
Mas na prática isso não ocorre. Aqueles que exercem o poder de governo buscam loucamente satisfazer seus próprios interesses e de sua classe, sem se importar verdadeiramente com o bem estar do povo.
E como não tem interesse na instrução do povo para que não se rebelem contra a ordem vigente, os governantes nada fazem para melhorar a educação.
O desejo dos governantes é que sejamos zumbis, e que aceitemos todas as suas determinações silenciosamente, sem qualquer protesto, como pequenos cordeirinhos.
A figura do lobo está aqui. O Estado por meio dos governantes, que são homens, é um lobo feroz, que ataca os cidadãos, e os impede de reclamar contra a ordem vigente quando lhes nega um sistema educacional adequado, deixando-os em completa ignorância.
É uma pena que o povo tenha se acostumado a agir como cordeiro, dominado pelo lobo, que tão acostumado com as benesses dos governantes tenham medo de mudanças benéficas, medo de rebelar com o sistema vigente.
Todos deviam ter a consciência de que o poder emana do povo, e que os governantes apenas nos representam, e que se concedemos o poder temos também a prerrogativa de tirar.
Enquanto isso não ocorre, continuaremos a viver em um Estado falido, injusto em que os governantes são verdadeiros lobos na pele de cordeiro, que usam o poder para satisfazer seus interesses, desprezando o bem estar da população.