INTRODUÇÃO

            Este trabalho tem como objetivo de realizar uma análise sobre os direcionamentos profissionais de um político possuidor de uma ética tradicional que tem reflexos de suas ações  na concepção dos indivíduos, como também dos políticos que não são possuidor de nenhuma vocação política, sendo a política uma arte ou ciência da organização, direção e administração de nações e do Estado.

            Para  o desenvolvimento do trabalho foi feito uma compreenção do termo política, onde procuramos buscar o entendimento em relação a população referente ao seu conceito, onde o político tem que distinguir entre a ética da convição que se refere em um conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político e, o da responsabilidade, que representa as normas e valores que orientam o político a partir da sua posição de governante.

            Concluo que nem todos possuem uma visão positiva em relação à política, compreendendo-a como sendo uma cultura de corrupção, ou seja, a política é vista de forma pejorativa, sendo associada a ganhos particulares resultante da propriação do público.

2. DESENVOLVIMENTO

 

2.1 A Política

            É um conjunto de conhecimentos sistematizados referentes à organização e distribuição do poder na sociedade, buscando bem governar os povos e as aplicação desta ciência de organização, estando a direção e administração dos estados. Essa arte tem a vocação de guiar ou influenciar o modo de governar nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa) com apoio da organização de um partido de influenciação da opinião pública, com aliciação dos eleitores, levando em conta as relações de poder estabelecidas entre seus membros. Deste ponto de vista a política é a atividade humana que se realiza com a finalidade de ter influência na organização da vida estatal mediante o exercíco do poder.

            Segundo Vianna (2002), a política social é um conceito da literatura específica no âmbito das Ciências Sociais, que é entendida como modalidade de política pública como ação de governo que possui objetivos específicos relacionados com a proteção social.

1.1  O Homem de Vocação

É  o político que vive par a política que tem em seu âmbito de atributos, o ideal empregnado pela vocação; é um ciddão bem sucedido pela sociedade e, bem estabelecido financeiramente. A sua conduta pode está voltada para a busca de préstigio, honra, ideiais ou até mesmo do poder pelo poder, mas não tomaria como prioridade a busca por recompensas financeiras em decorrência da profissão política, pois já pe um cidadão que disporia de recursos financiros para su aprópria subsistência e dos seus familiares.

Sua atuação pública é totalmente voltada para a ciência de organização, direção e administração social e dos princípios e medidas postos em práticas por instituições governamentais para a solução de certos problemas sociais do seu estado.

Atualmente vê-se que a política vêm cada dia mais perdendo a sua credibilidade com a população, principalmente pela falta de ética dos políticos corruptos. Esses são os políticos que vive da política. São aqueles que não possui recursos materiais para a sua subsistência que é além dos recursos provindo da própria atividade política (VIANNA, 2002).

São políticos desprovidos financeiramente que quando chega ao podeer sem saber nem o que significa política, onde já esqueceu da plataforma política, ou nenm conhecia, aonde o juramentou defender o povo, torna-se um descarado para sempre prometer e, está pronto para faltar com o prometido. Esse é o exótico tipo de político que vive planejando 24h como realizar lavagem de dinheiro através de notas frias com um único objetivo desviar esse dinheiro para sua conta bancária. Sua atuação pública se confunde com uma luta não apenas por classes, mas também pela conquista de meios de conseguir dinheiros para resolver problemas pessoais.

Existe umaa enorme insatisfação da população em relação a política muito dos quais nem sequer, querem ouvir falar sobre política, pois já deixaram de acreditar nos representantes públicos, porque muito deles estão ali por interesses próprios e de enriquecimento ilícito e não para defender, criar e realizar ações de cidadania que venha contribuir para o desenvolvimento do seu povo (VIANNA, 2002).

Hoje, vê-se nos noticiários brasileiros corrupção, impunidade, desonestidade, injustiça e diversos desvio do dinheiro público, e isso são presenciados a cda dia pela sociedade. É preciso criar programas de goberno para ensinar política a sociedade para que a população possa perceber se um candidato tem vocação política ou é mais um candidato oportunista que só está ali para sua substência própria.

CONCLUSÃO

            Considero que o eleitor tem que analisar as propostas dos candidatos antes de colocá-lo no poder, pois com a entrada do mesmo ao governo, poderá melhora ou piorar, como é o caso do nosso Deputado Tiririca, que foi colocado no poder sem saber qual o conceito de política e, o dever do deputado em relação ao Estado. Para ser político é preciso ter vocação, ser participativo, mobilizando e mostrando trabalho na gestão do seu município, realizando ações coletivas no bairro de responsabilidade e transformações.

            Segundo Weber (2000), o homem político deve resistir a qualquer forma de tentações de enriquecimento ilícito e ter, na consciência que a política é a ciência da governação de um povo para contabilizar recursos e benefícios do Estado para a nação e, não de interesse próprio. Salientando que o homem de vocação política, é um ser orgulhoso e, deve está sempre pronto par abraçar os problemas da sociedade com esforço, paixão, dedicação e responsabilidade.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VIANNA, Maria L. T. W, Em Torno do Conceito de Política Social: Notas Introdutórias. Rio de Janeiro, Dezembro de 2002.

WEBER, Max. A Política como vocação. In: Ciência e política. Duas vocações. 16ª ed. tradução de Leônidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota.   São Paulo: Editora Cultrix. 2000.