O Guerreiro de oração e o calcanhar de Aquiles


A oração é sem dúvida uma das armas mais poderosa que um cristão possui. Quando nos munimos dela com sabedoria e prudência, Satanás estremece e foge espavorido com o rabo entre as pernas. Se todos os dias criarmos o hábito de nos prostrarmos ante a face do Deus Todo-poderoso, nos tornaremos gigantes espirituais. O nosso Arqui-inimigo não nos resistirá, pois a oração é o meio pelo qual mantemos comunhão com Deus, o nosso GRANDE GENERAL, para vencemos as grandes batalhas. Todas as confrontações no campo espiritual são vencidas quando nos encontramos na trincheira da oração, e em contato direto com o Senhor das batalhas. É necessário por meio da oração nos equiparmos de toda armadura de Deus conforme vimos acima; e depois de termos feito isso, faz-se necessário, termos cuidado com o "calcanhar de Aquiles". Calcanhar de Aquiles? Mas o que é o calcanhar de Aquiles?
Lendo as histórias mitológicas dos gregos encontrei uma muito interessante que ilustra exatamente a vida de muitos cristãos relapsos no que diz respeito à vigilância. Faço questão de contar-lhes sobre o "calcanhar de Aquiles":
Aquiles, um soldado grande, forte e muito temido pelos inimigos. Ele era imbatível em qualquer confronto militar. E isso era devido a sua indumentária: capacete, luvas e proteção para o peito, pernas e braços ? uma armadura completa que impossibilitava a qualquer dardo ou lança do inimigo penetrar-lhe o corpo. E sua fama era grande, principalmente entre os inimigos.
Certo dia, porém, um general inimigo percebeu um pequeno detalhe naquela armadura: Aquiles usava um calçado que lhe protegia muito bem a parte da frente dos pés, mas deixava expostos os calcanhares. Esse general, então, pensou consigo mesmo: "É por aí que vou..."
Esse comandante treinou seu exército para ferir os calcanhares de Aquiles. "Não deu outra". Ele caiu, ferido por uma flecha, tornando-se presa fácil. Aquiles e o seu exército foram, então, derrotados.
Ele tinha todas as partes do corpo protegida, menos uma: "o calcanhar". Essa parte que parecia tão insignificante acabou se tornando o alvo do inimigo, ocasionando a derrota de Aquiles e de seu exército.
Aquiles cometeu o erro de deixar descoberto o seu calcanhar. Ele tinha uma indumentária completa, mas deixou os seus calcanhares descobertos. Será que você, mesmo sendo um homem, ou uma mulher de oração, com toda armadura de Efésios 6, percebe qual área de sua vida que tem sido o seu "calcanhar de Aquiles" (está descoberta)? Através de que parte de sua vida o inimigo tem obtido vitória?
Devemos orar e nos revestir em vigilância de toda armadura de Deus, para que o inimigo, Satanás, não encontre em nós nenhuma brecha, nenhum "calcanhar" descoberto, nenhum "calcanhar de Aquiles"!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]