O GUARDA E O PROCURADOR

 

Este é um fato real, a história de um guarda vigilante e um procurador.

 

O guarda foi render o outro guarda que estava de serviço na procuradoria, enquanto este saía para almoçar.

 

Assim, o guarda substituto estava no seu posto e nisto passou, na frente dele, o procurador, quando o guarda deu-lhe boa tarde e apresentou-se dizendo ser guarda que iria substituir, todos os dias, o guarda que servia na repartição, durante a folga dele para o almoço.

 

Mas o procurador, muito importante, não cumprimentou o guarda, limitando-se a olhá-lo, a começar pelos seus pés até sua cabeça, e sem dizer nada, entrou na sala do trono real de seu gabinete, digamos assim.

 

E assim todos os dias o guarda ia substituir o seu colega de trabalho e no dia seguinte o procurador passou novamente por ele, mas desta feita o guarda, acertadamente,  não mais o cumprimentou.

 

Nisto, um funcionário da procuradoria abordou o guarda dizendo que aquele senhor era o procurador, dizendo a ele que o cumprimentasse, ao que o guarda disse: "Ele é o procurador e eu sou o guarda, mas não sou obrigado a cumprimentar alguém que não me cumprimenta."

 

E isto chegou ao conhecimento do procurador que mandou chamar o guarda ao seu gabinete real quando as mãos do procurador foram estendidas ao guarda que não se furtou a cumprimentá-lo.

 

Mas conta a história que certa feita Deus quis vir à terra para nela viver como um humano e mandou seu filho que nasceu de uma Virgem e, como diz a bíblia, " O Verbo se fez carne e habitou entre nós."

 

Conosco viveu um Deus menino, filho de um carpinteiro, portanto muito humilde, pois poderia ter nascido num lar rico, mas também nasceu pobre, como a maioria dos seres humanos.

 

Durante os 33 anos que Deus viveu como um humano ele ensinou aos homens várias coisas, especialmente a humildade.

 

Ensinou que os últimos serão os primeiros e que os que se exaltam serão humilhados e que os que se humilham serão exaltados.

 

Estes ensinamentos fazem com que até o Papa, até hoje, nas cerimonias da paixão de Cristo, lave e beije os pés de pessoas humildes

 

Quanto ao procurador, acho que ele está no caminho certo e deve continuar procurando se encontrar com a vida, porque o guarda, este sim já se encontrou na vida e se o procurador não procurar direito corre o risco de morrer sem se encontrar.

 

Por fim, o Deus disse também: "lembre-se que és pó e ao  pó  retornarás."

 

Com certeza todos iremos, mais dias menos dias, para os túmulos, onde todos nós apodreceremos e voltaremos, como lama seca, ao pó da terra.

 

Alguns que se julgam mais expertos pedem para serem cremados quando morrerem, mas não escapam de voltar ao pó, porém o fazem antes dos mais humildes que ainda demorarão um pouco mais para virar pó.

 

LAI SÓ