Todos os que proclamam o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo se sentem com uma grande vontade de estar diante desta Comunhão com Deus e com os Irmãos.
Quase todas as igrejas que proclamam a Cristo observam a Ceia do Senhor. O pão e o vinho são elementos comuns nas igrejas, porém há diferenças no entendimento a respeito desta comemoração. Neste artigo, examinaremos o que a Bíblia ensina sobre a Ceia do Senhor ou Santa Ceia para aprendermos como participar dela hoje em dia.

A Ceia feita por Jesus

Os textos que registram os pormenores da primeira Ceia do Senhor se encontram em:
Mateus 26:26-29;
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até àquele dia em que o beba, de novo, convosco, no reino do meu Pai.

Marcos 14:22-25
E, comendo eles, tomou Jesus pão, e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado.
Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus

Lucas 22:19-20
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

1 Coríntios 11:23-26.
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo, que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento do meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Aprendemos como Jesus e os apóstolos celebraram a ceia comparando estes relatos. Observe as minúcias de cada uma dessas declarações.
Bem sabemos que cada escritor relatou o mesmo fato.
Mateus e Marcos presenciaram, mas Lucas e Paulo relataram o que ouviram.
O propósito: "Fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" .(1 Coríntios 11:26).
A Ceia do Senhor não é um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o momento em que na cruz o preço da dívida foi pago com um alto valor. Os nossos pecados foram apagados completamente e deles o Senhor não se lembrará mais. Que todo aquele que crê neste sacrifício será salvo e não será condenado. Portanto a ceia não é um banquete para todos, mas para os que crêem na morte do Senhor por nossos pecados e o aceitam como Salvador. Portanto não é qualquer um que poderá participar deste banquete.
Precisamos manter este tema central do evangelho (1 Coríntios 2:1-2) em nossas mentes.

Os símbolos:
Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo, nem seu sangue. Ele deu aos discípulos pão sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" (Mateus 26:28).

A ordem:
Primeiro Jesus orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o comeram.
Depois Ele orou novamente para agradecer ao Pai pelo cálice e todos beberam dele.
Deste modo, ele chamou atenção especial para os dois elementos da ceia.

Vamos partilhar em como era a Ceia do Senhor na Igreja Primitiva

No livro de Atos dos Apóstolos e nas cartas escritas às igrejas aprendemos um pouco mais sobre a Ceia do Senhor.
Os discípulos se reuniam no primeiro dia da semana para participarem da ceia.
(Atos 20:7). E, no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até a meia-noite. Esta ceia era entendida como um ato de comunhão com o Senhor.
(1 Coríntios 11:17-20).
Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões, e em parte o creio.
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Era tomada quando toda a congregação se reunia, como um ato de fraternidade entre os irmãos. Cada cristão era obrigado a examinar-se para ter certeza de que estava participando da ceia de um modo digno

Observações sobre a Ceia do Senhor

Ainda que o ensinamento da Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja complicado, muitas diferenças de entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O único modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor é estudar as instruções e imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres para ir além do que o Senhor revelou na Bíblia.



Porque pão sem fermento?
Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era permitido entre os judeus. Podemos apreciar mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos o significado simbólico do fermento na Bíblia. Não era permitido fermento nos sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levítico 2:11). A idéia de impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos. Por exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas (Mateus 16:11-12). Paulo usou fermento para representar falsa doutrina e corrupção moral (Gálatas 5:7-9,13,16; 1 Coríntios 5:6-9). É plenamente adequado, então, que o sacrifico perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem fermento: "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" .

Vejamos que a simbologia de Jesus estava ligada a todo um contexto judaico. Jesus em carne era um autêntico judeu e não significa que hoje nós tenhamos que ter as mesmas maneiras judaicas, mesmo porque tudo se fez novo.

O que devemos observar na Ceia do Senhor?
Jesus ensinou aos seus discípulos como se aquilo se tornasse um memorial, mas não especificou quando. Quando os primeiros cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos discípulos em Trôade: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão." (Atos 20:7). Este ato não se tratava da ceia memorial, mas do costume de cearem juntos em confraternização.
Quando seguimos o exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os primeiros domingos, relembramos freqüentemente o sacrifício que Jesus fez por causa de nossos pecados. Isto não significa que todas as vezes soframos como os discípulos que viveram a morte de Jesus, mas a alegria de nos sentirmos salvos por Ele e podermos participar deste memorial que nos trouxe a vida, pois antes estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

Quando entendemos o alto preço que Jesus pagou por nossos pecados, esforçamo-nos para evitar qualquer coisa que possa magoá-lo e tornar vão seu sacrifício.


(Hebreus 10:24-31).
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos, com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
Retenhamos firme, a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu;
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas certa expectação horrível do juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre, sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigos cuidai vós, será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E, também: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Onde devemos participar da Ceia?
A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e o Senhor. Em Atos 20:7, os discípulos se reuniam para partir o pão e não para participar da ceia.
1 Coríntios 11:20-22 distingue entre a Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma congregação, e as refeições comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos. Não encontramos nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da igreja.

Quem tem direito de participar do pão e do vinho?

A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado por aqueles que estão em comunhão com Cristo. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos os que o acompanhavam ou o ouviam. Ele ofereceu aos seus discípulos.
Será diferente de oferecermos um jantar na Igreja onde todos poderão participar. (Mateus 26:26).
Aqueles que ainda não se converteram ou são apenas simpatizantes sem que queiram se submeter às doutrinas e comunhão com a igreja, não poderão participar, mas apenas observar. (1 Coríntios 10:16-22).
(1 João 1:5-7)
João conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho:
"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado".
(Atos 2:40 e41)
E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
De sorte que foram batizados os que, de bom grado, receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
Somente aqueles que já confessaram publicamente que pertencem ao corpo de Cristo, (através do batismo), que é representado pela Igreja visível na terra, poderão participar da Ceia do Senhor.

(Gálatas 3:26-28).
Porque todos sois filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus.
Porque, todos quantos fostes batizados em Cristo, já vos revestiram de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há masculino nem feminino; porque todos vós sois um, em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então são descendência de Abraão, e herdeiros, conforme a promessa.




Qual o significado da participação da Ceia de maneira indigna?

Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial.

(1 Coríntios 11:27-29).

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.
A palavra "indignamente" é freqüentemente muito mal entendida. Ela não descreve a dignidade da pessoa, ou se é uma pessoa de bem, amiga do Evangelho, Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva a sério este memorial está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo. Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus.

A Ceia do Senhor no Passado e no Presente


Olhamos para trás, e vemos que as pessoas só davam atenção ao sacrifício de Jesus na cruz e assim vivia um Evangelho sofrido, dolorido, magoado. A Ceia do Senhor era coberta com muito pranto e o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação. Mas temos que nos imaginar vitoriosos e herdeiros de Deus através do Cristo ressuscitado.

No presente vemos a Ceia do Senhor, sendo banalizada e participativa por todos aqueles que ainda vivem nas trevas e no pecado. Como se não houvesse diferença entre santos e ímpios.
Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa. Mas devemos lembrar que somos o resultado da vitória na cruz. Cristo já venceu por nós e a Ceia nos traz a memória que somos Dele até que volte.

Criança pode cear?

As crianças não ceiam, elas participam dos elementos que fizeram parte da ceia e foram consagrados. Assim as habituamos a honrar as coisas de Deus e se sentirem favorecidas por Ele. Esses elementos consagrados funcionam como antídotos para as crianças que estão na igreja.

Porque servir a uva aos que não são da Igreja?

Isto é individual de cada líder. Assim os visitantes e simpatizantes não se sentirão excluídos e assim se vêem como sendo pessoas importantes naquela ocasião.


A Ceia do Senhor é chamada de Santa Ceia pela Igreja Católica Romana, porque queriam mostrar para o povo que coisas santas só poderiam ser participadas pelo santo Clero e que o povo só teria direito a uma migalha do pão que depois foi constituída como sendo a hóstia, ou seja, porção dos hostis, dos ameaçadores, dos agressivos a santíssima igreja.