“O governador não sabe de nada !”

 

Edson Silva

 

A frase do título deste artigo eu ouvi no Filme: “Lula, o filho do Brasil”. O personagem, que faz o papel do atual presidente da República, dá uma entrevista para televisão. O repórter diz que o governador alertou que os trabalhadores em greve estavam abusando. O sindicalista Lula não pensa duas vezes e dispara: “ o governador não sabe de nada...”. Na época, fim dos anos 70, Paulo Egídio Martins governava São Paulo e depois viria outro Paulo, o Maluf, ambos eleitos indiretamente, sem participação popular, sem a expressão sagrada da vontade do povo por meio do voto livre e direto. Aliás modo atual de agir de alguns governantes ao impor pedágios e cadeias nos municípios, ao invés de escolas, hospitais e universidades.

 

Voltando a greve dos metalúrgicos do ABC, ela mobilizou dezenas de milhares de trabalhadores e projetou para o Brasil e o mundo o pernambucano Luis Inácio Lula da Silva, que então tinha 33 anos. O homem, que de 2002 até 2010 seria eleito e reeleito presidente do Brasil, rompia a barreira de traçar história pessoal para fazer história pública. Era a primeira greve geral urbana de trabalhadores desde o Golpe Militar de 64. A Ditadura, que só deixaria o poder em 84, continuava em vigor, tanto é que policiais militares reprimiam violentamente os operários que saiam das assembléias, como a monumental liderada por Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no estádio de Vila Euclides, cenas também mostradas no filme que retrata a vida do sindicalista e principalmente da mãe de Lula, “Dona Lindu”, mulher forte e determinada.    

 

Acostumado impor sua vontade na base da violência, portanto desacostumado a negociar, o governo mandava fazer então o que mais sabia: reprimir pessoas que lutam por melhores salários e condições de vida, situação que ocorre nos dias de hoje com certos governantes que não respeitam  direitos básicos dos cidadãos, como  saúde, segurança, educação e habitação. Houve interdição de Sindicatos, cassação de dirigentes, a prisão do líder Lula. Os torneios de futebol e os shows, com destaque para artistas engajados como Gonzaguinha e Oswaldo Montenegro, eram realizados para arrecadar fundos para a manutenção da greve. Enfim, uma luta heróica, de resistência contra o autoritarismo e que muito nos orgulha. Por isso, só posso concordar com o Lula: “ o governador não sabe de nada!”

 

Edson Silva, 48 anos, jornalista de assessoria de imprensa da Prefeitura de Sumaré

Email: [email protected]