O GOSTO PELA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

 

 

CLÉIA DA SILVA BARROS

 

 

Este trabalho fala sobre o gosto pela leitura nas séries iniciais, sendo que a leitura é imprescindivel para a conquista e transformação social do ser humano.

Segundo Dutra (2011), a leitura é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, sendo que pesquisas apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo.

Sendo assim, os educandos precisam tomar gosto pela leitura desde as séries iniciais, cabendo então ao educador incentivá-los a ler bons livros, começando com a leitura de imagens, onde o professor precisa perguntar o que eles entendem ao ver tal figura, assim, a imaginação e a criatividade dessas crianças serão estimuladas. Passando a usar livros com leituras simples e depois aumentando o grau de dificuldade, não esquecendo do incentivo que é muito importante nessa fase. Isso levará a criança a perceber a importância da leitura no seu cotidiano, pois irá contribuir socialmente para que essa se desenvolva em todos os aspectos necessários de sua vida

Ler é poder interpretar o que se está vendo, não somente através de letras mas também por imagens, levando o indivíduo a uma compreensão particular da realidade, é viajar pelo imaginário. Por isso é indispensável que desde cedo o professor trabalhe com gravuras, palavras, textos, frases, sílabas, rótulos de alimentos, bulas de remédios, criando um habito pela leitura de forma estimulante e prazerosa.

A biblioteca deve ser utilizada pelo menos uma vez por semana, para que esses alunos tenham contato com bons livros, onde o professor deixará que seus alunos escolham os livros que querem ler, depois quando voltarem para a sala de aula, cada aluno pderá falar sobre o que leu. Pode também deixar que seus alunos escolham livros para levarem para suas casas, sendo que a família também deve fazer parte desse aprendizado pois a influência dos adultos como referência é bastante importante na medida em que são vistos lendo ou escrevendo. As crianças aprendem pelo exemplo, por isso a família é indispensável nesse processo.

O professor deve ser um bom contador de histórias, pois as crianças se encantam com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.

A escola tem o dever de proporcionar a seus alunos acesso ao conhecimento e principalmente a leitura que é a base de tudo. Sendo assim, podemos dizer que o gosto pela leitura deve começar nas séries iniciais, tendo o educador como o principal responsável para que esse objetivo aconteça, e que a criança tenha o gosto por uma boa leitura tanto de livros quanto de mundo.