PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO III
Nome do (a) aluno (a): Elaine Aparecida de Sousa
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Centro de Educação Infantil Primeiros Passos
Município: Santo Antonio do Monte Estado: Minas Gerais
Relato e Análise da caracterização
Na gestão escolar se assumi os direitos e deveres, melhorando a condição e bem estar de todos que ali trabalham e estudam. O Centro Educacional Primeiros Passos está localizado à Rua Benícia Batista Braga, Nº 172, no bairro São Lucas em Santo Antônio do Monte, Minas Gerais.
A escola funciona somente na parte da tarde e tem atualmente 150 alunos, de um a cinco anos. As turmas são dividas pela idade das crianças e tem uma equipe de professores altamente qualificados.
A escola é grande, porém em uma sala existe um número alto de alunos, o que torna o trabalho da professora um pouco complicado, mas a professora Lys provoca muito interesse e responsabilidade em estar levando esta turma a ser grandes pesquisadores e fazedores de saberes. Tivemos o prazer de presenciar vários eventos realizados por esta turma, como exemplo o plantio de uma muda de árvore no jardim da escola, a Quaresmeira e o grande auditório sobre a Primavera.
O ambiente encontra-se limpo e muito organizado, a escola possui uma sala de direção, uma brinquedoteca, cantina, banheiro feminino e masculino para alunos, banheiro para professores, cinco salas de aula, depósito para alimentos, uma cozinha, um pátio para brincadeiras e um parquinho. A Escola em si, promove um conforto muito grande aos alunos e é muito admirada pelos pais, bem centralizada perante a sociedade. A gestora está sempre acompanhando e se direcionando num trabalho mútuo juntamente as outras escolas, pois seu trabalho é uniforme perante a igualdade social, mas diferenciado quanto a qualidade e empreendimento.




















PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO II
Nome do (a) aluno (a): Elaine Aparecida de Sousa
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Centro de Educação Infantil Primeiros Passos Município: Santo Antonio do Monte Estado: Minas Gerais
Ano/Turma/Turno de Estagio e faixa etária das crianças: 2010 ? 2º turno ? 1 a 4 anos.
Relato e análise das entrevistas
A Gestora Nanete é formada em Magistério e Pedagogia. Ela participa de congressos que estão relacionados a área de educação, pelo menos uma vez no ano. Não possui publicação na área ( educação infantil, ECI; ensino fundamental, ED II; gestão educacional, se EC II ), artigo, ou um capítulo de livro ou um livro.
A gestora Nanete atua na área a mais de 25 anos, trabalha em apenas uma instituição.
Nanete diz que é essencial o estudo sistemático da fundamentação teórica para a construção do conhecimento e contínuo, o profissional deve se avaliar na teoria e prática.
O trabalho interdisciplinar é o melhor a trabalhar, pois envolve toda a equipe como um todo e com todos os assuntos. A comunidade deve ter participação consciente e ativa no desenvolvimento da educação. Na escola existe um trabalho voltado para a integração e a inclusão, em relação as diferenças entre alunos, digo etnia, raça, gênero e necessidades especiais, para a gestora não há diferenças, somos todos iguais perante Deus, mesmo que haja desigualdades sociais, a escola é sempre a primeira a respeitar a igualdade entre todos.
Há reuniões pedagógicas com a supervisora Conceição, que também atua na escola num trabalho voltado para o objetivo de acrescentar diversos recursos para a aprendizagem, estas reuniões são semanais, envolve professores juntamente com a gestora Nanete. Conceição trabalha muito no enfoque das idéias de Vygostsky, para ela o estímulo é a base da aprendizagem. O Interacionismo envolve a estrutura de como trabalhar o meio e o indivíduo sempre engajados em sua bagagem real com uma dinâmica no ensinar. Na escola não existem alunos com necessidades especiais, mas a escola tem o projeto de providenciar as estruturas para atender alunos com tais necessidades.
O PPP fica na escola onde pode ser consultado por toda comunidade. A equipe da escola representada por todos os segmentos que a constitui: administrativo, pedagógico, técnico, auxiliares de serviços gerais e pais de alunos estiveram presentes às reuniões de elaboração do PPP, opinando e contribuindo na confecção do mesmo, que é aprimorado anualmente com a colaboração de todos.
Nanete se empenha muito na questão de melhorias tanto pedagógicas quanto simbólicas, existe uma química muito boa em sua relação com todos que a rodeiam, estive presente e pude sentir a recípocra ludicidade que envolve a todos. Tanto trabalham com o estímulo, interagindo, como com muita ludicidade, pois ela concorda que não importa a idade, as condições, mas sim a realidade misturada a fantasia para se aprender, o mágico momento que acompanha os modelos de aprendizagem estão em como trabalhar e ser eternamente vista como gestora ou "fada madrinha". A regência em sua escola é dada pela maestria Nanete que compõe junto a supervisora Conceição que embasa o lúdico numa canção que une a todos, os professores dão pinceladas de brilho aos olhinhos de agradecimento das crianças.







PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO III
Nome do (a) aluno (a): Elaine Aparecida de Sousa
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Centro de Educação Infantil Primeiros Passos
Município: Santo Antonio do Monte Estado: Minas Gerais

Relato e Análise da observação:

Na gestão da escola, se faz necessário observar o comprometimento e assiduidade. Há sempre participação da gestora na entrada dos alunos na escola, que se cumpre às 13 horas, onde são acompanhados até as salas pelas monitoras e até as professoras.
Na Escola Centro de Educação Infantil Primeiros Passos não existe uma sala específica para a gestora e sim um espaço na recepção onde existe uma bancada/armário com livros e documentos para serem facilmente consultados.
Há um computador, uma mesa com duas cadeiras, onde a equipe gestora trabalha em grupo. As portas e paredes, janelas são bem conservadas e ilustradas. Existe um mural para melhor visualização de recados e avisos. Desde a entrada até o pátio, tudo é bem evidenciado pelo apoio pedagógico, bem estruturado para atender melhor as crianças. Painéis bem visualizados, a gestora se preocupa em como os alunos e comunidade se situa perante a escola, pois a primeira impressão é a que fica.
A gestora conhece cada criança e sabe da necessidade de cada turma, pois os menores exigem mais cuidados como a alimentação e higiene. Se preocupa também em estar atenta a melhorias da docência, no rendimento da aprendizagem de cada aluno.
O gestor acompanha todo o desenvolvimento da rotina escolar, cada turma exige uma rotina por haver diferentes idades entre turmas e está presente em todos os eventos na escola, onde promove a socialização entre todos. Ele acompanha o desenvolvimento da escola e aprendizagem, o planejamento junto a pedagoga, acompanha os níveis de todos os alunos e sendo assim suas maiores necessidades. O gestor coordena a parte financeira, as demandas, o psicológico e bem estar de toda equipe. Além de ser tudo isso, ele contempla a satisfação da comunidade e é dito um aprendiz e construtor de saberes.