É consenso afirmar que o futuro do país está nas mãos dos jovens. Os caminhos que a sociedade tomará estão relacionados com as opções que fazemos desde cedo.
O voto é o meio de mostrar o que sentimos pelo nosso país, se há indignação diante do quadro social que a sociedade nos mostra ou o conformismo defronte das injustiças que nos rodeiam. Votar não é apenas o ato de nos dirigirmos às urnas, com o voto decidiremos a administração da pátria durante quatro anos.
Neste momento de renovação política, o que deve mover, não apenas aos jovens, mas toda a nação é a cidadania a que temos direito. Os problemas sociais como saúde, educação, moradia, entre tantos outros que afligem a população, podem ter soluções mais eficazes, dependendo da administração feita pelos governantes eleitos.
Quando elegemos um candidato significa que nos identificamos com os propósitos que o mesmo se designará a fazer a favor da nação. Se simplesmente votamos pelo fato de sermos obrigados, e não nos preocupamos com o que implicará essa escolha, estamos prejudicando o exercício de um justo trabalho para a nação.
É fato que vivemos em um país cheio de escândalos de corrupção nos setores públicos, mas não podemos nos enzima da nossa parcela de culpa o poder para mudar está em nossas mãos e por muitas vezes não fazemos vale-lo.
Concluo que o futuro que terá o país será uma conseqüência de nossas escolhas, mas nenhum cidadão pode se tornar omisso com o presente e com seus ideais.