O futebol chegou no Brasil por volta de 1894, trazido por Charles Miller, que fora estudar na Inglaterra e voltou apresentando o esporte para o país. Primeiramente, o esporte ficou concentrado mais em São Paulo, mas depois se espalhou por todo o país. 

Antes disso, o esporte já era muito famoso na Inglaterra. Acredita-se que o esporte tenha chegado lá durante a Idade Média, quando as regras do jogo ainda eram bem diferentes das que conhecemos hoje. Há relatos de que, desde a antiguidade, esse eesporte vem sendo praticado: primeiramente na China, depois em Roma e na Grécia e depois pelo mundo. 

No Brasil, o esporte se popularizou muito rápido: em 1901 foi fundado o Clube Náutico Capibaribe, em Recife (um dos clubes poliesportivos mais antigos e tradicionais do país), além de, nessa época, ter sido realizado o primeiro jogo de futebol no Rio de Janeiro. 

A Seleção Brasileira é um dos times mais importantes e mais reconhecidos do mundo, principalmente por ter participado de todas as Copas do Mundo e ter ganhado 5 delas - até agora, o país foi o único que conseguiu esse feito.  Inclusive, a Copa de 1950 foi realizada aqui em terras tupiniquins, tendo como principal estádio o Maracanã (que, aliás, é o maior do mundo).