O Fundamento Sacerdotal de Melquisedeque

Antes que Abrão fosse chamado por Deus para uma terra a qual ele desconhecia, habitava-se em meio a está região (Canaã) os Queneus, Cadmoneus, Heteus, Ferezeus, Refains, Cananeus e os Jebuseus. Gênesis.15:19. Sabemos pelos respectivos pesquisadores teológicos que estas nações eram oriundas por parte da descendência de Cão, um dos filhos de Noé, está terra era fértil e o povo que nela residia era da descendência dos Gigantes varões de fama da antiguidade. Números.13:27-33.
Deus, da mesma forma como antes do dilúvio, levanta um homem para alertar as nações em sua respectiva terra de seu pecado, um dentre os Gigantes para ser a luz em meio a imensidão das trevas da idolatria e abominação espiritual, seu nome: Melquisedeque.
Categoricamente a Bíblia nos afirma três fatos referentes a Melquisedeque: 1º era Rei de Salem. 2º era Sacerdote do Deus Altíssimo. 3º sem pai, sem mãe e sem genealogia. Como, de que forma, este homem veio a se tornar Rei dentro de uma terra idolatra e Sacerdote de um Deus até então desconhecido é o que veremos mais adiante.
No momento temos uma referencia de que quando a Bíblia nos informa sobre sua falta de genealogia, nos detalhando de uma maneira mais precisa em Hebreus.7:3 que era feito semelhante ao Filho de Deus, compreendemos com isso a posição ocupada por ele como emissário de Jeová nesta localidade corrompida pelo pecado.
Por certo era um homem assim como Abrão sentindo em seu coração a carência espiritual de algo mais que ia além de meros deuses de madeira, pedra e mármore. Deus chama Melquisedeque assim como chamou à Abrão, contudo com uma única diferença, da mesma forma como seu antepassado Noé, ele deveria pregar para aquele povo cananita uma palavra de exortação ao caminho do arrependimento, e se não estivessem dispostos a se arrepender a sentença seria certa e uma vinda de longe, no futuro, os destruiria.
É bem certo que a mensagem de Melquisedeque tenha sido correspondente aos dias de Noé com ele procurando alertar o povo da terra de Canaã do juízo o qual se abateu sobre a nação Anti-diluviana por causa de sua prostituição espiritual.
A forma como Hebreus procura colocá-lo, numa posição referencial a pessoa do Senhor Jesus Cristo, denota á maneira em como Deus deve tê-lo usado para o pleno desenvolvimento de sua missão na terra de Canaã.
As performances características referenciais diversificam-se, por exemplo: com relação a Noé foi expedida há ordem de que se construí-se uma arca em que levou 120 anos para que fosse terminada sua construção. Com relação a Melquisedeque em vez de uma arca a determinação foi de que se construí-se uma cidade.
Assim como Cristo Melquisedeque possuía seguidores, que pelos sinais o qual Deus operava através de sua vida um bom numero chegou a enveredar para o caminho da redenção adorando ao único Deus verdadeiro, os quais com certeza o ajudaram na construção da cidade de Salem. Não sabemos quanto tempo a cidade levou para ser construída! Contudo o que mais importa é sabermos que um grande avivamento espiritual ocorreu por um breve período de tempo no que se refere sobre esse acontecimento. Porem muitos não fizeram parte do avivamento espiritual o qual aconteceu apenas no âmbito de circunferência da cidade e após sua construção, no âmbito de seu interior.
Percebemos portanto com isso que Melquisedeque era contemporâneo de Abrão pertencendo há uma ordem sacerdotal pagã ao deus El Elion, destituindo-se desta ordem sacerdotal por revelação divina passando a se tornar o 1º Sacerdote do Grande EU SOU. Êxodo.3:13-14.
Analisemos três pontos interessantes: 1º a palavra ordem de acordo com o dicionário Houaiis significa categoricamente; organização, categoria, seqüência, sociedade religiosa. 2º de acordo com Hebreus.7:17 Jesus era Sacerdote eterno segundo, através do significado da palavra ordem, a sociedade religiosa de Melquisedeque. 3º este Melquisedeque é levantado por Deus para ser Sacerdote de uma nova organização Sacerdotal no seu tempo, do qual Cristo faria parte desta seqüência referente a uma nova Aliança, no futuro distante.
Portanto na época em que Abrão procura livrar Ló seu sobrinho das mãos de Querdorlaomer rei de Elão, tendo se saído vitorioso, Melquisedeque já havia construído a cidade de Jerusalém e por certo ele e Abrão eram conhecidos, pois Abrão não lhe daria o dizimo de tudo que conquistou se não o conhece-se e tive-se pleno conhecimento do determinado propósito espiritual da construção desta cidade.
Atentemos para um detalhe plenamente interessante; até então Deus ainda não havia declarado a Abrão o fato de quanto tempo sua descendência levaria para possuir a terra de Canaã, vindo á ser determinado o período estimativo só após seu encontro com Melquisedeque. Calcula-se que este tempo só veio a ser revelado após a revolta do povo cananeu e das demais tribos contra a cidade de Jerusalém, com ela sendo saqueada e os seus habitantes redimidos mortos ao fio da espada com Melquisedeque torturado até a morte. Há ocasião de tal massacre fica claro pelo pacto realizado por parte de Deus com Abrão. Gênesis.15:19-21. Pacto até então não estabelecido pois a tomada de Jerusalém pelos Jebuseus ainda não havia acontecido.
OBS: Se avaliarmos todo o capitulo de Hebreus.7, veremos que Jesus pertence a tribo de Judá e o sacerdócio elaborado divinamente pela Lei Mosaica foi constituído através da tribo de Levi, portanto Jesus não poderia pertencer ao sacerdócio Levitico mais a uma outra seqüência Sacerdotal mais aperfeiçoada estabelecida no primórdio dos tempos através de um homem que se enquadrava dentro de determinada categoria sacerdotal pagã, membro de uma aristocracia ilustre em sua terra em que os habitantes adoravam ao deus cananeu EL Elion, mas que após sua experiência de vida com o DEUS TODO PODEROSO abre mão da mesma forma como Moisés de todo conforto e reconhecimento ilustre por parte de seu povo.
Começando do mesmo jeito que fez Isaias; "Eis-me aqui, envia-me a mim" Isaias.6:8-9, pregando o despertamento espiritual entre os habitantes de sua nação, com os seus sinais divinos lhe acompanhando por onde quer que fosse pois JEOVÁ o DEUS SUPREMO era com ele.
Recebendo uma ordem imperativa semelhante a de seu antepassado chamado Noé; deveria construir urgentemente uma cidade, cidade na qual habitaria o nome do Altíssimo com ele se tornando Sacerdote de uma nova Aliança que prepararia o caminho para o advento do Messias o qual se sucederia no futuro em beneficio de toda humanidade.
Melquisedeque sabia que ele estava sendo escolhido para uma grande obra com um empreendimento de alta repercussão se fundamentando para o futuro, pois ainda que no presente não visse o resultado de seus esforços uma coisa era certa, ele estava sendo o caminho para um Sacerdócio eterno alicerçado por Deus para uma dispensação distante no tempo do qual no determinado presente ele Melquisedeque era apenas o empreendedor fundamental para o celestial planejamento Divino.










Paulo Roberto Freitas dos Santos
Licenciado em Teologia