Os rins são órgãos vitais e são tão importantes quanto o coração e os pulmões. A nossa vida depende do seu bom funcionamento.

Estes órgãos são os mais importantes na limpeza e desintoxicação do organismo, na manutenção da saúde, do equilíbrio da água e dos sais minerais do corpo.

O rim e as suas funções:

×          Ajudam a eliminar a água e o sal que sobram

×          Limpam o nosso corpo de todas as substâncias tóxicas que derivam da comida e dos exercícios

×          Participam da formação do sangue

×          Fortalecem os nossos ossos

×          Regulam a pressão arterial

O que é a insuficiência renal

A insuficiência renal é a diminuição ou a perda total da função renal, provocada por diversas doenças.

Esta pode dar-se subitamente – insuficiência renal aguda – ou ir-se desenvolvendo gradualmente durante um longo período de tempo – insuficiência renal crónica.

Insuficiência renal aguda

A insuficiência renal que se dá repentinamente chama-se insuficiência renal aguda. Esta situação pode ser causada por uma grande perda de sangue, como resultado, por exemplo, de um acidente de viação ou durante uma grande cirurgia; pode ser ainda provocada por queimaduras graves, ou por ingestão de tóxicos ou de alguns medicamentos. Nestas situações, o tratamento de urgência é fundamental. Este tratamento pode ser necessário apenas temporariamente, até a crise passar, podendo o rim recuperar a sua função normal.

Insuficiência renal crónica

Se não for possível realizar um tratamento que cure a insuficiência renal aguda (temporária), estaremos perante uma insuficiência renal crónica.

Nestes casos, os rins deixam de funcionar e há lugar à diminuição ou à perda total da função renal.

Os rins, ao ficarem doentes, tornam-se incapazes de eliminar algumas substâncias tóxicas produzidas pelo organismo. Como consequência, deixa de ser possível viver sem recorrer a tratamentos que garantam a purificação do sangue e permitam ao doente que sofre de insuficiência renal crónica terminal manter uma vida relativamente normal. Como medidas terapêuticas de substituição da função renal existem, actualmente, de técnicas como a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante.