INTRODUÇÃO

Inicialmente o foco deste trabalho seria estudar as melhorias para a Qualidade de Vida dos freqüentadores que realizam práticas físicas na ATI (Academia da Terceira Idade) que se situa na Praça Kalina Maia. Porém, observamos que este artigo seria bem mais enriquecedor se tivesse como foco principal o funcionamento da Praça Kalina, e esse objetivo por si só, possui bastantes pontos a ser investigados.
Mesmo assim, não podemos desconsiderar o projeto Academia da Terceira Idade (ATI) que corresponde a um convênio assinado entre a Prefeitura do Natal e a empresa Assix Publicidade e Distribuidora Ltda, do Paraná. Cedido sem custos para a população natalense, este convênio tem o objetivo de auxiliar o município do Natal na promoção de saúde, com atividades físicas direcionadas para a terceira idade, através da disponibilização gratuita e irrestrita de espaço público, devidamente equipado e preparado para atividades físicas de idosos. Que também será nosso tema de estudo, não como foco principal, mas por entendermos que ele é um dos principais espaços utilizados na Praça.
Para a realização deste artigo, realizamos 30 (trinta) entrevistas semi-estruturadas com freqüentadores da Praça Kalina Maia, os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória. Entre as perguntas realizadas queríamos descobrir a quanto tempo eles freqüentam o local, os pontos positivos, os pontos negativos, e o que eles compreendem da ATI que funciona no espaço. Também realizamos a observação do local, o fluxo de pessoas, o estado físico dos equipamentos, entre outros aspectos.
A coleta de dados foi realizada na entre novembro e dezembro, nos diversos horários do dia, para a execução desta tarefa.








PRAÇA KALINA MAIA

Estrutura Física da Praça Kalina Maia
Numa área predominantemente residencial do bairro de Lagoa Nova, entre as Ruas Joaquim Araújo Filho, Manuel Vieira de Freitas e Dr. João Abdon, a Praça Kalina Maia, é um equipamento urbano de lazer com área aproximada de 4.800m², que atende a população das proximidades.


Localização da Praça Kalina Maia
Fonte: Google Maps



Equipamentos de lazer podem ser considerados instalações onde acontecem atividades de lazer de modo geral. Pode-se enquadrar na categoria os clubes, ginásios, centros culturais, cinemas, parques, praças, entre outros, independente de serem públicos ou privados (PELLEGRIN, 2004). Deste modo, podemos considerar a Praça Kalina Maia como um equipamento específico direcionado as atividades de lazer realizadas ao ar livre.
A localidade conta com bastante área verde e tem os espaços bem definidos para cada uso, a parte verde é predominante e parece ocupar mais de 50% da praça, sendo composta por muitos coqueiros, uma mangueira e mais algumas árvores que não foi possível reconhecer a espécie por estarem pequenas. Todas ainda muito novas, não gerando sombra no espaço. As demais partes do local são revestidas por uma cerâmica antiderrapante de cor clara ou piso na cor natural.
É possível perceber no projeto desse espaço a preocupação com as questões de acessibilidade. Como rampas de acesso destinadas a portadores de necessidades especiais de locomoção.
O mobiliário original da praça é todo de concreto ? exceto a Academia de Terceira Idade instalada posteriormente ? e conta com bancos, parque infantil, equipamentos para musculação, mesas de jogos, além dos postes de iluminação e lixeiras seletivas.
A Praça está, no geral, bem conservada, tendo sido reformada recentemente para implantação dos equipamentos da Academia da Terceira Idade e também pelo fato de ser adotada por uma empresa particular, a Delphi Engenharia, que disponibiliza funcionários diariamente para cuidar do espaço. Apesar disso, já é possível perceber sinais de vandalismo nos equipamentos, muitos pichados e/ou quebrados.
Vários arquitetos e urbanistas chegam a incluir o espaço de lazer como um ponto específico de planejamento urbano. Talvez o mais importante tenha sido o fato do tema espaço de lazer ter passado a merecer cada vez mais destaque no âmbito das políticas públicas urbanas (PELLEGRIN, 2004). Porém, observamos que mesmo a Praça ser um local público, construído pela intervenção do Estado para a população através de políticas públicas, foi preciso a intervenção de uma empresa privada para este espaço encontrar-se em melhor estado de conservação.

Podemos observa que a praça se divide em seis setores, sendo eles os seguintes:

SETOR 01
Corresponde à área onde se localizam os equipamentos da academia, é a parte mais recente da praça (cerca de 6 meses), está bem mantida e acaba atraindo as pessoas por ser novidade no local.
SETOR 02
É a calçada que faz o perímetro da praça, acredita-se que essa área por ser mais externa possa vir a ser mais utilizado como passagem.



SETOR 03
Trata-se de um canteiro com areia onde ficam os equipamentos de musculação tradicionais de praças, feitos em concreto. Apesar de ser uma área conservada, percebemos que não é atrativa para muitos usuários da praça.
SETOR 04
É o local que abrigam as mesas de jogos. Eles ficam bem no centro da praça, acaba por se tornar um setor pouco atrativo, por não possuir sombreamento.
SETOR 05
É a área de circulação mais central, compreende os acessos a todos os setores e áreas de descanso e contemplação é dotada de bancos.
SETOR 06
Assim como o setor 3, é um canteiro com areia, porém o mobiliário em concreto para público diferente, trata-se da área infantil, com escorregos e balanços.


O fluxo dos usuários

No setor 01, onde ficam os equipamentos da ATI, foi constatada uma presença significativa de crianças que acabam por atrapalhar o uso dos aparelhos por outras pessoas ? destinando-os para brincadeiras ?, além de se exporem a riscos, pois os aparelhos não são indicados para a idade.
Observou-se que o público predominante é de mulheres adultas. A freqüência de idosos foi mais intensa na parte da manhã, mas mesmo assim não atingiu picos significativos, ao contrário do que se esperava, uma vez que esta praça está situada na proximidade entre três lares para idosos. Esses dados foram coletados através da observação do fluxo de pessoas no local.
É importante também perceber que esses picos não são determinados por usuários de um mesmo perfil. No horário da manhã o pico é determinado pela concentração de adultos e idosos, já no fim da tarde de adultos e crianças. Vendo também uma preferência da população idosa do local em utilizar mais o espaço no início do dia, já as crianças no fim.




Já no setor 02, que era esperado um trânsito de passagem ? que não seria caracterizado como uso da praça ?, veio outra realidade, a área é muito utilizada para caminhadas e corridas, complementando ou não o uso dos aparelhos. A praça é muito procurada para prática de atividades físicas, sendo a caminhada à segunda prática mais realizada no local.
Apesar da praça apresentar mobiliário para recreação infantil, este não se mostra muito atrativo. Dentre as crianças, poucas foram as que o utilizaram, preferindo brincar na área de circulação interna com suas bicicletas e amigos, nas mesinhas de concreto ou, ainda, na própria ATI, como já comentado.
O principal comportamento dos usuários na praça estudada, é a pratica de exercícios físicos, fato que está alterando o uso do local ? que historicamente é utilizado para encontros ? e que pode ser levantado como uma mudança de comportamento da população, comprovada essa hipótese seria possível revitalizações em espaços urbanos mais eficazes.
Esse fato, de o espaço público está sendo procurado para atividades físicas, também tem muito haver com a idade dos usuários que estão na maioria em idade adulta, conforme resultado do último CENSO que aponta uma população nessa idade, e prevê um envelhecimento populacional.
Logo os espaços públicos, devem ser planejados para atender principalmente essa população de adultos e idosos, que estão mais preocupados com a saúde física, e procuram esses espaços para promover seu bem-estar. (DERPS, 2001)
Outro quesito que deve ser levado em consideração na hora do planejamento é o horário de uso desses espaços, no caso estudado, conforme vemos no gráfico abaixo há uma concentração maior no início da manhã (até as 7h00) e no fim da tarde (com pico as 17h30), o que implica em atenção para iluminação e segurança para os usuários.

Gráfico: "pessoas em intervalo de tempo"

Utilização da Praça e Comportamento dos Usuários
Durante a visita realizada na Praça Kalina Maia também, foram aplicados questionários com os seus usuários a fim de se obter um perfil do público freqüentador
No gráfico abaixo temos que 90% dos usuários são assíduos na praça, indo mais de uma vez por semana nela, esse fato pode ser relacionado com os motivos que os levam a freqüentar o ambiente onde a maioria ? 60% dos entrevistados ? freqüenta o local para prática de exercícios ? que são indicados pelo ao menos três vezes durante a semana.

Gráfico: "quantas vezes vem ao local"

Observando o motivo que os levam a freqüentar o local e há quanto tempo isto acontece (gráficos abaixo), vemos que a prática de exercícios físicos pode estar diretamente associada à implantação da Academia da Terceira Idade, pois a maioria dos usuários freqüenta há algumas semanas ou poucos meses, e a academia está em funcionamento há apenas 6 meses. No caso podemos levantar a hipótese da ATI ser um elemento de atração dessa praça, o que pode ser confirmado quando observamos o gráfico dos principais pontos positivos, onde 67% dos usuários a indicam.


Gráfico: "motivo que freqüenta a praça"

Atingindo uma parcela gigantesca da população adulta e idosa as doenças cardiovasculares surgem como as primeiras nos ranking das enfermidades que atinge essa população. Uma solução encontrada para vencer essa "guerra" é a pratica de atividade física sendo uma boa intervenção não-farmacológica. (FLECK; ROBERTO, 2008). Deste modo, podemos compreender também que a praça tornou-se local para exercitar-se e melhorar, de algum modo, à saúde.



Gráfico: "temporalidade que freqüenta o local"

A maioria dos usuários freqüenta há algumas semanas ou poucos meses, e sua principal prática é a realização de exercícios físicos no local. Seja a caminha ou a utilização da ATI.
Mesmo tendo a ATI como principal ponto positivo e foco de uso da praça, isso não significa dizer que os usuários desprezem o resto, pois todos afirmaram gostar do lugar e afirmam sentir-se confortável nela.


Gráfico: "ponto positivo do local"


O quesito segurança indica que 40% dos usuários sentem-se inseguros no local e isso se deve a determinados usuários que a freqüentam no período da tarde. Estes, conforme comentados por alguns entrevistados são usuários de drogas e contribuem para a degradação da praça, seja pichando equipamentos, seja utilizando-os de forma inadequada, intimidando o uso por parte de algumas pessoas.


Gráfico: "ponto negativo do local"



A insegurança foi justificada pelo histórico de assaltos no local (relatada por alguns dos entrevistados), mas a praça em si não oferece perigo aos usuários, é bem iluminada, possibilita um campo de visão bem amplo, não possui passagens escuras que propiciassem locais de abordagem, entre outros. Talvez apenas a presença de alguns "tipos" de usuários citados e a baixa freqüência de uso em determinados horários que facilitem esses assaltos.
Em relação à segurança contra acidentes, observamos o fato da boa conservação do espaço e da escolha adequada de materiais. O único item que realmente merece atenção é a Academia da Terceira Idade, que não é recomendada para crianças ? oferecendo riscos de acidentes ? e necessitaria de alguma proteção ou vigilância para que tal uso fosse evitado.
A praça não tem proteção contra chuva e tem pouquíssima contra insolação ? somente as árvores e futuramente, quando a vegetação crescer. Às pessoas acharem que é necessário a proteção por causa do sol, e negarem o uso do espaço em dias chuvosos.
Ao serem questionados sobre os espaços ou equipamentos desejados para que a qualidade da praça melhorasse os entrevistados, em muitos casos, deram mais de uma resposta. E a maioria foi bem particular, primando por aperfeiçoar o próprio conforto em relação ao uso da praça, como a melhoria/ampliação da ATI, a instalação de banheiros e bebedouros, e a cobertura do local da ATI (permitindo que a mesma fosse utilizada por períodos mais prolongados). Espaços mais atrativos para crianças, melhor paisagismo, inserção de mais árvores estão entre muitas das variáveis não citadas que seriam necessários para o local. Algumas pessoas não souberam o que responder e apenas 10% afirmou que a praça não precisa de nada para melhorar.


Gráfico: "espaços e equipamentos desejados"







A Academia da Terceira Idade

Estrutura física
Cada unidade da ATI possui dez aparelhos. A Ziober ATI, empresa na confecção dos equipamentos, fornecem módulos com aparelhos em individual, duplo ou triplo. O conjunto compreende atividades para fortalecer, relaxar, alongar, estimular agilidade e promover a flexibilidade de grupos musculares específicos do corpo humano. Alguns aparelhos utilizam do próprio peso da pessoa para movimentá-lo, não havendo regulagem de pesos e dos assentos.
Diversos aparelhos das ATI´s são diferentes dos encontrados nas academias comuns, tanto em sua estrutura quanto em sua nomenclatura. Há uma placa de informações postada ao lado dos equipamentos que descreve o nome de cada aparelho, suas funções e músculos exercitados, orientações para alongamentos e possui espaço reservado para logomarca do patrocinador. Os aparelhos apresentam facilidade na utilização, e foram projetados especificamente para o público idoso. Dos aparelhos encontrados, apresentam as seguintes nomenclaturas e respectivas funções nas ATI´s:
-Multi-exercitador: Fortalece, alonga e aumenta flexibilidade dos membros superiores e inferiores. São eles: Flexor de pernas, Extensor de pernas, Supino fechado, Puxada alta, Desenvolvimento pela frente e Rotação vertical.
-Alongador: Estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares.
- Simulador de Caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.
- Simulador de Cavalgada: Fortalece a musculatura dos membros inferiores e aumenta a capacidade respiratória.
- Esqui: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorespiratória.
- Remada Sentada: Fortalece a musculatura de costas e ombros.
- Rotação Dupla Diagonal: Aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.
- Rotação Vertical: Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.
- Pressão de pernas: Fortalece a musculatura das coxas e quadris.
-Surf: Melhora a flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar.
Para Neri (2003) a atividade física é um dos componentes que auxiliam na melhoria da Qualidade de Vida na terceira idade. A autora afirma que o desempenho das atividades contribui para o desenvolvimento do ser social, elevam a satisfação pessoal do idoso, atuam para a redução estresse, além de possibilitarem momentos de prazerosos. Vemos a importância desde local de convívio social para os idosos freqüentantes.
Na parte final do questionário foram lançadas algumas perguntas mais diretas sobre a ATI com a finalidade de perceber o nível de conhecimento sobre programa e o quão eficaz está sendo a divulgação deste. Foi constatada que uma grande maioria dos entrevistados não conhecem realmente o programa apesar de usarem os equipamentos, e dentre os 17% que afirmaram conhecer nenhum apresentou uma resposta completa quanto ao seu objetivo.


Gráfico "objetivo do programa ATI"


Todos afirmaram que o programa está sendo bem aceito, fato comprovado na prática por alguns ? observando o grande uso dos equipamentos ou pela divulgação do programa na mídia, que trabalha com imagens de idosos utilizando os equipamentos amparados por algum profissional, muito mais fáceis de serem captadas que um conteúdo mais teórico e explicativo das metas do governo em relação à implantação do programa.
Aliás, na Kalina Maia, não foram observados instrutores no período da manhã, apenas no turno da tarde/noite. Não foram observados, nesta praça profissionais aferindo pressão arterial e batimentos cardíacos com equipamentos adequados como divulga o programa.


Gráfico "opinião dos entrevistados a respeito da melhoria da Praça com a ATI"

Além de afirmarem que o programa é bem aceito, 93% acredita que a implantação do equipamento trouxe melhorias para praça em geral. Sendo a principal melhoria apontada por 63% dos entrevistados o aumento do movimento na praça, o que diminui a insegurança do local e aumenta as relações de sociabilidade na vizinhança. Do total, 17% afirmaram não saber/perceber a melhora, 10% apontou a reforma que a praça recebeu para inauguração dos equipamentos como principal melhoria e 10% apontou outros motivos, como incentivo ao uso da praça pelos idosos.

Gráfico "opinião dos entrevistados a respeito de quais melhorias a ATI trouxe"


Quase todos os entrevistados relataram que a implantação da ATI trouxe melhorias para a praça, entre as quais mais movimentação para o espaço, ou seja, um maior fluxo de pessoas. Em segundo lugar, não souberam responder em que a ATI melhorou o funcionamento da praça. Em terceiro lugar, relatam que a implementação da Academia melhorou a praça como todo. Por esses dados, podemos perceber que a Academia tem auxiliado a manter em melhores condições, segundo os usuários.



CONSIDERAÇÔES FINAIS

Através da pesquisa de campo, conseguimos descobrir como se encontra o funcionamento da Praça Kalina Maia, sua estrutura, seus equipamentos, fluxo de pessoas. Conversando com os usuários da praça nós pudemos observar que eles gostam do local, e aceitam bem a implementação da Academia da Terceira Idade.
Sobre a ATI, gostaríamos de complementar que seria importante a presença constante de funcionários da área médica, para medir a pressão dos usuários que praticam as atividades físicas, e também que estivessem presentes para eventuais acidentes que podem ocorrer; e claro, a constante presença de um educador físico para melhor utilização dos equipamentos da ATI.
Sobre a estrutura do local, ela se encontra em boa situação, mas esse fato parece que só foi possível, depois da praça ter sido "adotada" por uma empresa privada.
Destacamos a importância de espaços destinados ao lazer, como este que estudamos que possuem importância se de caracterizarem como um local de encontro, convívio, lugar de práticas culturais, de criação, de transformação e de vivências diversas.
Porém, esse espaço destinado a um público tão diversificado, não pode apenas privilegiar um dos conteúdos do lazer, na praça, dar-se mais ênfase as práticas do exercício físico; mas, poderia também abarcar outros aspectos na realização lúdica dos jogos e esportes. Além, possuir outros profissionais que estimulem os outros interesses do lazer: cultural, artístico, intelectual, manual e social.
Para nós, depois de realizarmos esta pesquisa, consideramos que é cada vez mais urgente o desenvolvimento de espaços que privilegiem o acesso da população às vivências do lazer, uma vez que à praça é um espaço público, e sua utilização gratuita. Portanto, praças "vivas" como a Kalina Maia deveriam estar presentes em cada bairro da Cidade do Natal.









REFERÊNCIAS:

DEPS, V. L. Atividade e bem-estar psicológico na maturidade. In: NERI, A. L. (Org). Qualidade de Vida e Idade Madura. 5ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 57-82.
FLECK, S. J; ROBERTO, S. Benefícios do treinamento de força no sistema cardiovascular. In:__________. Força: princípios metodológicos para o treinamento. São Paulo: Phorte,2008. p.47-68.
NERI, A. L. Qualidade de Vida no adulto maduro. In: NERI, A. L. (Org). Qualidade de Vida e Idade Madura. 5ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 9-56.
PELLEGRIN, A. Equipamento de lazer. In: GOMES, C. L. (Org). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 69-73.
PELLEGRIN, A. Espaço de lazer. In: GOMES, C. L. (Org). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 73-75.