Essa pergunta é uma dúvida já de alguns anos, desde que a rede social do Google se tornou campo propício aos crimes virtuais, sem falar na criação dos perfis fakes que já são grande parte dos usuários do serviço.
O Orkut ficou bastante popular, mas esse sucesso é restrito a países como Brasil e Índia, sendo que na maior parte do mundo o Facebook é a rede social dominante, e a Google não está nada satisfeita com isso. As redes sociais estão em rápido crescimento, e nesse nicho de mercado tão disputado e explorado, os serviços que não tenham algum diferencial bastante atraente dificilmente se destacam.
As novas funcionalidades do Orkut como a ?colheira feliz? atraem e entretem muita gente, mas nada que se compare ao alcance de Farmville, jogo do Facebook. A nova versão do Orkut foi excelente para o marketing, mas foi um desastre total, com frustação por grande parte dos usuários que ainda usam a versão antiga.

Porque o Orkut vai acabar?
Ainda não é certo o fim do Orkut, mas muitos acontecimentos indicam que isso pode acontecer, até por questões legais. A justiça brasileira acusou a empresa Google de não se esforçar em impedir os crimes virtuais que acontecem no site, tendo assim parte de culpa por eles. O Orkut pode ser encerrado mesmo que essa não seja uma decisão da empresa responsável.
O marketing é extremamente importante para o sucesso de um negócio, e isso inclui serviços online e redes sociais. Fenômeno interessante pode ser visto na história do Google Buzz, que foi muito aguardado e provocou diversas especulações sobre ele. Infelizmente ele se tornou um fracasso, mesmo sendo de fácil utilização e estando integrado com o gmail. Comparações como a do Buzz com o Twitter também são feitas entre Orkut e Facebook, e considerando a internet ao alcance global, Orkut e Buzz podem ser vistos como mal-sucedidos perante seus concorrentes.

Google Me, a nova rede social
Já é facilmente notável que relacionamento entre pessoas são essenciais na internet e a tendência de crescimento do uso de redes sociais é grande, podendo se tornar um dos maiores e mais lucrativos mercados da web. A Google com certeza está atenta a essa situação, e unindo isso ao fato de que o Orkut não é tão bem-sucedido, são geradas especulações e opiniões de pessoas que entendem do assunto e tem grande influência no mundo virtual. É o caso do ex-CTO do Facebook Adam D?Angelo que disse o seguinte sobre a nova rede social do Google:

"Este não é um rumor. Este é um projeto real. Há um grande número de pessoas que trabalham nessa nova rede social. Eu estou completamente confiante sobre isso.
Eles perceberam que o Buzz não era suficiente e que eles precisam construir rede social de primeira classe. Em um modelo diferente do Facebook.
Ao contrário das tentativas anteriores (como o Google Buzz), este é um projeto de alta prioridade dentro do Google.
"Eles tinham assumido que o crescimento do Facebook seria lento à medida que crescia, e que o Facebook não seria capaz de ter muita influência sobre eles, mas isso não parou, e agora eles estão realmente com medo. "

Kevin Rose, fundador do Digg afirmou no Twitter que obteve de fontes confiáveis informações sobre uma nova rede social que seria lançada pelo Google para concorrer co o Facebook. Seria possível uma modificação em todos os serviços sociais do Google, e isso inclui o Orkut, que poderia sofrer profundas mudanças ou ser descontinuado, como serviços anteriores da empresa, como o Google answers, site de perguntas e respostas no estilo do Yahoo answers, que continua até hoje.

O fim do Orkut ou um novo começo?
Os usuários do site de relacionamento mais popular do Brasil, não precisam temer desesperadamente o fim do Orkut, mesmo porque ele pode ser inevitável e comunidades protestando ou abaixo-assinados não teriam muito efeito sobre isso. Pode acontecer o término dos serviços do site, ou sua substituição por outra rede social, chamada até então de Google Me. Mesmo que figuras importantes da web digam coisas sobre isso, são apenas rumores, que podem ou não se tornar realidade.

O Orkut acabou, e agora?
O fim do Orkut não é o fim da vida (talvez para alguns). O que fazer se o Orkut acabar? Simples, mude. Supere o medo da mudança e migre para outra rede social, como o Facebook ou a própria nova rede social do Google, que provavelmente será melhor que a atual.