O Filme Vida Maria: retrato da realidade social vigente

O filme vida Maria mostra uma realidade brasileira muito comum no nordeste do Brasil, como também em outros lugares do Brasil, muda-se a cena, mas não muda o problema.

O retrato claro de Maria que aprende a fazer seu nome, mas repete por gerações à mesma “sina”[1] da família, ou seja, a família atemporal[2] de vida Maria é um retrato clássico de famílias, de áreas de alta vulnerabilidade social, no caso o sertão nordestino repleto de retratos da vida comum e dura do sertanejo. Mas o sertão social é uma máxima da vida de muitos que estão no sul do Brasil. Cedo as crianças deixam a escola por um ou outro motivo,. No caso Maria cedo deveria aceitar para si a responsabilidade de tomar conta dos afazeres da casa. Na adolescência, tão logo a puberdade chegue ela engraça-se pelo Zé que por sua vez, também ver as belezas da Maria e a vida transcorre com as sucessivas etapas de desenvolvimento humano e a transporta para a última e derradeira sina, a morte da mãe.

A realidade educacional e social brasileira impõe uma dura e castradora realidade, especialmente as pessoas que convivem com a alta vulnerabilidade social[3].

Maria e as demais Marias do filme repetem a sentença punitiva da realidade de um pais que não governa para o povo, mas para uma elite dominante. Seu futuro é igual a da sua mãe, avó..., tantas que ao ver suas filhas debruçar sobre o saber as pune e as entregam a realidade nua e crua da rigidez do sertão de suas vida .

E por fim Maria ver-se velando o corpo de sua mãe. Uma realidade já sentida por ela, pois encontra-se  velha e cansada.

O caderno na janela o registro das Marias que por ali passaram. Permanecendo na janela como memória das tantas Marias que passou por ele e só lhe deixou o nome registrado.

Que problema mais chama atenção na história? 

Como observado no filme o entusiasmo de Maria criança com o processo de aprendizagem, não leva a mãe a despertar o interesse em incentiva-la a continuar aprendendo ou mesmo procurar meios da filha aprender a ler e escrever. Como foi assim com ela, assim será a vida de sua filha, “eu nasci assim, cresci assim, assim será para Maria” ( a filha). O importante é o trabalho desenvolvido na rocinha , nos afazeres da casa, no labor[4] diário.

No início do vídeo, a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para a mãe, desenhar o nome é perda de tempo? Porque quando não se tem educação nem perspectiva de melhoria na qualidade de vida, como acontece com as personagens de “Vida Maria”, aprender, estudar e instruir-se perde seu valor. Nada se torna mais importante do que o trabalho, pois este é o único meio pelo qual as Marias obtêm o pão de cada dia, o único meio que as mulheres conseguem garantir, no mínimo, a sobrevivência.

O que poderia ser feito para transformar essa realidade?


A compreensão de que a educação é um dos meios de mudança da realidade. A dificuldade de acesso às escolas, o desconhecimento de   politicas publicas, o acesso a elas.  caracterizam o cenário e a afirmação do problema , Quando  todos  independente de sua classe social tiver  acesso a toda forma de informação, especialmente de politicas publicas educacionais e sociais poderemos acreditar em mudanças significativas para nossos nordestinos sociais.

Como faria para colocar sua ideia em prática?

O uso da busca ativa[5] destas famílias no município e na região através de ações da Secretaria de Promoção Social. Os agentes sociais primeiro montaria um banco de dados com famílias que apresentam este retrato social, após construir núcleos de informação próximos às comunidades. Informá-los da necessidade de educar suas crianças e deles mesmos se educarem. Provar através de ações simples como facilitar o acesso à educação, as politicas sociais como: acesso a documentos,  a bolsa família, construções de cisternas, construção de escolas próximas aos lugarejos, acesso a transportes para escolas mais distantes, dentre outras ações. A busca ativa é o melhor forma de constatar  estas realidades sociais. 

Quais os impactos e resultados esperados por esta ação ? 

Com o censo destas famílias os resultados seriam melhoria da qualidade de vida das crianças, o acesso a escola e as politicas sociais destinadas a esta classe social. Os impactos locais maior número de pessoas beneficias pelas politicas sociais, maior informação dos adultos, acessibilidade a informação. Registro de novos cidadãos, pois com essa ação tem sua cidadania reconhecida através dos   documentos obrigatórios.



[1] Sai- destino

[2] Atemporal , que transita no tempo sem pertencer ao passado

[3] Alta vulnerabilidade – pobreza extrema Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza

[4] Labor – trabalho

[5] Busca ativa  originalmente um procedimento  estritamente técnico de ação em vigilância epidemiológica , o termo passou a denotar uma postura politica de trabalho no território in: Lemke, Ruben Artur Silva, Rosane Azevedo Neves da ,  a busca ativa como principio politico das praticas de cuidado em território. Disponível em