Introdução

A poética foi, provavelmente, a expressão artística mais influenciada pelos movimentos de vanguarda e modernista, servindo de palco para experiências quanto à forma e para inovações temáticas que retratassem os novos tempos.

De acordo com Domício Poença Filho (1981), a Semana de Arte Moderna, em 1922, e suas imediatas decorrências traduzem um movimento contra o passado, contra a ênfase à oratória, a eloqüência, o culto das rimas ricas, do metro perfeito e convencional. Mas o que é comum em todos os grandes poetas, independente do período em que viva, é a busca pela importância do fazer poético e do próprio poeta.

A definição do poema, a sua função social e o porquê de poetizar são preocupações que aparecem refletidas em obras de vários poetas, de todos os tempos, e a esse fenômeno é dado o nome de Metalinguagem. Conforme define Cândida Vilares Gancho, "Metalinguagem é a utilização da linguagem para tratar da própria linguagem. É a reflexão que a obra de arte faz sobre a obra de arte" (1989, p. 49). Assim, o artista da palavra faz uso das próprias palavras para defini-las e para dar significado a seu trabalho.

A fim de investigar a opinião dos autores quanto ao fazer poético e sua função serão analisados, a seguir, alguns poemas metalingüísticos selecionados aleatoriamente, apresentados sem seguir ordem cronológica, sendo considerada apenas sua relevância quanto à simplicidade na abordagem dos temas, à complexidade no processo de criação e quanto à função do poema no mundo moderno.



A voz dos poetas

Para o poeta Mário Quintana, o ato de escrever para pessoas comuns é o que dá sentido a seu fazer poético, é ao público comum que se dedica sua poesia natural e simples.

Dedicatória

Quem foi que disse que eu escrevo para as elites?
Quem foi que disse que eu escrevo para o bas-fond?
Eu escrevo para a Maria de Todo o Dia.
Eu escrevo para o João Cara de Pão.
Para você, que está com este jornal na mão...
E de súbito descobre que a única novidade é a poesia,
O resto não passa de crônica policial ? social ? política.
E os jornais sempre proclamam que "a situação é crítica"!
Mas eu escrevo é para o João e a Maria.
Que quase sempre estão em situação crítica!
E por isso as minhas palavras são quotidianas como o pão nosso de cada dia.
E a minha poesia é natural e simples como a água bebida na concha da mão.



Quintana utiliza nomes simples, João e Maria, para exaltar pessoas comuns, o trabalhador, a dona de casa. Pessoas que se encontram longe da vida afortunada das elites e que conhecem de perto a "situação crítica" estampada nos jornais. Além disso, compara seu fazer poético ao ato simples de beber água ? a bebida mais pura e natural já conhecida ? na concha da mão, sem copos nem aparatos sofisticados.

Na obra de Manoel de Barros podem ser encontradas várias referências à simplicidade com que as idéias devem ser expostas no texto. No poema O Roceiro, por exemplo, os adjetivos são comparados a pragas nas plantações e devem ser exterminadas a todo custo para que, só então, o poema nasça sobre o papel. A adjetivação é condenada nas produções modernas, devendo os textos líricos apresentarem-se enxutos, conforme pode ser observado no trecho a seguir do referido poema:

(...)

Retiro de novo as pragas: dejetos de aves, adjetivos.

(Retiro os adjetivos porque eles enfraquecem as plantas)

(...)



Manuel Bandeira exemplifica bem, em Poética, sua preferência por frases simples que atinjam ao leitor comum:



(...)

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário

O cunho vernáculo de um vocábulo

(...)

Quero o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbados

O lirismo difícil e pungente dos bêbados

O lirismo dos clowns de Shakespeare



Conforme o poema, a consulta ao dicionário para a compreensão de palavras rebuscadas destrói a intensidade que os versos poderiam alcançar. As pessoas comuns, incluindo os loucos, os bêbados e até os palhaços são exaltadas e representam o público ideal para o lirismo moderno.

Bandeira brinca com o fazer poético menosprezando a antiga tradição parnasiana quanto à ênfase à oratória, à eloqüência, o culto de rimas ricas, do metro perfeito e convencional, coloca-se contra o academicismo e o tradicionalismo:

Os Sapos

(...)



Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

(...)



Quintana afirma que o fazer poético é um elaborado exercício intelectual que o artista faz a fim de exteriorizar seus sentimentos e impressões sobre o mundo em que está inserido. No poema Lágrima a criação poética é descrita como algo doloroso e demorado, contrapondo-se à simplicidade do derramar de uma lágrima.

Denso, mas transparente
Como uma lágrima...
Quem me dera
Um poema assim!
Mas...
Este rascar da pena! Esse
Ringir das articulações... Não ouves?!
Ai do poema
Que assim escreve a mão infiel
Enquanto - em silêncio a pobre alma
Pacientemente espera.

Nesse poema, o processo de criação exige um esforço intelectual e até mesmo braçal, em que articulações rangem-se e a pena arranha o papel enquanto a alma do poeta aguarda a finalização da obra.

No poema a seguir, Nelson Carvalho define o fazer poético como uma batalha entre a mente e a folha de papel.



Arquitetura

Arte

1



Os traços retilíneos marcando o vegetal papel

trazem no contorno da forma

o resultado final da batalha travada

entre a mente alerta

? desperta ao mundo

ao fundo social

à real situação do povo

ao novo que há de vir

e a folha clara, vazia

? ansiosa pelo traço negro

a romper a imaculada transparência

que oculta em sua ausência fria

o desejo da plenitude

com o sol, vazando o horizonte

ao dia alude.



A mente (do poeta) deve ser sempre alerta, observando o mundo, os problemas sociais e as novas possibilidades que a vida oferece. A folha de papel dever estar receptiva ao novo para atingir sua plenitude. O resultado dessa batalha entre papel e mente resulta em traços retilíneos que admiramos ao ler as grandes obras.

No texto Eu faço versos como os saltimbancos, Quintana reafirma a complexidade da criação, o esforço árduo do poeta, utilizando mais uma vez a dor física para descrever o processo:

Eu faço versos como os saltimbancos
Desconjuntam os ossos doloridos.

(...)

Vão começar as convulsões e arrancos
(...)
Olhai o coração que entre gemidos
Giro na ponta dos meus dedos brancos



Em Catar Feijão, João Cabral de Melo Neto compara a concepção de um poema a um ato cotidiano na vida de pessoas comuns:

Catar feijão

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.



Jogar as palavras no papel é a inspiração, o início da criação. Depois é preciso separar as palavras que não combinem entre si, que destoem das outras, assim como os grãos que bóiam na água. Todas as palavras leves e superficiais devem ser removidas, deixando nos versos apenas o que for denso e substancial. O artista da palavra deve ter a habilidade de um catador: selecionar palavras simples que tragam em si a força máxima da expressão poética.

O poema deve ser, conforme Bandeira, perturbador, para que alcance as pessoas comuns e suas impurezas:

Nova poética

(...)

O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.

Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfas, as virgens cem por cento e as amadas que envelheceram sem maldade.





Pode-se inferir do trecho acima que as pessoas inocentes não têm capacidade de compreensão da profundidade das palavras, por isso, para elas, o poema torna-se orvalho: superficial, sem impregnar na alma como a lama penetra no brim. O poema deve tirar o leitor da apatia.



Observando a opinião dos próprios escritores quanto à concepção do poema pode-se perceber que a lírica moderna confirma as expectativas dos idealizadores do movimento modernista. Ocorreram inúmeras inovações no que se refere ao tema, conteúdo, público alvo e ao próprio posicionamento do artista da palavra diante das novas possibilidades de criação.

A superficialidade de palavras rebuscadas, porém sem substância, deu lugar, nos novos tempos, à escolha por termos simples, mas carregados de subjetividade e conteúdo. Os temas devem acompanhar a vida moderna; e o público alvo deixa de ser a elite e o poeta passa a percorrer as ruas em busca do leitor comum.



Referências Bibliográficas

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, Nelson. Utopia Versos Paixão. São Paulo: Edições Coelho, 1990.

DOMÍCIO, Poença Filho. Estilos de Época na Literatura. Ática, 1981.

GANCHO, Cândida Beatriz Vilares. Introdução à poesia. São Paulo: Atual, 1989.

QUINTANA, Mário. Quintana de bolso. Porto Alegre: LP&M Pocket, 2006.