Há algum tempo atrás, publiquei no blog Cultura Pop À Rigor (ver: Jaspion e as Refêrencias http://cosmicrash.blogspot.com.br/2012/09/jaspion-e-as-referencias.html) uma portagem comentando algumas referencia literárias e cinematográficas presente no tokusatsu (seriado japonês), O Fantástico Jaspion. Pois bem, nesse artigo decidi expandi um dos pontos abordado nessa postagem.

Kyojuu Tokusou Jaspion (Investigador de Monstros Jaspion) foi uma série japonesa produzida pela Toei Company, com 46 episódios, exibidos no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi. No Brasil, foi exibida primeiramente pela Rede Manchete,de 1988 até meados de 1994. Também foi reprisado mais tarde pela Rede Record, CNT/Gazeta, Ulbra TV e Rede Meio Norte. Curiosamente,  em seu país de origem  este tokusatsu obteve apenas um sucesso mediano, mas, no Brasil, alcançou ótimos índices de audiência e o status de febre entre crianças e adolescentes, sendo lembrado até hoje, quando o assunto é programa infanto-juvenil.

O tokusatsu acompanha as aventuras de Jaspion (Hikaru Kurosaki), um órfão, adotado pelo profeta Edin (Noboru Nakaya), que recebe a missão de derrotar Satã Goss, uma espécie de Deus, que possui muitos seguidores e já invadiu e dominou vários planetas no universo. Satã Goss consegue este domínio porque possui o poder de despertar e controlar os monstros gigantes, causando enorme destruição. Jaspion viaja abordo da nave Daleon, que se converte em um robô gigante. Ele é auxiliado pela androide Anri (Kiyomi Tsukada).

Nos primeiros episódios da série temos Jaspion viajando pelas galáxias e enfrentando os monstros de Satã Goss. Apenas no quarto episódio, o herói chega à Terra, planeta em que ele vem a descobrir ser o principal alvo do vilão, por possui um grande número de monstros adormecidos sob o solo, sendo objetivo de Satã Goss criar na Terra o seu Império dos Monstros.  Dessa forma, o argumento da série se mostra bastante interessante, já que não apresenta o vilão apenas como um ser cruel, mas como alguém com um ponto de vista. Satã Goss e seus seguidores acham que os homens estão destruindo seu próprio planeta, explorando e desgastando seus recursos naturais e a única solução que veem para isso é eliminar os seres humanos. Esse argumento vem como uma critica à destruição da natureza em prol do “desenvolvimento” e do “progresso”.

Na postagem que mencionei, apontei que Jaspion apresenta características do herói relutante, descrito pelo teórico russo Vladmir Propp em seu livro Morfologia do Conto Maravilhoso.  Mas, aqui vamos esmiuçar outros aspectos dessa história. Mas, antes, vale destacar que contos maravilhosos são aqueles que tratam de situações fantásticas.

Propp dividiu o conto maravilhoso em alguns pontos que costumam se repetir. Verificaremos, agora, como Jaspion se enquadra em parte deles:

Um dos Membros da Família Sai de Casa. Em Jaspion temos uma versão mais radical (mas, bastante comum) do aspecto de afastamento apontado por Propp.  Jaspion é um órfão.

O Herói Deixa a Casa. Jaspion deixa o Planeta de Edin para cumprir sua missão, enfrentando Satã Goss.

O Provedor. É o personagem que entrega algo que auxiliará o herói em sua empreitada. Esse provedor é Edin, que entrega a Jaspion todas as suas armas para combater Satã Goss.

O Antagonista Procura Obter uma Informação (O agressor age por meio de persuasão). Satã Goss é o principal vilão de Jaspion, mas, seu filho, MacGaren (Junichi Haruta) destaca-se como antagonista. Ele é o nêmeses de Jaspion, é igualmente jovem e possui uma armaduras e habilidades de guerreiro. No episódio, A fúria do pântano, MacGaren apresenta seu ponto de vista e argumenta, tentando convencer a Jaspion que está com a razão. Este por sua vez, também argumentar e só resolve fazer uso de força, quando percebe que não tem meios para dissuadir seu oponente.

A Vitima é enganada. Propp descreve essa função como o herói deixar-se enganar pelos argumentos do antagonista. Não é o caso, em nenhum momento Jaspion chega perto de ser convencido por MacGaren. Porém, não há como negar que ele é enganado diversas vezes. No inicio da série, por exemplo, Jaspion ainda não conhece a real aparência de MacGaren, que só se apresenta perante ele, vestindo sua armadura negra.  Sendo assim, no sexto episódio, Gordon em busca da mãe, o filho de Satã Goss finge-se de médico, em mais uma de muitas armadilhas para destruir o protagonista.

O Antagonista Causa Dano ou Prejuízo a um dos Membros da Família. No caso, aos amigos.  O meio escolhido preferencialmente é o rapto. Diversas vezes durante a série, algum personagem próximo à Jaspion será raptado e o herói terá que resgatá-lo. Mas os vilões usam outras maneiras também apontadas por Propp, como ameaças, danos corporais e feitiços.

O Herói Precisa Obter Algo.  No episódio 12, A Profecia, descobre-se que Satã Goss pode ser derrotado caso Jaspion encontre o Pássaro Dourado. Para chegar ao misterioso Pássaro, Jaspion deve achar primeiramente as cinco crianças apontadas pela luz. Cinco crianças da Terra que, juntas, podem chamar o Pássaro Dourado.

O Herói-Buscador Aceita ou Decide, Reagir. Como já disse, Jaspion é o herói relutante. Apesar de aceitar sua missão, ele tem dificuldade de se enxergar como o “salvador”, o guerreiro responsável por impedir a destruição do universo. Somente, aos poucos, ele  vai assumir completamente o seu papel.

Um ser tenta aniquilar o herói. Em todos os episódios. Temos  os monstros, mas também mercenários, bruxas e outros aliados de MacGaren que tentam destruir Jaspion.

Diferentes personagens colocam-se voluntariamente à disposição do herói. São os amigos que se unem a Jaspion para vencer o inimigo, como a Familia Nambara, em que o Professor Nambara (Isao Sasaki) avista o Pássaro Dourado e sua filha Kanoko (Kiyomi Sone) é uma das crianças apontadas pela luz, além de  Boomerman (Hiroshi Watari) que busca vingança contra MacGaren pela morte de seu irmão, as  demais crianças apontadas pela luz, entre outros.

O Antagonista é Vencido em Campo Aberto. Os vilões, tanto MacGaren quanto Satã Goss, são derrotados em um combate com espadas.

O Dano Inicial ou a Carência são Reparados. No caso, a paz na Terra é reestabelecida.

Regresso do Herói. Jaspion deixa a Terra e volta a viajar pelo espaço, à bordo de sua nave.

Dessa forma, percebemos como a literatura é algo circular e influencia diversos outros veículos, sendo possível analisar uma série por meio de aspectos dos contos maravilhosos.

PROPP, Vladimir. Morfologia do Conto Maravilhoso. CopyMarket.com, 2001.

Jaspion. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaspion. Acessado em 21/03/2013.

Anexo:Lista de episódios de Jaspionhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_epis%C3%B3dios_de_Jaspion . Acessado em 21/03/2013.