Esta corporação tem sido alvo de inumeros estudos e publicações, que a reconhecem como um dos expoentes mundiais no uso da tecnologia da informação e da terceirização, conjungando dezenas de milhres de perceiros nas mais diferentes etapas de palnejamento, produção e distribuição de produtos e serviços.

A empresa Li & Fung utiliza largamente da terceirização, sendo uma das maximas expressões do genero no mundo atual, além disso atua como uma prestadora de serviços. Isso permite com que a organizaçção opere com um mix variadíssimo de opções, aflorando assim sua competitividade perante as demais empresa do setor.

Contempla as diferentes etapas da fabricação de roupas, onde temos desde a compra da matéria-prima para fabricação dos fios, seguidos por tecelagem, dezign dos modelos, tingimento/estampa, corte do tecido, costura, embalagen, marketing, venda,distribuição/exportação, verificação da satisfação do consumidor, até manutenção, assistência técnica e logistica reversa.

Como nem todas as empresas estão preparadas para atuar em todas as etapas descritas, a Li & Fung percebeu que poderia atuar como mediadora entre diversas empresas que são de excelência em um determidado ramo de uma atividade, traduzindo em um produto final de alta qualidade que garante a satisfação do consumidor e da empresa que da nome ao produto.

No decorrer dos anos a corporação adquiriu uma imensa experiência e conta com uma rede composta por diversos parceiros e de diferentes ramos de atuação, isso faz com que ao receber uma encomenda ou assinar um contrato, a Li & Fung já sabe quais parceiros deve procurar para conseguir atender o pedido dentro dos prazos estipulados, nos locais e quantidades necessárias e com a qualidade exigida, tendo ainda quem vender e quem comprar.

Ou seja, a empresa atua em todas as fazes da cadeia logistica e como descrito na primeira questão consegue identificar entre sua rede de parceiros e colaboradores qual é o melhor para executar cada uma das etapas, agregando ao produto valores importantissímos como qualidade e disponibilidade.

Um sistema de tecnologia de informação eficiente e barato passa obrigatoriamente pelo uso da internet que permite acesso em tempo real de qualquer parte do mundo.

Mas é preciso que a informação seja disponibilizada e recebida pela organização de modo seguro, ou seja, precisa-se saber quem esta repassando uma informação, que informação é essa, bem como quem esta retirando uma informação do sistema ou tendo acesso a um determinado banco de dados, isso exige investimento em equipamentos de hardware e software de ultima geração e aprimoramento constante, para garantir a segurança do sistema.

Em relação a centralização do controle financeiro, uma empresa que atua em mais de quarenta paises, opera diariamente com diversa moedas, devendo ficar atenta aos humores econômicos de todos os paises onde tem investimentos e interesses, especialmente naqueles onde estão concentrados grande volume de seus negócios, evitando assim prejuizos financeiros e em sua imagem enquanto organização.

Conforme citado acima, a empresa Li & Fung utiliza largamente da terceirização, assim sendo necessita de parceiros que disponham de credibilidade junto ao mercado, que ofereçam produtos ou serviços com certificação de qualidade e procendência, que atendam as preocupações sociais e ambientais com que as empresas estão tentando se diferenciar das demais concorrentes. Além disso, como a empresa trabalha com parceiros do mundo todo, presisa manter aberto um canal de comunicação que permita o transito de uma grande quantidade de informações de modo seguro e a custo baixo.

No Brasilfaz pouco tempo que as empresas passaram a ter tais preocupações, as quais abrirão as portas do país para as novas possibilidades do comércio, conforme citado no texto.

Com relação ao uso da tecnologia de informação, as empresas brasileiras já utilizam largamente, contudo, acredito que falta explorar melhor as possibilidades apresentadas pela ferramenta, como por exemplo disponibilizar através de páginas eletronicas as informações da empresa, como certificação, especificação técnica, parceiros, preocupações sociais e ambientais, premiações recebidas e etc, para que possiveis futuros parceiros venham a saber quem somos o que e como fazemos.

De acordo com o descrito no texto, a centralização das areas financeira e de TI é considerada pela empresa como uma estratégia que possibilita o controle sobre as demais atividades desenvolvidas, fazendo da Organização lider em seu segmento de atuação, através da maximização da proditividade e consequentemente dos lucros.

Novamente invoco e que defendi na 1º fase, onde disse que é preciso que a informação seja disponibilizada e recebida pela organização de modo seguro, ou seja, precisa-se saber quem esta repassando uma informação, que informação é essa, bem como quem esta retirando uma informação do sistema ou tendo acesso a um determinado banco de dados, isso exige investimento em equipamentos de hardware e software de ultima geração e aprimoramento constante, para garantir a segurança do sistema, passando obrigatoriamente pelo uso da internet que permite acesso em tempo real de qualquer parte do mundo.

Assim sendo, com o surgimento dos supercomputadores e com o uso da internet, é possivel manter um sistema de informações centralizado e seguro, que permite acesso em tempo real de qualquer lugar, tornando possivel a centralização da area de TI.

Ou seja, nesse caso especifico, não vejo que a centralização seja um entrave ao desenvolvimento, desde que este setor da empresa não feche seus olhos as novas possibilidades que venham a surgir.

De acordo com o exposto acima, o uso da internet e de pagínas web permite ao mundo saber quem somos e o que fazemos, constituindo-se de uma ferramenta de marketing extremamente eficiente e barata, ou seja, é óbvio que ocorrera uma alavancagem quase que natural nos negócios da organização.

Conduto, faz se necessário que o sistema utilizado permita um elevado grau de interatividade com o parceiro, traduzindo-se em satisfação, quando bem desenvolvidas todas as demais areas que venham a se envolver no processo.

Vou utilizar como exemplo uma pessoa que compra pela internet uma camiseta tamanho M da cor preta e recebe uma outra de tamanho e cor diferente, todo o investimento realizado pela empresa vai ser mal utilizado, vez que além de perder a venda e de ter que arcar com os custos do transporte, tera sua imagem prejudicada junto ao cliente. Seria muito mais vantajoso para a organização ter informado ao cliente que não disponha do produto naquela momento e que assim que estivesse disponivel entraria em contado para verificar se ainda há interesse por parte do cliente em adquarir aquele objeto, tudo muito rapido e muito barato, atrevés de comunicação eletronica de dados.

A corporação Li & Fung utiliza largamente da terceirização, na verdade atua como uma prestadora de serviços de consultoria e assessoria de produção e logística, ou seja, não produz produtos próprios, seus clientes é que fazem as encomendas, a partir de então é que a Empresa entra em ação, com um pedido definido, traça estratégias para garantir ao cliente um produto final de qualidade, buscando entre seus colaboradores aquele que consegue desenvolver cada uma das etapas do processo da melhor maneira, com a melhor matéria-prima, nos menores prazos e custos possiveis. Este é o principal diferencial da Corporação, atender plenamente as espectativas de seus clientes.

Para que isto seja possivel, faz-se mister que os procedimentos adotados sejam transparentes e que a troca de informações entre os parceiros seja em via de mão dupla, com todas as especificações técnicas definidas préviamente e com fornecedores certificados, para diminuir ao mínimo a possibilidade de ocorrência de imprevistos que podem interfirir no resultado final.

A administração sitematizada adotada pela Li & Fung garante que os processos produtivos supram a cadeia de produção. Ao receber uma encomenda de um lote de roupas, atualmente o principal ramo de atuação da empresa, serão definidos quais os fornecedores que irão produzir cada um dos itens, depois será escolhida outra empresa para realizar a montagem final da peça e por fim outra para distribuir. Os prazos estabelecidos precisam ser cumpridos a risca, sob pena da falta de solução de continuidade afetar a entrega do produto ao consumidor final, afetando assim a satisfação do cliente.

Ou seja, a interface entre processos logisticos e satisfação do cliente é uma estratégia que garante a empresa Li & Fung a competitividade necessária para continuar crescendo vertiginosamente e com lucros estratosféricos.