José Saramago ao escrever o evangelho Segundo Jesus Cristo, teve como intenção apresentar Jesus Cristo como um ser humano igual a todos. Sendo acometido de todos os mais variados sentimentos, como: raiva, paixão, desejo, inveja, enfim, um humano passível a todos os sentimentos. E, que estes sentimentos, terão uma grande importância para o desenvolver do meandro, como também para a sua conclusão.
Jesus Cristo era filho de Maria e José. Este um carpinteiro, embora não tivesse uma arte apurada na profissão, conseguia manter o sustendo da casa. Aquela era uma jovem dona de casa. Suas únicas atividades eram o manejo da casa e a submissão total ao marido. José tinha constantemente fortes sonhos, na qual ele estava matando uma criança.
Um dia, José acorda assustado, pois tivera mais uma vez o temível sonho. Este pensava que poderia ser algo que Deus estava anunciando e, que num futuro próximo, iria acontecer. Com mais um sonho, José ficou muito apavorado e saiu de sua casa para espairecer. O crepúsculo, nem ao menos, havia surgido, mas lá estava José para fazer da noite sua companhia e um fiel amigo contra os pesadelos. Ao voltar para a cama, encontra Maria meio desnuda, com o seu ventre a amostra. Sabe-se que o corpo de uma mulher é um fruto capitoso, tira o homem de seu tino, à mercê apenas de seus instintos. Com o fogo da paixão percorrendo suas veias, visto que era a primeira vês que via o corpo de Maria como veio ao mundo, José atira-se ao fruto ainda inocente. A mulher submissa em tudo, apenas favorece ao marido com a retirada da roupa que ainda restava, formando, logo após, um só corpo.
Numa noite enquanto José jantava, porque era de costume os homens comerem primeiro, cabendo as mulheres o restante, um mendigo aportou na casa do casal. Maria o foi atender, e o pedinte apenas pediu um pouco de comida. Então retornando ao local em que o marido comia, vendo que já havia comido, conseqüentemente o restante era o que lhe cabia, juntou o pouco que tinha e, sem saciar primeiro a sua fome, entregara o restante ao faminto.
Ao acabar de comer, o mendigo agradeceu e disse que era um anjo que veio lhe trazer felicidades e que algo de novo estava para acontecer na vida do casal. Maria não imaginava o que poderia ser e o anjo repentinamente deu a notícia que ela estava grávida. Antes de sair, deu para Maria um vaso com terra luminosa dento dele. A mulher volta ao marido e conta toda a história, José fica muito intrigado, devido ser notória que a mulher em tudo busca ao pecado, desde a traição de Eva perante Deus.
José percorre toda a Cidade em busca deste misterioso mendigo, além de perguntar para o vulgo informações à respeito do dito homem. Põem nem um sinal, foi como uma sombra que se some com a luz do sol, ninguém percebeu a presença deste homem na cidade. Maria teve que se contentar com a idéia que foi apenas uma visão. Embora sua barriga começasse a crescer dando sinal dos primeiros vestígios da gravidez.
Lá pelo sétimo mês de gravidez, o rei Herodes comunica que todos terão que se alistar nas cidades onde nascerão a fim de poderem ter um melhor controle de quem habitava cada região, conseqüentemente sabendo o que cada uma teria que lucrar. José infelizmente era natural de Belém, portando tendo que se deslocar para fazer o alistamento. Foram longas caminhadas, Maria em cima do jumento de José e este acompanhando ao lado. Várias foram às noites dormidas em covas aglomeradas, resultado do alistamento.
Chegando no local do alistamento, após vários dias de caminhada, Maria estava às prestes de conceber seu filho. Seu marido estava muito preocupado devido não conhecer ninguém por àquelas bandas que pudesse lhe prestar auxílio. Ao encontrar uma fazenda José resolve pedir auxílio aos senhores que porventura habitassem a casa. Quem os atendeu foi uma senhora de cor negra, e José explicando a situação a senhora diz que somente que poderá aprovar a ajuda é sua patroa. Esta sendo chamada pela senhora de raça negra, ao qual era escrava, diz que na casa não poderiam ficar, mas que em seu estaleiro seriam bem acomodados pois não tinha nenhum animal dormindo lá.
O Estaleiro até que era um lugar bem arejado, e seria ali o local , segundo José, para o nascimento de seu filho. Maria ao chão se retorcia de dores ao mesmo tempo que seu marido ficava muito preocupado, característica do homem ao presenciar cena como esta. A salvação foi o surgimento da escrava que tinha falado com José na casa, a fim de prestar auxilio. A Senhora, que se chamava Zelomi, disse que foi ela quem fez todos os partos dos filhos de sua patroa e tendo presenciado que o casal precisava de pessoa que tivesse um entendimento no assunto, viera prestar socorro.
Após muitos gemidos por parte de Maria e uma ajuda muito valiosa por parte de Zelomi, Jesus nasceu. Em seguida, a escrava voltou para casa de sua patroa. Três pastores que por ali perto passavam resolveram presentear o menino Jesus. Um deu leite, outro roupa e o outro deu pão 224.280