Ao longo dos séculos, o ser humano sentiu-se intrigado com o funcionamento da mente humana. Filósofos e Fisiologistas ponderaram as questões às quais a psicologia, nos dia de hoje, como ciência independente, procura responder. Este trabalho demonstra que a psicologia é o estudo da mente e do comportamento, tanto no ser humano como nos animais. E o que os diferencia dos mesmos, é a capacidade de suas consciências de agir. Existem muitos subgrupos no âmbito da disciplina e como tal, os representantes de cada um deles poderão alterar a definição acima descrita de forma a enfatizar a sua área de estudo.
Os filósofos gregos e pensadores ocuparam papéis importantíssimos no estudo da psicologia, tentando entender a mente humana. Sócrates com sua teoria do questionamento lógico, Platão discípulo de Sócrates procurava uma explicação racional do mundo. Aristóteles aluno de Platão acreditava que as idéias e a alma eram imortais. Tómas de Aquino santo medieval, também deixou sua participação na história da psicologia afirmando que o corpo é um sacrário da alma e que o homem é tido como a imagem e semelhança de Deus.
Com o passar do tempo e com a chegada dos cientistas, aos poucos os estudos dentro da psicologia foram definindo a mente humana. Wundt e Titchener a partir do estruturalismo começaram a compreender os fenômenos mentais, James através do interesse no que a mente faz enfatizou que a mesma era o que fazia o ser humano ter o poder de perceber e recordar das coisas. Freud explorador da Psicanálise, através do condicionamento explica o homem a partir do processo inconsciente. Aos poucos o homem foi sendo definido como um ser biopsicossociohistórico. Sendo um ser consciente e capaz de produzir cultura.
A percepção definida no estruturalismo e desenvolvida pela mente humana é de grande relevância, pois explica a capacidade de selecionar, organizar, e interpretar todas as sensações sentidas e levadas ao cérebro. A mesma é o que faz o ser humano na condição de animal ser mais medroso que os outros, por sua capacidade de prever quais serão as conseqüências no futuro daquilo que eles temem, e pelo fato da parte emocional falar mais rapidamente do que a parte racional. Enquanto os outros animais só adquirem medo naquele dado instante, pois eles não possuem a capacidade de antecipação.
Para compreender o comportamento humano, em sua totalidade, é importante fazer uma ligação da emoção com a percepção, pois é o que certamente influencia na conduta humana e os remete a uma ação. Os afetos que são expressos a partir de emoções que podem ser produzidos de duas formas: dentro do indivíduo em função de sensações próprias, ou fora do indivíduo em relação do meio social. São os afetos que compõe a subjetividade humana, e são responsáveis pelas expressões tanto de felicidade como de tristeza. E é a emoção que através do processo de avaliação e de situações vivenciadas, que responde certos medos e certas atitudes humanas