O ESTUDO DE CASO COMO MÉTODO EM POLÍTICAS SOCIAIS

Adriana Lavorato

            O estudo de caso é uma metodologia de investigação abrangente.

            Quando associado às Políticas Sociais pode resultar em pesquisas profundas sobre os mais variados aspectos dos fenômenos pertencentes a esta área. Pode-se compor uma pesquisa a partir de aferições diversificadas como: descrições textuais associando a utilização de imagens, gráficos e mapas conceituais, organogramas ou esquemas mais simplificados, entre as possibilidades de gerar uma abordagem que visa a complexidade da atualidade, afinal, no estudo de caso o pesquisador submerge nos fatos in loco contemporâneo.

            A contribuição mais importante de um estudo de caso na área das Políticas Sociais é representar através da pesquisa realizada as condições mais próximas da realidade de algo cujo interesse é público.

            O caráter da sua argumentação deve favorecer a comparação e a diversificação de opiniões. Deve agregar à pesquisa a importância desta como instrumento de validade das circunstâncias nas quais foi gerada. O estudo de caso não pode ser realizado sem que os dados sejam atualizados constantemente e a sua fundamentação deverá contemplar esta característica através de posições teóricas recentes sobre a interpretação contextual presente.

            Às Políticas Sociais o estudo de caso pode gerar a argumentação necessária ao entendimento de certas urgências apenas negligenciadas por conta do descaso.

BIBLIOGRAFIA  - acesso:  09/02/2013.

www.estudodecaso.com  

www.diversa.org.br/acervo-de-casos