O estudo da Historia ao longo do tempo.

        O ensino  de estória foi e continua sendo muito importante e colaborador, na medida em que  passou a nos orientar, a compreender a época em que vivemos através de nossas  ações no  passado. Desde o ensino Fundamental, quando passamos a estudar a disciplina de História, já ficamos cientes de que a História é uma ciência que estuda o homem no tempo, e que ao longo dos anos vem sofrendo grandes transformações e mudanças. Tais mudanças que são estudadas e interpretadas pelos Historiadores, muitas  coisas   do passado  reflete nos dias atuais. Pois quem não estuda o passado  não compreende o presente e não  vislumbra o futuro. Ou seja não podemos entender  o tempo presente  senão pelo passado.

       A historiografia  passou por muitas  mudanças  durante todo  tempo e essas mudanças  vieram  para ampliar nossos horizontes no conhecimento, e mostrar uma nova forma de ver e entender o mundo. Nossas ações sempre estará ligada  em tempo posterior ao que  vivemos. A  historiografia  estava sempre em transformação, cada vez mais sendo ampliada, fazendo novas parcerias com novas escolas, como a escola dos Annales, que teve colaboração de muitos historiados  importante em cada geração. Sempre em busca de novas fontes, novos métodos, novos meios de pesquisa. Podemos concluir que   Historiografia é o estudo de tudo que já foi dito, e concluído fato verdadeiro, sobre, um tema em diferentes lugares modo ou tempo.

 Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa”. Confúcio