O estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência

Stress in nurses working in the emergency room

El estrés en las enfermeras que trabajan en la sala de emergencias

Keilla Oliveira Almeida  

Pós graduada Faculdade Anísio Texeira

[email protected]                        

RESUMO

O estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergencia foi objeto de estudo desse trabalho . o mesmo contou com uma pesquisa de literatura, analise do conteudo teórico , encontrado do tipo exploratório e abordagem qualitativa, realizado nas bases de dados eletrônicos. Quanto aos resultados esperados conclui-se que os enfermeiros que atuam no setor de emergencia requer muita atençao e cuidado devido as condições de trabalho e relacionamento interpessoal o que pode levar contribuição para um estresse.

Palavra chave: enferneira; emergência; estresse; trabalho; setor

ABSTRACT

Stress in nurses working in the emergency sector has been the object of study of this work. It included a literature search, analysis of the theoretical content, found exploratory and qualitative approach, help in electronic databases. Regarding expected results it is concluded that nurses working in emergency sector requires a lot of attention and care due to working conditions and interpersonal, skilles which can lead contribution to stress.

keyword:enferneira; emergency; stress; work; sector

RESUMEN

Estrés en las enfermeras que trabajam in el sector de emergencia ha sido el objeto de estudio de este trabajo. Que incluía una  búsqueda bibliografica , el análises de los contenidos teóricos , exploratorio encontrado y enfoque cualitativo , realizado en bases de datos electrónicas . Respecto a las enfermeras que trabajan en el sector de emergencia requiere de mucha atención y cuidado, debido a las condiciones de trabajo y las habilidades interpersonales que puden conducir contribuición al estrés.

Palabra clave: enferneira, emergency, stress, trabajar, sector

1. INTRODUÇAO

Nos últimos anos o estresse vem sendo observado e notou  que é um motivo de preocupação .O estresse ele muitas vezes acontece no setor de emergência porque é um lugar onde os pacientes correm risco de morte. (CALIL;PARANHOS,2007).

As primeiras definições de estresse surgiram na década de 50, conhecidas como Síndrome da Adaptação Geral (SAG), onde o organismo em seu estado normal permanece em repouso,mantendo suas forças vitais equilibradas sofrendo modificações quando tem alguma resposta de estresse.(ADRIANE APARECIDA DA COSTA) S.D

O enfermeiro é um dos profissionais que é mais afetado emocionalmente  nele  é encontrado um nível elevado  de estresse devido ao seu grau de responsabilidade profissional  que é de cuidar de outro ser humano(CALDERERO,MIASSON E CORRADI – WEBSTER,2008)

Os enfermeiros que atuam na area de emergencia tem que buscar alternativas para a redução dos estresse na sua vida cotidiana de trabalho  e descobrir o que leva a causa do mesmo , se é a inpaciencia dos familiares dos pacientes ou sobrecarga de trabalho (GISELE SINAS DOS SANTOS S.D) . CARNEIRO,M.C acrescenta que um dos fatores estressores é a ansiedade, tristeza, doença, morte, cobrança externa e interba.

O interesse pelo tema surgiu através da experiência na graduação através da observações nos atendimentos no serviço de emergência desencadeando o conhecimento ao que leva o estresse nos enfermeiros e  qual a sua interferência na qualidade assistencial na sociedade. Esse artigo era ser feito através de levantamento bibliográfico. O objetivo é identificar os estresses que  atuam no enfermeiros no setor de emergência. Surgiu o seguinte problema: quais os principais fatores responsáveis pelo quadro de estresse nos enfermeiros que atuam no setor de emergência?

2. REFERENCIAL TEORICO

Para alguns autores o estresse vem sendo a principal doença das pessoas. Na área da saúde encontra-se enfermeiros com esse tipo de doença devido a sobrecarga de trabalho, numero reduzido de profissionais falta de respaldo nas instituições, falta de comunicação e por o enfermeiro ter que tomar decisões rápidas de acordo com seus conhecimentos e experiência.(MENZANI,BIANCHI, 2009).

Lipp,2000 diz que o estresse contribui na redução das atividades o que pode comprometer no trabalho. Percebe-se o estresse através de sinais e sintomas que são eles: ansiedade, angustia, insônia, desconcentração, ira, dificuldade de relaxar, depressão. A emergência é o setor mais desgastante o que pode levar o enfermeiro ao estresse.

O enfermeiro que atua na emergência ele  tem que tomar decisões rápidas para que o individuo ele venha ter a possibilidade  de nao ter agravos e complicações na sua saúde. (MENZANI, BIANCHI, 2009, p.02).

Os sinais e sintomas relacionados ao estresse pode aparecer tanto em nível físico quanto psicologico. Nível f´fisico: quando há aumento de sudorese, nó no estomago, tensão muscular, taquicardia, hipertensão, aperto de mandibula, ranger dos dentes, hiperatividade,mãos e pés frios e naúseas.  Nível psicologico: ansiedade, tensão, angustia, insonia, alienação, dificuldades interpessoais, duvidas quanto a si próprio, preoculpação excessiva, dificuldade de relaxar, tedio, ira, depressão, hipersensibilidade emotiva. A melhoria na qualidade de vida do enfermeiro no trabalho pode ajudar a minimizar esses sinais e sintomas. ( LIPP, 2000 apoud BARBOSA, et al .; 2011,p.04).

Segundos dados da Organização Mundial de Saúde, 90% da população é afetado pelo estresse. (BAVER, 2002 apoud BATISTA; BIANCHI, 2006).

As unidades de emergência tem um ambiente com caracteristica muito estressante e com atividades intensas com pessoas que ali procuram ajuda, é um local onde tem pessoas debilitadas e com doenças. Sobrecarregando assim os enfermeiros devido a quantidade de profissionais quanto ao número de atendimentos causando desgastes físico e mental. ( DIAS et al.;2005, p.5).

Existe dois tipos de estresses o crônico e agudo. O estresse agudo é aquele que ocorre em um tempo curto e o crônico é quando afeta várias pessoas que exige grande capacidade adaptativa. ( GAWRYSZEWSKI, 2006, s.p)

O primeiro  cientista que observou através de sinais e sintomas que estavam sendo comuns nos enfermeiros foi o  médico Hans Selye, ele definiu estresse como resultado inespecífico de qualquer demanda sobre o corpo. ( CAMELO, ANGERAMI, 2004, p.15)

Para Camelo, Angerami , 2014 , o estresse é dividido em três fases:

1º fase: fase do alarme onde o organismo precisa lutar da situação estressora.

2º fase: fase da resistência é quando a fase de alarme persiste e os sintomas aparecem.

3º fase: fase de exaustão quando ocorre diminuição e prejuízo nos órgão

3. METODOLOGIA

A pesquisa é do tipo exploratório descritivo e abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados eletrônicos  O estudo descritivo tem como objetivo observar, registrar, analisar e correlacionar os fatos ou fenômenos sem modificá-los. (NEVES, 1996).

O enfoque qualitativo é exploratório, permite aos entrevistados pensarem livremente sobre um tema. Ainda permite que o pesquisador faça sua interpretação dos fenômenos estudados. (NEVES, 1996).

A mostra foi composta por artigos científicos que falassem sobre o estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência , publicado no período de 2006 a 2012, em Língua Portuguesa.

 Os documentos usados para realização dessa pesquisa foram coletados em fontes on-line e impressos nas bases de dados: scielo, lilacs, Google acadêmico, revista eletrônica de enfermagem.

As palavras chave para busca foram: enfermeira, emergência,estresse, trabalho e setor.

O critério de inclusão utilizado no estudo foi realizado com base em artigos científicos voltados para enfermeiros que atuam na emergencia, encontrados em endereços eletrônicos e bibliográficos. Foram encontrados 130 artigos sobre o tema abordado, sendo que 11 artigos foram utilizados no decorrer do artigo, tendo como critério de inclusão: artigos que relatam sobre emergencia, estresse em enfermeiros,  e teve como critério de exclusão: os artigos que abordassem sobre UTI e pronto socorro .

Os artigos escolhidos foram lidos e analisados na íntegra, possibilitando distinguir a pertinência dos mesmos em relação à temática abordada.

Segundo Bauer (2002), a pesquisa científica se apoia em fundamentos teóricos que sustentam a formulação de um problema e na adoção de técnicas e de instrumentos de pesquisa. As diferentes áreas de conhecimento mantêm ativos os debates sobre os fundamentos dos conhecimentos científicos e seus limites, e sobre as técnicas e os instrumentos de validação do saber. Para informar-se da situação desses debates é fundamental que o pesquisador se oriente e se fundamente através de uma criteriosa revisão bibliográfica.

A pesquisa utilizará do método descritivo exploratório qualitativo qualitativo assumindo a forma de pesquisa bibliográfica por procurar estudar a metodologia através de referências teóricas adquiridas em literaturas (pesquisa bibliográfica e documental) e informações existentes a respeito do tema estudado.

4. AMOSTRA OU SUJEITO DO ESTUDO

O critério de inclusão utilizado no estudo foi realizado com base em artigos científicos voltado para o estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência encontrado em endereço eletrônico. Teve como critério de exclusão fatores estressantes em UTI e pronto socorro.

5. RESULTADOS

QUADRO 1: O estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência ano de 2006 a 2012.

ANO

AUTOR

TITULO

CATEGORIA

S.d

Marília Gonçalves Emílio

O estresse na equipe de enfernagem que atua no setor de emergência 

todos os profissionais são seres humanos

que apresentam limitações

2012

Marcelo Marques Ferreira

Heliane Moura

O estresse do profissional enfermeiro na unidade e atendimento de urgências e

emergências, uma revisão bibliográfica

o atendimento a pacientes em unidade de urgência e emergência

expõe o profissional enfermeiro a situações extremamente estressantes e desgastantes

2010

CARNEIRO, M.C

Avaliação do estresse do Enfermeiro em Unidade de Emergência Hospitalar

O estresse se manifesta quando o indivíduo é exposto a situações que podem colocar em perigo a sua “sobrevivência

2006

Karla de Melo Batista

Estela Regina Ferraz Bianchi

Estresse do enfermeiro em unidade de emergência

Estresse tem presença marcante na atuação do enfermeiro

s.d

José Ricardo Ferreira da Fonseca

David Lopes Neto

Níveis de estado ocupacional e atividades estressoras em enfermeiros de emergência

O trabalho do enfermeiro em emergência exige um esforço físico, mental,

emocional e psicológico

s.d

Adriane Aparecida da Costa

O estresse do enfermeiro no setor de emergência

O estresse compromete 90% da população mundial e incapacita o ser humano para o trabalho e convívio social

s.d

Daniela da silva santos

Estresse nos profissionais de enfermagem no setor de urgencia:uma revisao de literatura

a saúde psíquica dos profissionais do setor de urgência é afetada por diversos fatores, como questões subjetivas, culturais, sociais e econômicas que influenciam também no ambiente de trabalho

s.d

Aldevina da luz

Fabiana Fontanela

Elzira Diniz de Moraes

Estresse Ocupacional no Enfermeiro: Uma Revisão de Literatura

Estresse é um assunto de ampla abrangência e que ocupa lugar de destaque

nos vários meios de comunicação

S. d

Marcelo Marques Ferreira

Heliane Moura

Enfermagem nas urgências e emergências

A enfermagem é muito citada pelo fato de trabalhar com enfermidades críticas e com

situações de morte

s.d

Francimar Nipo Bezerra

Telma Marques da Silva

Vânia Pinheiro Ramos

Estresse ocupacional dos enfermeiros de urgência e emergência:Revisão de literatura

O sentido do trabalho para os profissionais contribui para sua proteção contra o sofrimento e o estresse

CONCLUSÃO

Conclui-se que o estresse hoje é considerado como uma patologia, o enfermeiro se sente sobrecarregado gerando desgaste físico os enfermeiros que atuam no setor de emergencia requer muita atençao e cuidado devido as condições de trabalho e relacionamento interpessoal o que pode levar contribuição para um estresse.Os enfermeiros pode contribuir para um ambiente saúdavel no trabalho,identificando e controlando situações de risco, amenizando e procurando diminuir a probailidade de ocorrência do estresse.

REFERÊNCIAS

BATISTA, K. M ; BIANCHI, E, R, F. Estresse do enfermeiro em unidade de emergência. 2006.Disponível em: < http:      /http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n4/v14n4a10.pdf>. Acesso em: 20/01/15.

CARNEIRO, M. C. Avaliacao do estresse do enfermeiro em unidade de emergência hospitalar. 2010. Disponível em  : < http: //monografias.rasilescola.com/enfermagem/avaliacao-estresse-enfermeiro-unidade-emergencia-hospitalar.htm>. Acesso em: 10/01/15.

BEZERRA, F.N ; SILVA,T. M ; RAMOS, V. P. Estresse ocupacional dos enfermeiros de urgência e emergência:Revisão de literatura. [S.d]. Disponível em: < http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&ing=pt&nrm=isoetln=pt7pid=s0103-21002012000900024. Acesso em: 01/01/15.        

COSTA, A. P. da. O estresse do enfermeiro no setor de emergência.[s.d]. Disponível em: < http: //amigonerd.net/biologicas/enfermagem/o-estresse-do-enfermeiro-no-setor-de-emergencia>.Acesso em: 20/01/15.

EMÍLIO , M. G. O estresse na equipe de enfermagem que atua no setor de emergência. [s.d]. Disponível em: < http: //www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publicacoes/31072012tcc%20Marilia%Goncalves.pdf> .Acesso em : 7/01/2015.     

FERREIRA, M. M ; MOURA, H. Enfermagem nas urgências e emergências. [s.d]. Disponível em: < http: //www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/8/485749publipg.pdf.> Acesso em: 07/01/15.  

LUZ, A. da ; FONTANELA, F; MORAES, E, de. Estresse ocupacional no enfermeiro: Uma revisão deliteratura. [s.d].Disponível em: < https: //www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol812713LUZ 64669.pdf>.Acesso em: 01/02/15.          

SANTOS, D. S. Estresse nos profissionais de enfermagem no setor de urgência:uma revisão de literatura. [s.d]. Disponível em: < http: //meuartigo.brasilescola.com/saude/estresse-nos-profissionais-enfermagem-no-setor-urgencia-.htm>.Acesso em: 01/02/15.