Estão Esperando Para Melhorarem a Qualidade da Educação?

 

Sabemos que para que um país realmente consiga se desenvolver é preciso que ele consiga atender á todas as necessidades básicas da população que é moradia, saúde, sanidade básica e o mais importante educação. A educação é a base mais importante para a formação de um país. Com um padrão educacional de qualidade têm-se profissionais de qualidade em quaisquer ramos.

No decorrer dos anos o que vem preocupando milhares de pessoas é como está o desenvolvimento da educação brasileira, pelo que podemos perceber nos resultados obtidos através de pesquisas anuais sobre a qualidade da educação houve um grande avanço, mas somente em quantidade, pois na qualidade observa-se a não eficácia de alguns métodos utilizados como o de progressão continuada, sistema de ciclos e da não reprovação escolar. A educação precisa ter qualidade desde o início do ciclo escolar da criança, pois é onde ela começará a dar os primeiros passos rumo à sua formação e se houver falhas nesse processo a mesma persistirá no decorrer de fases anteriores, onde um fica jogando a responsabilidade nas costas do outro deixando de preocupar-se com o que realmente importa a formação do aluno.

Esses métodos recomendados pelo MEC (Ministério da Educação) da não reprovação nos primeiros anos do aluno servisse talvez para um país que já tivesse com um bom nível de educação, pois para o Brasil somente agravaria o caso porque as maiores dificuldades dos alunos tem que ser resolvidas logo no início do seu ciclo educacional. Reprovar um aluno não quer dizer que é para castigá-lo ou humilhá-lo e uma maneira de tentar solucionar o problema ainda na série que ele se encontra e não deixar para que o professor da série seguinte resolva e assim sucessivamente. O que tem acontecido é que crianças estão sendo aprovadas sem saberem ao menos escrever ou ler o que escrevem, elas somente transcrevem o que está no quadro para o caderno e segue para a próxima série assim, ficando ainda mais difícil o seu aprendizado.

Melhorar a qualidade da educação significa ter professores qualificados e capacitados para lidarem com qualquer tipo de situação, ter materiais didáticos de qualidade, ter transporte para que as crianças de baixa renda consigam ir à escola, oferecer um bom lanche para os alunos, já que foi comprovado cientificamente que para uma criança aprender ela precisa estar bem alimentada, oferecer bons equipamentos às escolas.

Mas porque será que o governo não investe na educação? Será que ele quer seres não pensantes, que não vejam os erros cometidos, que não reivindiquem seus direitos, quer continuar tapando os olhos dos cidadãos para que estes permaneçam calados. O Brasil é um país que tem um grande potencial para crescer, isto se souber lidar com as precariedades que aqui existem.