Cristiano Batsta*

Toda comunicação é uma hipnose. E toda hipnose é o amplificador de um transe.Transe é um estado onde estamos envolvidos com nossas representações internas. Ou seja, todas as vezes que criamos imagens, sons e sensações em nossas mentes, estamos representando algo. A hipnose amplifica esse estado, fazendo com que se torne adequado às nossas percepções.
E isso ocorre em qualquer comunicação: imagine-se conversando com alguém sobre certa experiência. Se você contar-lhe algo a respeito de uma época em que tirou férias, sua intenção é induzir esta pessoa a entrar num estado em que se têm experiências relativas a férias.
Toda vez que algo é comunicado, por quem quer que seja, este alguém está tentando induzir seu interlocutor a determinados estados usando seqüências sonoras, que conhecemos por "palavras".
A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento e foco no qual o consciente e o inconsciente se tornam mais receptivos, atingindo facilmente seus objetivos.

*Cristiano Batista. Jornalista. Evangelista. Vice presidente nacional da Associação Brasileira de Jornalista/UGT-SE. Membro da Igreja Adventista da Promessa. Diretor de Jornalismo da Gazeta de Noticias (www.gazetadenoticias.blog.emsergipe.com