Experimentar Deus em nossa vida não esvazia a profundidade do mistério divino, mesmo que imaginemos tê-lo enquadrado em uma moldura conceitual. Ele sempre está acima de qualquer esquema conceitual.  Contudo, Ele nos possibilitou mediante a ação do seu espirito mergulhar em seu mistério e consequentemente mediante a ação do mesmo espirito permitiu ao homem elaborar um discurso teológico sobre sua experiência de Deus.

Este Espirito, segundo a tradição cristã Ocidental, nos infunde a fé e nos capacita a chamar Cristo de nosso Senhor. O Espirito que age no homem foi o mesmo que na origem foi o gerador da vida e é o mesmo que ao termino da existência individual do homem o conduzirá a gloria da Ressurreição.  O Espirito de Deus perpassa toda a existência humana desde os primórdios até a plenitude da vida.

Na perspectiva bíblica o espirito atuou na criação do cosmos (Gn1, 2),  e permaneceu atuando na história salvífica. Inspirou os profetas, concedeu carismas aos reis, e permitiu aos homens o acesso a Jesus Cristo. Acesso não apenas a pessoa de Jesus, mas, conduziu os homens a reconhecerem nele o enviado do Pai. Esse reconhecimento não brota do simples esforço racional do homem, mas, por meio da graça divina infusa no homem mediante o Espírito.

Em Jesus o Espirito tornou-se de modo mais concreto expressão histórica, visto que, as ações de Jesus foram sempre guiadas pela ação do Espirito. Na relação Jesus e humanidade, o Espirito atua de dois modos: como hermeneuta e como expressão histórica. No âmbito hermenêutico, é ele quem permite ao homem chamar Jesus de Deus. Como expressão histórica, Jesus tornou o Espirito perceptível aos homens.

O Espirito atua no homem, esta atuação traz consequências para a vida ética, leva o homem a amar necessariamente os outros seres humanos. Esse amor manifesta-se no desejo de Justiça e em toda forma de promoção humana. É o Espirito que impulsiona o homem a lutar por um mundo mais humano e fraterno.

O Espirito não está preso a uma instituição religiosa, mas ele sopra onde quer, por isso, em todas as culturas e em todos os povos é perceptível a sua presença. A onde a vida é valorizada e defendida, aí está a presença do Espirito de Deus.

REFERÊNCIA

DOS ANJOS, M. Sob fogo do Espírito: a experiência do Espírito Santo abordagem teológica. Mário de França Miranda.