O ESPÍRITA NÃO LÊ A BíBLIA?

Interessante observar que muitos opositores, assim como pessoas que desconhecem os fundamentos básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, afirmam que o espírita não lê a Bíblia, na medida em que baseia-se em um Evangelho "escrito por homens", qual seja O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Analisando mais pausadamente o conteúdo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, o leitor mais atento observará a infinidade de referências bíblicas a Mateus, Marcos, Lucas, João, assim como ao Velho Testamento e aos Atos e Epístolas.

Numa leitura mais cuidadosa de O Evangelho Segundo o Espiritismo o leitor observará a menção ao fato de que podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milages, as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. Diante desse código divino, a própria incredulidade ser curva. Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral são ininteligíveis, parecendo alguns até disparatados, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo, como já o puderam reconhecer os que o têm estudado seriamente e como todos, mais tarde, ainda melhor o reconhecerão. Como complemento de cada preceito, foram acrescentadas algumas instruções escolhidas, dentre as que os Espíritos ditaram em vários países e por diferentes médiuns. As instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.

Focando o ensino moral do Cristo e destacando as instruções dos Espíritos superiores, especificamente relacionadas a tais ensinos morais, os capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo estão subdivididos de forma a abordar, segundo a visão da Doutrina Espírita, temas tais como: Não vim destruir a lei, Meu reino não é deste mundo, Há muitas moradas na Casa de meu Pai, Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, Bem-Aventurados os Aflitos, O Cristo Consolador, Bem-Aventurados os pobres de espírito, Bem-Aventurados os que têm puro o coração, Bem-Aventurados os que são brandos e pacíficos, Bem-Aventurados os que são misericordiosos, Amar o próximo como a si mesmo, Amai os vossos inimigos, Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita, Honrai a vosso pai e a vossa mãe, Fora da caridade não há salvação, Não se pode servir a Deus e a Mamon, Sede Perfeitos, Muitos os chamados, poucos os escolhidos, A fé transporta montanhas, Os trabalhadores da última hora, Haverá falsos Cristos e falsos Profetas, Não separeis o que Deus juntou, Estranha moral, Não ponhais a candeia debaixo do alqueire, Buscai e Achareis, Dai gratuitamente o que gratutitamente recebestes, Pedi e Obtereis, Coletânea de preces espíritas.

"....Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos....... Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!.... e podereis entrar no reino dos Céus. O Espírito da Verdade."