O ENTUSIASMO EM SEU VIVER! 

 

Professor Me. Ciro José Toaldo 

 

Deixando de lado a questão política, mas torcendo e acompanhando com atenção o governo interino, sem abandonar a vigilância para com os corruptos, pretendo com este artigo, demonstrar que a vida é cheia de oportunidade, a partir do momento que estamos abertos aos ensinamentos do cotidiano para viver com entusiasmo! 

Participei de um velório, era um senhor muito humilde e era casado com uma conhecidíssima senhora de nossa cidade. Diante daquele cadáver, refleti a respeito dos valores da existência e o sentido da luta diária. Estas indagações acompanharam meus pensamentos por dias e, para minha  surpresa, num evento de nossa comunidade encontrei a viúva, com seu mesmo ritmo, como sempre fazia com seu companheiro: vendendo sua pipoca em seu pequeno carrinho!  

Estimados leitores, devemos aprender com os ensinamentos da vida, principalmente com os humildes que não desanimam diante de obstáculos. Na verdade, uma pipoqueira pode ensinar o que é realmente o otimismo do viver, sem abalo pelos percalços diários! Estamos inseridos num contexto que nos leva a perder o encanto da simplicidade da existência e, quando somos tentados a viver como escravos do dinheiro, além de se perder o sentido da existência, não se consegue reagir frente às dificuldades, esquecendo do entusiasmo que é o estado de exaltação do espírito que transmite energia positiva e faz superar a negatividade.    

Quando estudei com os Padres Capuchinhos no Seminário Santa Maria, aprendi, entre tantos ensinamentos, que a vida ganha sentido quando lutamos e conseguimos ser fortes, superando as barreiras que surgem na estrada da vida e quando se aprende com os erros dos outros, não fazendo fofoca ou promovendo maledicência. A vida é curta e não podemos perder tempo com a vida alheia; encontrar um meio para viver com sentido, tendo entusiasmo, sem a preocupação de amontoar riqueza é ingrediente que oportuniza o sentido da existência!  

Convivemos com inúmeras criaturas gananciosas e ávidas pelo dinheiro. Quantas famílias destruídas pela falta de diálogo, por individualismo e pela vontade de obter riqueza, imaginando que esta irá trazer a felicidade. Estas pobres e infelizes criaturas, além de perderem a oportunidade de viver com entusiasmo e de aproveitar cada dia para ser feliz e ajudar quem esta a sua volta, torna o mundo triste, uma vez que sua energia negativa que se espalha pelo universo. Como deve ser melancólica a vida destes pobres coitados ao perderem a oportunidade de percorrer seu caminho e deixando suas marcas positivas por onde passam. Estas apáticas e desoladas pessoas, altamente egoístas, por não descobrirem sua vocação deixam de fazer o que dá prazer e tornam-se peso por ande passam. 

Para viver com entusiasmo é preciso se afastar deste tipo criatura, pois pensam apenas em sua ambição. Se você deseja o entusiasmo, busque valorizar as coisas simples da vida, siga sua intuição, não viva de aparência e ouse sonhar grande; pense positivamente; seja humilde; saia de seu pequeno mundo e ajude seu próximo; ouça mais e fala menos; sinta-se útil; não viva de qualquer modo; cuide de sua aparência; não reclame; permita-se ter momentos de relaxamento e descontração; siga uma religião e veja ao seu redor as maravilhas do Criador que demonstram a grandeza do entusiasmo.   

Viver é dom maravilhoso, mas uma vida com entusiasmo é magnífica, mesmo com situação desfavorável há uma chama de vigor, vinda de seu íntimo que passa a ser remédio para todos os males.  

Acredite no poder do entusiasmo e mude de vida! 

Até o próximo...