O Ensino Superior no Brasil

A obra O Ensino Superior no Brasil está inserida em uma coletânea do livro Histórias e memórias da Educação no Brasil ? Vol III e tem como autora Marília Costa Morosini licenciada e bacharelada em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Educacional, doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas. É considerada uma das principais pesquisadoras em se tratando de ensino superior no Brasil. Hoje suas pesquisas estão voltadas a estudos específicos: a Enciclopédia de Pedagogia Universitária; o Glossário de Pedagogia e o projeto da Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os países de língua Portuguesa.
O texto é estruturado desde a origem e passa pela evolução do ensino superior e chega aos dias atuais. É dividido em três partes: Na primeira parte tem o curso como Centro do Ensino Superior no Brasil nos períodos: Colonial, Imperial e a República Velha. Desde a colonização até a República, este tipo de ensino era prioridade do governo central. Somente com a chegada da família Real é que foram criados os primeiros curso superiores no país que caracterizavam-se como:cursos isolados(profissionalizantes) e cursos direcionados a área da medicina, engenharia, direito,agricultura e artes.
A segunda fase tinha a Universidade como Centro do Ensino Superior no Brasil: Período Republicano. Esta etapa é caracterizada por: tentativas de democratização diante às leis discriminatórias; redemocratização da nação através da discussão de modelos de Universidade que tem como consequência a Reforma Universitária.
Na terceira parte acontece a Internacionalização do Ensino Superior, haja vista que, na década de 90 o contexto internacional passou por inúmeras visões de educação superior, onde a perspectiva do Estado-Nação está sendo ultrapassada pela expectativa da internacionalização.
A autora conseguiu cumprir com o seu objetivo, o de divulgar a origem e a evolução do Ensino Superior no Brasil, que começa ainda no período colonial e atinge os atuais dias. Ela mostra através de pesquisas com riquezas de detalhes as transformações que vieram contribuir para a consolidação da Educação Superior em nosso país.