O texto O Ensino superior no Brasil da autora Marília Costa Morosini fala sobre a recente criação deste ensino, abordando desde o período colonial até os dias atuais.
Marilia Costa Morosini possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Educacional, doutorado em Educação pela UFRGS e pós doutorado no LILLAS/Universidade do Texas. É uma das maiores pesquisadoras da área do ensino superior no Brasil. Atualmente é professora e diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e o projeto da Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: educação superior, ensino superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, Mercosul e estados de conhecimento.
O obra está estrutura da em torno da origem e da evolução do ensino superior que começa com seus primeiros cursos no século XIX e chega até os dias atuais. O texto está organizado em três etapas:
A primeira etapa tem o curso como centro do Ensino Superior no Brasil: Períodos Colonial, Imperial e a República Velha. Desde o inicio da colonização até o período da república o ensino superior era privativo do governo central. Somente em 1808 com a chegada da família real portuguesa e que se pode criar os primeiros cursos superiores no país. Os principais cursos eram: Ensino Médio, Engenharia, Direito, Agricultura e Artes.
A segunda etapa tem a Universidade como Centro do Ensino Superior no Brasil: Período Republicano. Esta etapa se caracterizou por tentativas de democratização face as leis discriminatórias e a redemocratização da nação através da reforma universitária.
A terceira etapa fala sobre a Internacionalização do Ensino Superior. Com a globalização o Ensino Superior no Brasil passou por inúmeras concepções vindas da UNESCO, onde ocorreram drásticas transformações de melhoria devido as influencias internacionais.
A autora apresenta com propriedade a retrospectiva do Ensino Superior no Brasil desde o período colonial até os dias atuais. Mostra detalhes enriquecedores e de extrema importância para a compreensão da situação atual, apresentando as principais etapas históricas da evolução das instituições formadoras da elite intelectual e cientifica da sociedade brasileira.