RESUMO
Este trabalho parte de um olhar panorâmico sobre o histórico da formação da escola pública dentro do contexto de formação do mundo moderno e contemporâneo para buscar enquadrar o ensino religioso enquanto conteúdo relevante para a formação cidadã do aluno, num contexto de globalização, que coloca os mais diversos povos e culturas em contato, gerando cada vez mais a necessidade de reconhecimento e respeito pela diversidade cultural, religiosa, étnica e outras que fazem a riqueza dos povos, considerando assim a religião como fenômeno da necessidade humana pela transcendência.
No contexto da modernidade surge a laicização da sociedade como resposta a negação e combate as manifestações religiosas com a justificativa de que essas manifestações ou crenças eram sinal de ignorância e atraso civilizatório, desse modo a religião passa a ter cada vez menos controle sobre as instituições educativas ao contrário do início da idade moderna onde o teocentrismo dominava a cultura da época.
Apesar da laicização escolar permanecer até a atualidade, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), coloca o ensino religioso como disciplina, ainda que facultativa, nos horários normais de aula. Diante dessa reformulação várias discussões surgiram a respeito como, por exemplo: Qual será a formação do professor desta disciplina? Quais conteúdos serão ensinados? Como respeitar a diversidade religiosa? De que forma é possível evitar o proselitismo em sala de aula? E, qual é a real importância e necessidade deste tipo de ensino na formação cidadã do aluno? Este trabalho busca responder a estas questões analisando o ensino religioso: o que é? Como se dá? E o que lhe cabe enquanto disciplina escolar com base em pesquisadores que aceitam e reconhecem a disciplina enquanto enriquecimento intelectual, cultural e de formação e outros que o negam e recusam com a justificativa de que se trata de um tipo de ensino discriminatório aos descrentes.
Associações responsáveis pela disseminação e fiscalização do ensino religioso, sua atuação e objetivos são citadas e analisadas neste trabalho assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. São elas a Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC) e o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER).
Palavras chave: Religião Cidadania Educação.