O ENSINO MÉDIO NO BRASIL 

No Brasil o Ensino Médio começou a se expandir por volta da década de 1990 e desde 1996 o mesmo diz respeito à última etapa da Educação Básica, tem duração de três anos e durante esse período o mínimo é de 20.992 horas de aulas. O objetivo do Ensino médio é aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, preparando os alunos para as etapas posteriores da vida.

O Ensino Médio tem se expandido de modo significativo, sua obrigatoriedade foi colocada pelo governo federal conforme Emenda Constitucional de nº 59/2009. As políticas de expansão do Ensino Médio visa atender as aspirações das camadas sociais por mais educação de qualidade, bem como tornar o país mais desenvolvido economicamente.

Para que ocorra a universalização do Ensino Médio é preciso se pensar em políticas públicas que atendam as demandas da infraestrutura física e pedagógica das escolas médias. Estas políticas Públicas devem estar articuladas com a profissionalização das ações docentes, valorizando a formação do professor e sua situação econômica.

Segundo Kuenzer (2010, p. 864), “Uma educação técnico-científica de bom nível não é incompatível com a produção de alta tecnologia e com a inserção do jovem em uma sociedade em permanente transformação”. Partindo disso podemos perceberque o problema não está na formação humanista científica mas sim na forma em que ela se processa, é necessário universalizar o Ensino médio com qualidade social.

De acordo Alves e Pinto (2011) ao se falar em uma educação de qualidade é de suma importância conhecer a realidade de escola média e de seus sujeitos, levando em consideração aspectos do trabalho docente, formação do professor, jornada de trabalho e remuneração da sua carreira profissional.

Segundo Sposito (1993), “as condições de vida recusam ao mesmo tempo que impõem a necessidade de saber, do acesso à educação, a possibilidade do projeto que pretende um outro futuro, uma outra forma de viver a vida”. Nessa perspectiva o Ensino Médio proporciona uma preparação para o futuro, a oportunidade de ter uma condição de vida melhor, o mesmo cria possibilidades dos alunos ingressarem no Ensino Superior e cada vez mais ter acesso ao conhecimento.

No Ensino Médio a formação que se prevalece é de educação geral, oferecidas e realizadas na maioria das vezes por escolas públicas estaduais, no ano de 2010 foramrealizadas 7.959.478 matrículas neste modelo, sendo que 6.911.253 foram em escolas públicas estaduais.

Segundo Felippe (2000, p.85) esclarece há Alguns tempos atrás o Ensino Médio “possuía apenas a função de preparar para o ensino superior e só abrigava alunos das camadas sociais superiores economicamente. Os alunos de classes trabalhadoras acabavam por frequentar os cursos profissionalizantes”. Percebe-se então que antes nem todas as pessoas tinha acesso ao Ensino Médio e o mesmo tinha apenas a função de preparar os alunos para o Ensino Superior.

No que diz respeito os professores do Ensino Médio os mesmos desempenha papel importante para a motivação dos alunos. Na maioria das vezes a atração ou desagrado dos alunos por alguma disciplina está associada a atitude do professor: O modo de ministrar as aulas, a maneira de lidar com os alunos, a capacidade de dialogar e entender as dificuldades dos mesmos.

A expansão do Ensino Médio implica ampliar o número de professores, mais alunos mais professores, só que as condições de trabalho destes professores não são muito boas. Muitas vezes há ausência de quadra de esportes, biblioteca, laboratórios de informáticas, laboratórios de ciências e outros. Todos estes aspectos dificultam o trabalho do professor, que requer um ambiente capaz de proporcionar aos alunos condições de aprendizagem e estímulo para a permanência na escola.

Para Alves e Pinto (2011) os professores do Ensino Médio possuem mais aulas e turmas do que os professores das outras etapas da Educação Básica. Isso evidencia que os professores das escolas médias públicas tem uma jornada de trabalho árdua e desgastante. A realização do trabalho docente em espaços precários, com poucos recursos didáticos, com remuneração inadequada e jornada de trabalho desgastante, vai exigir do professor do Ensino Médio, muito esforço, competência, criatividade e compromisso.

Já os jovens no Ensino Médio perdem muito rápido o entusiasmo pelos estudos, sendo assim Sposito e Galvão (2004) afirma que no primeiro ano os jovens ficam orgulhosos por vencerem o obstáculo da escolaridade dos pais, no segundo ano inicia o desencanto, pois surge as dificuldades do processo de ensino, no terceiro ano evidencia a proximidade de um novo ciclo de vida, os alunos se confrontam com a possibilidade do ingresso na universidade. Nessa perspectiva os professores desempenham papel importante na vida destes jovens estimulando-os a estudar e conscientizando os mesmos da importância do conhecimento em uma sociedade em constante transformação.