De modo geral é difícil falar sobre o ensino na Alemanha, já que os estados têm uma autonomia muito grande no que se diz respeito à educação. Não existe um currículo comum a todos os estados.

Existem dois tipos de ensino médio: a Hauptschule e a Realschule. Digo ensino, porque na realidade as escolas não estão fisicamente separadas. A Hauptschule tem uma duração de 5 anos (5a. a 9a. série) e difere da Realschule (5a. a 10a. série) pelos conteúdos das matérias principais (alemão, matemática e inglês) e também podem ser separados de acordo com os seus desempenhos em grupos de aperfeiçoamento . Os alunos são separados nestas matérias No último ano de cada tipo de escola os alunos fazem prova escrita de alemão, matemática e inglês (há pouco tempo também passou a existir uma parte ?prática" na prova de inglês) e nas ciências naturais (biologia, física e química). Além disso eles fazem provas orais nas outras matérias (artes, história, geografia, ?Gemeinschaftskunde (parecido com o nosso OSPB/moral e cívica" , música, artes) e também podem fazer essa prova oral em uma das matérias de ciências naturais caso não tenham se saído bem na prova escrita. As matérias das provas orais são escolhidas pelos alunos e os professores avaliam no conselho de classe se é possível o aluno participar desta prova ? já que a intenção é que o aluno seja aprovado. Se o aluno fizer uma boa prova da Hauptschule ele pode fazer mais um ano e prestar a prova da Realschule.

Em algumas escolas particulares (estas são numericamente bem inferiores as escolas públicas) alunos seguem juntos da 5a. a 8a. série.

Para mim o mais estranho é a aprovação nos anos letivos ? se um aluno tem uma nota baixa em uma das matérias principais mas tem uma nota alta em uma das matérias secundárias ele pode compensar esta nota baixa com a outra.

As notas vão de 1 a 6, sendo 1 a melhor e 6 a pior.