O ENSINO EM GEOGRAFIA

Diego Saldanha Freitas

[email protected]

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer apontamentos sobre o ensino de geografia na atualidade. Abordará sobre o docente - enquanto agente social e propulsor do conhecimento - e suas problemáticas frente o ensino; também falará sobre a prática em sala de aula para a formação de cidadãos críticos que entendam o espaço geográfico - objeto da geografia - e a ação humana sobre este; a importância que esta disciplina/ciência ganhou ao longo do tempo na sociedade, e também as mudanças ocasionadas no ensino de geografia com os PCNs; e, por final, será relatada algumas observações gerais sobre a experiência adquirida no Estágio III - na Universidade Federal do Acre - como o primeiro momento do graduando enquanto futuro professor.

Palavras-chaves: Geografia; Ensino; Docente.

 1 INTRODUÇÃO

Este artigo tratará de questões referentes ao ensino em Geografia. Na primeira parte será feita uma discussão sobre a docência e o ensino, destacando problemáticas e questões pertinentes de como está o ensino e profissão docente atualmente. A segunda parte será sobre o ensino de geografia em sala de aula apontando problemas e situações existentes na prática. A terceira parte tratará da importância da geografia para a Educação elencando a evolução do conhecimento geográfico e sua relevância para o educando na sociedade moderna, colocando em debate também os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia. E, por fim, no último capítulo serão relatadas as experiências obtidas através do micro estágio, sempre refletindo e elencando a sua importância como experiência profissional na docência.

Nunes (s/d) evidencia algumas causas da dificuldade de aprendizagem em aulas de Geografia pois "na prática escolar são inúmeras as realidades e experiências com os quais nos deparamos" (p. 01). A prática de ensino em geografia, caso feita com metodologias inovadoras e dinâmicas, pode chamar a atenção e motivar os alunos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), destacam que a escola sofreu diversas modificações, estas ocasionadas por mudanças políticas, sociais e principalmente econômicas. A escola ganhou novas feições e atribuições para o professor - responsável por formar cidadãos que questionem e reflitam - e também para os alunos. As disciplinas antes isoladas passaram a formar grupos (ciências humanas, etc.). As mudanças são muitas. Mas, quanto ao ensino de Geografia?

O ensino de Geografia, frente a perspectiva dos PCNs (2000), exige rigor crítico e metodológico para trabalhar com seus conceitos chaves. O docente deve abordar sobre a ação humana no espaço geográfico modificando-o e utilizando-o como convém. É importante capacitá-los a fazerem uso de diferentes escalas (temporais e espaciais) para o melhor embasamento teórico.

Desse modo, uma reflexão sobre como esta o ensino de geografia na atualidade proporcionará bases ou mesmo possíveis caminhos para a melhoria continua desta disciplina e, principalmente, da sua prática no dia-a-dia do docente no sistema educacional brasileiro.