PROBLEMA
É possível que o uso das mídias impressas e digitais atue como elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de literatura?

HIPÓTESE
Neste estudo, acredita-se que através dos recursos multimídicos como prática metodológica de ensino o aluno sente-se estimulado para a leitura de literatura.

OBJETIVOS
GERAL
Possibilitar o ensino de literatura através de recursos multimídicos.

ESPECÍFICOS
Apresentar propostas de ensino de literatura através dos recursos multimídicos que estimulem o aluno a criar o hábito de ler.
Motivar os alunos a lerem as obras literárias originais a partir da obra cinematográfica.
Fazer releituras de obras literárias através de vários recursos de multimídias.
Adaptar leituras de obras literárias às mídias diversas.


MARCO TEÓRICO
No cotidiano escolar, no entanto, os docentes encontram dificuldades para inovar em sala de aula, seja pela ausência de material seja pela falta de tempo para pesquisa, já que não é raro o professor trabalhar mais de um período. Não há subsídio para a elaboração de atividades didático pedagógica que utilizem metodologias diferentes das tradicionais. Apesar dessa realidade, muitos professores procuram ampliar o diálogo do discurso pedagógico com outras linguagens. (CITELLI, 2000, p. 23).

METODOLOGIA
O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, com a meta de alcançar os objetivos que foram propostos. Primeiramente será feita uma revisão bibliográfica destinada a explicitar os aspectos teóricos da metodologia de aprendizagem através dos recursos de multimídia. O levantamento bibliográfico será feito inicialmente com uma leitura organizada. Em seguida será feita a elaboração de fichamento das obras estudadas, destacando as idéias centrais defendidas por cada autor relacionado ao assunto em estudo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se que as dificuldades existem de todos os lados, mas, é preciso inovar a prática de ensino e educar com novas tecnologias é um desafio. Contudo precisa ser adquirido pelos alunos, pelos professores e principalmente pela escola.


REFERÊNCIAS
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola: Publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. Cortez. São Paulo, 2000.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Multimídia Educativa. IBPEX. Curitiba, 2008.

MORAN, José Manuel. As mídias na educação: Desafios na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. 3ª ed.
ORIENTADORA: PROFª DRª ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA