Lidiane Rodrigues Diniz [1], Emanuelle Felizardo da Silva Barboza [2],

Mário Luiz Farias Cavalcanti [3] 

RESUMO

Este trabalho aborda a experiência de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA da UFPB, no desenvolvimento de um jogo de botânica, voltado para o ensino prático e descontraído de alunos de biologia do ensino médio de uma Escola Estadual em Areia (PB). Com o objetivo de proporcionar um aprendizado eficiente, utilizando-se de um visual agradável, o jogo visa também o raciocínio rápido e lógico, pois sua dinâmica é veloz, característica exigida nos vestibulares. O jogo visa colocar os alunos do ensino médio junto a questões pertinentes aos vestibulares das principais universidades do país, a partir de uma atividade prazerosa e motivadora. Constatou-se que a referida atividade foi bem aceita pela turma, contribuindo para uma maior eficácia no Processo Ensino Aprendizagem.

Palavras- chave: Ludicidade; jogos pedagógicos; aula interativa.