O ENSINO DA LEITURA: UMA PERSPECTIVA PSICOLINGÜÍSTICA

 

 

 

A leitura a partir do processo da percepção permite a análise de assunto de textos, causando influência no resultado da indexação, pois sendo a indexação uma técnica de análise de conteúdo que condensa a informação significativa de um texto ou documento, através da atribuição de termos, criando uma linguagem intermediária entre o usuário e o documento, torna possível sua compreensão. O estudo da leitura por meio da interação de suas variáveis o texto, o leitor e o contexto visa compreender as dificuldades de análise de assunto de textos e reunir subsídios para a elaboração de orientação à formação do indexador em leitura documentária que contribua para o aprimoramento da capacidade de leitura do aluno.

 

 Na variável texto, o conhecimento prévio da estrutura textual permite ao aluno identificar o conteúdo informacional; na variável leitor, a análise de sua atuação revela que apesar de experiência possui dificuldades na identificação de conceitos, momento em que interage com o texto por meio da leitura e a análise de sua formação indica que foi preparado para uma análise de assuntos orientada pelo uso de linguagens textuais; na variável contexto, o conhecimento da situação comunicativa e de suas regras permite este conhecimento cujo objetivo, as regras da linguagem e os interesses de busca do aluno estar relacionado à aquisição e consciência de cada etapa separadamente construindo habilidades nos educando e domínio dessa visão amplificada resultando uma visão global da leitura.

           

Oferecendo importantes observações a respeito da mente humana e suas capacidades, entre elas, a compreensão em leitura. O ato de comunicação exige vários elementos: um emissor, a mensagem, o receptor e um canal de transmissão comum ao emissor e ao receptor. A comunicação humana somente será durável se registrada em suportes documentários, os livros, por exemplo, para exercitar o ato de ler.

 

Especificamente, a comunicação escrita em texto e registrada em suportes documentários é objeto da leitura e das atividades documentárias Sob a perspectiva da comunicação, a leitura é um processo em que o autor é o emissor; o texto é a mensagem; o leitor é o receptor. O leitor corresponde aos esquemas do sujeito e as estratégias de leitura que ele utiliza, mediante a revisão da qualidade do ensino e do empenho profissional pedagógico cujo a leitura e a escrita estão intimamente ligados, relacionando a aquisição da leitura  como uma ponte entre a teoria e a prática.

 

 Por isso, uma parte importante do processo de compreensão de leitura é justamente essa habilidade de reconhecer o gênero do texto, bem como os diferentes tipos de textos, cuja identificação de conceitos e a tradução desses com descritores da linguagem são utilizada pelo sistema educacional.