O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA

AUTORA: IVANILDE LOPES DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

         No mundo atual em que vivemos, a linguagem se faz presente em todos os momentos de nossas vidas. Utilizamos a linguagem para nos comunicarmos com as outras pessoas, para fazermos compras, enviarmos uma carta, enfim para tudo. Existem várias formas de comunicação ligadas à língua materna e as formas com estas podem ser exploradas na sala de aula.

         Ao ensinarmos a leitura esperamos formar leitores competentes. Mas o que é um leitor competente? O leitor competente é aquele que tem definido os objetivos de sua leitura, que conduz o processo avançando e retrocedendo, refletindo sobre determinadas ideias e buscando informações concretas.

DESENVOLVIMENTO

         Existem várias definições e conceitos sobre o que é leitura. Mas gostaríamos de deixar bem claro que não há uma definição fechada sobre o conceito de leitura, ou seja, há várias formas de leitura e, com isso, vários conceitos.  

         O processo de leitura passa, necessária e simultaneamente por algumas fases:

a) uma teoria do conhecimento, por envolver a relação sujeito/objeto do conhecimento, isto é, a relação leitor/texto. Nesse caso observa-se, por exemplo, o maior ou menor poder do autor e do leitor na construção de sentidos do texto.

b) uma psicologia/psicanálise, ao envolver estados e disposições psíquicas, conscientes ou inconscientes, que determinam o ato de ler ou nele interferem.

c) uma sociologia, ao tratar das condições sociais determinantes do processo de produção de saber, que é uma leitura.

d) uma pedagogia, ao considerar o desenvolvimento das habilidades de leitura no processo ensino/aprendizagem.

e) uma teoria da comunicação, ao voltar-se para a formação de sentidos enquanto envolvedora de códigos, mensagens, emissão, contexto, além da própria recepção.

f) uma análise do discurso, ao englobar a textualidade, a coerência, a interação verbal e outros fatos próprios da língua em seu uso pelos grupos humanos.

g) uma teoria literária, quando se constitui como experiência estética.

CONCLUSÃO

A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA NAS SÉRIES INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL

         É importante que o professor da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino fundamental trabalhe na sala de aula os vários gêneros textuais. Eles devem ver a prática da leitura, uma prática criativa, dinâmica, contextualizada, que leve o aluno à reflexão da utilização da linguagem.

         O processo de leitura é um instrumento imprescindível em sala de aula e que deve gerar, além de reflexões nos alunos, algumas implicações sociais. As práticas de leituras em sala de aula devem fazer com que os alunos se tornem pessoas mais críticas, capazes de refletir sobre o mundo a sua volta.

BIBLIOGRAFIA

         Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos iniciais do ensino fundamental, volume 1 / Helena Borges Ferreira, Maria Soledade Gomes Borges, Ricardo Baratella. – São Paulo Pearson Education do Brasil, 2012.