Andréia Taísa Sandri Machado
Carolina Girardello Ballardin
Fernanda Rech Pedrotti
Luciane Beatriz Stedile
Marina Rech Pedrotti
Rafaela Menegon
Renata dos Passos Cioato

Conforme o texto de Maria Helena de Mouras Neves, reflexões sobre o estudo da gramática nas escolas de ensino fundamental e médio, o ensino da gramática é um convite a reflexões de todos os estudiosos de Letras e demais professores de outras disciplinas escolares. Conforme a autora, as gramáticas não se tratam de receitas prontas para as aulas de Língua Portuguesa, mas sim de um começo o qual serve para dar mais segurança aos professores. Os professores precisam de conhecimento de linguística para poder trabalhar melhor com o ensino da gramática, assim, o conhecimento das diferentes teorias linguísticas é inquestionavelmente necessário para que o futuro professor de Língua Portuguesa entenda o fenômeno da linguagem e o funcionamento da língua. O conteúdo da disciplina de linguística constitui uma base e uma orientação imprescindível para a formação do professor de Língua Portuguesa.

O estudo da gramática é indispensável e seu maior objetivo é compreender os mecanismos da Língua. Este estudo é importante a todos, pois, é necessário refletir e trabalhar sobre aquilo que se pretende exprimir, tecer uma ideia ou elaborar um texto literário, enfim qualquer um que precise manejar a Língua precisará de mais ferramentas do que a mera sintaxe intuitiva.

Portanto, a substituição nas escolas do estudo da gramática por interpretações de outros textos não passa de uma utopia, pois o aluno acaba saindo da aula de Língua Portuguesa sem instrumentação para manejar a língua e avançar em seus estudos mais complexos.

Muitos professores de Língua Portuguesa creem que a falta de ênfase na gramática é uma catástrofe. Ano após ano, em silêncio, impotentes, eles veem seus alunos saírem do ensino fundamental e médio semianalfabetos. A consequência disso são produções textuais pobres, sem coesão e coerência. Basta para tanto, analisar as redações produzidas pelos alunos ao realizar o ENEN (Exame Nacional de Ensino Médio), na qual as notas são baixíssimas infelizmente.

Há que se buscar um meio termo, não abolir de vez a gramática em sala de aula nem esquecê-la por sua vez, pois o que se pretende a partir deste é resgatar a necessidade de estudar-se de maneira mais eficaz o estudo da Língua Portuguesa, pois sem esse a estrutura textual produzida se tornará, na maioria das vezes, insuficiente para a compreensão e desenvolvimento da ideia central.

1NEVES,Mari H. de Moura. Este artigo foi originalmente publicado na Revista Internacional de Língua Portuguesa (ver NEVES,1991).