O ENSINO DA GEOGRAFIA, NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

1.PROBLEMA
De uns tempos para cá, matérias como Geografia e Historia vem sido deixada para trás. Com a implementação da LDB nº 9.394/96, a Geografia e a História, foi compactadas em uma única matéria, Estudos Sociais, a intenção seria que aos poucos essas duas matérias desaparece - sem do currículo, mas foi em vão.
A partir de 2000, elas, principalmente a Geografia, vem ganhando notória força, através de pesquisas feitas por geógrafos e estudiosos interessados no aperfeiçoamento do ensino da Geografia. Por fim o problema em questão é : "Quais métodos os educadores estão utilizando no ensino da Geografia ?" e "Se esses métodos são eficazes, afim de, propiciar ao educando o conhecimento necessário para sua ascensão pessoal ?".

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS
A área de conhecimento "Geografia" tem um papel específico no currículo de nossas escolas: esse papel justifica - se a partir das necessidades que regem a vida do aluno como cidadão no conhecimento da realidade social. A compreensão dessa realidade passa pelos conhecimentos geográficos que possibilitam o reconhecimento de sua inserção em uma determinada organização social que dá o sentimento de pertencer e compreender os mecanismos de poder que regem e orientam uma organização, criando - se assim possibilidades de atuação nela.
O conhecimento da organização social tem uma dimensão de passado, presente e futuro. O conhecimento da realidade passa pela reflexão do conhecimento vivido e experimentado e é organizado e ampliado pela saber objetivo.
O saber objetivo, universal, é construído e modificado passo a passo pelas relações dinâmicas entre os homens, pelo trabalho. Portanto, esse conhecimento não é normativo, mas reflexivo e em constante transformação.
Assim nós nos perguntamos "Como se explicita esse conhecimento na Escola ?".
Para explicar esse conhecimento consideramos que toda criança, ao ir a escola já tem um conhecimento empírico do mundo que a rodeia, tem noções dos valores pertinentes a seu grupo. Cabe então à escola fornecer meios para o educando organizar os dados da realidade, perceber com clareza a ação dos homens através do trabalho nessa realidade e as inter-relações existentes entre meus membros. Nessa perspectiva, partindo de situações concretas vividas pelo aluno, o professor elabora uma metodologia sobre o mundo natural e social do educando.
Na busca dos conhecimentos teóricos necessários para interpretar essa situação, o professor com o aluno selecionam o que é significativo, organizam dados, elaboram textos,enfim, exercitam uma reflexão sistemática, pois assim o conhecimento será utilizado como um instrumento de transformação do seu meio e construtor de sua história.
Assim, nas primeiras séries, o professor trabalha com noções simples, poucas informações e atributos que as caracterizam até chegar, no final do 1º grau, ao campo do conhecimento objetivo, elaborado, que contenha noções universais e abstratas.
Ao começar lecionar Geografia o educador deve pensar, que está mostrando um universo vasto de informações ao educando, e o mesmo irá utilizar -la no seu dia - a - dia.
O professor ao obter a concepção de que a matéria que está apresentado ao educando, de um modo ou de outro faz parte do nosso cotidiano, irá com mais facilidade explanar a idéias que entornar o assunto. Devemos ter a consciência de que, "Vemos Geografia", ao falar do local aonde moramos, da alimentação a qual estamos ingerindo, ou falar da localização de um determinado local, etc.
De acordo com Marina Nascimento, em seu Livro didático Mundo Mágico:
"Nos primeiros anos o professor deve demonstrar conceitos básicos da Geografia, assim fazendo com que o educando vá se envolvendo aos poucos com o conteúdo, que aos poucos pode ser incrementado, com sugestões, dúvidas que irão surgir, e até mesmas informações que os alunos possam ter trazido de outros locais, desde que essas sejam verídicas.(NASCIMENTO.1999)"
Precisamos definir qual o objetivo do estudo da Geografia.De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - o objetivo mais relevante do ensino da Geografia é o estudo do espaço físico e as relações que o homem mantém com esse espaço: transformação, conservação, exploração e preservação.
O ensino da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental proporcionar ao aluno uma compreensão mais ampla da realidade geográfica, possibilitando dessa forma uma atuação com maior consciência em relação à natureza e ao meio ambiente.
Esse objetivo da Geografia pode ser traduzido no conhecimento e na compreensão da noção de paisagem, de território e de lugar com base na leitura do espaço geográfico, nos seus diversos aspectos: clima, relevo, hidrografia, fauna, vegetação, espaço natural e espaço construído.
PRÁTICA EDUCATIVA
Para colocar em prática as propostas demonstradas até aqui, foram selecionados alguns princípios básicos de Geografia a serem trabalhados desde a 1ª Série e que vão ao longo das séries iniciais, sendo reelaborados, ampliados, até chegarem a uma universalização. Por exemplo: nas 1ª e 2ª séries, priorizam - se as noções espaço - temporais e suas representações concretas que levam à apreensão dessas noções abstratas.
Na 3º Série, amplia - se o trabalho com a representação do espaço, introduzindo - se o estudo de mapa como forma de representação da superfície terrestre em um plano.
O Mapa, apresentando uma linguagem gráfica própria, necessita para seu entendimento de um processo de decodificação através de uma metodologia que orienta a sua leitura e interpretação, e que respeite o nível de conhecimento da criança na sua percepção de espaço e sua representação.
Para isso, pressupõe - se que o aluno já tenha algumas habilidades em estabelecer relações de ordem espacial, desenvolvidas nas séries anteriores: distância, limite, ponto de referencia.
A proposta das atividades a serem desenvolvidas implica em um trabalho feito, inicialmente, com a utilização de um mapa mural exposto na classe que possibilite a observação e manipulação pelos alunos, com a orientação do educador.
Procura - se amplia a estudo de noção de legenda, passando da noção de símbolo criado pelo aluno no ciclo anterior, ou seja, na 2º série, para o conhecimento de símbolos convencionais.
A demonstração e compreensão da divisão política - Estado e Município - levam o aluno a perceber que existe uma organização administrativa. Noções de cidade e município dever ser trabalhado, sempre procurando destacar ambiente rural e urbano. Na 3º Série também, pretende - se que o aluno passe, progressivamente, da orientação corporal para o a orientação geográfica Norte - Sul - Leste - Oeste.
Isso somente será possível quando a criança for capaz de estabelecer as relações de direção: direita - esquerda, frente - atrás, acima - abaixo, em seu próprio corpo, relacionando, posteriormente, esta orientação corporal com referências externas para chegar a uma orientação geográfica.
Identificando as relações de direção a partir do próprio corpo, o aluno compreenderá melhor a orientação do homem no espaço geográfico. Essa orientação é baseada num sistema objetivo de referência, sendo o sol o ponto de referência constante, considerando - se como direção leste, o lado em que o sol "aparece" no horizonte, e Oeste, o Lado onde o sol "se põe".
E por fim o estudo da Geografia apresentado pelo educador deve propiciar ao educando um conhecimento não só especifico mais também um conhecimento global (amplo). Tornar a aula mais atrativa e menos maçante é um dever do educador e cabe a ele buscar alternativas para atingir esses objetivos.

3.METODOLOGIA
Por acreditar na importância de que ,o educando, constrói o conhecimento de forma gradativa, executarei a pesquisa com um referencial teórico, por meio de coleta qualitativa dos dados, num conjunto de ações em que o problema em questão será analisado e discutido para atingir meus objetivos. Essas ações serão realizadas nas seguintes fases: Na primeira fase será feita uma pesquisa bibliográfica como intuito de obter informações suficientes para dar embasamento na parte teórica de projeto, essas informações terá como principio a obtenção de informações pertinentes ao assunto em questão. Na segunda fase haverá uma revisão dos conteúdos bibliográficos "captados" e selecionados das informações obtidas nas diversas fontes que serão consultadas, dentre elas, podemos destacar livros, leis, documentos, e arquivos obtidos na internet. Na terceira fase envolverá pesquisa de campo, aonde pretendo ir a uma determinada escola, "observar" o modo como o professor aborda a Geografia em sala de aula. Depois de feito esse primeiro contato, pretendo elaborar um questionário, que será aplicado aos professores e também aos alunos, esse questionário será elaborado após uma prévia pesquisa teórica. Na quarta e última fase os dados coletados tanto na pesquisa teórica, como na pesquisa de campo, serão analisados e selecionados. Todas as ações descritas até agora serão documentadas e editoradas nesta fase da pesquisa. O projeto de pesquisa e a monografia que resultará de todas as atividades obedecerão às normas da ABNT.

4.OBJETIVOS
Este projeto procura demonstrar e conseqüentemente analisar os métodos utilizados no ensino da Geografia nas séries inicias.
Atualmente os professores e as escolas estão deixando de "lado", fatos e fatores importantes na construção do saber, quanto ao ensino da Geografia. Após a implantação de uma nova visão de educação, o construtivismo, o método tradicional de ensino no qual forçava o aluno à "decorar", foi deixando para trás dando assim mais autonomia ao aluno, dentro do campo da Geografia não foi diferente, o que antigamente era considerada uma matéria totalmente teórica, agora já está mais participativa e estimulativa ao aluno.
Devemos hoje apresentar ao aluno e assim estimular uma nova Geografia. Uma Geografia mais atrativa, ex: proporcionando-lhe um maior contato com o mundo em que vive, através de demonstrações que estimule a curiosidade do educando. A demonstração de mapas e gráficos ainda é essencial no aprendizado do aluno já que a Geografia é ciência que estuda o espaço geográfico.Devemos mostrar uma gama de informações na qual o aluno se sinta parte deste "espaço". O estudo dos climas, dos solos, das vegetações, são assuntos que devem ter um enfoque no ensino da Geografia.
Por fim este projeto tem o intuito de demonstrar, analisar, refletir e questionar as inovações, os métodos, e as dificuldades que o educador pode enfrentar ao lecionar Geografia a uma sala de série inicial.

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS
ALESSANDRI, Ana Fani Carlos (org.), Vários autores.A Geografia em Sala de Aula. - São Paulo. Ed. Contexto. 1999.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o Desafio da Totalidade - Mundo nas Séries Iniciais. São Paulo. Ed Anna Blume. 2004.
NASCIMENTO, Marina. Livro didático Mundo Mágico - Estudos Sociais. São Paulo. Ed. Ática 1999. SÃO PAULO.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo. Ed. Brasil S/A. 1996.
REVISTAS REVISTA NOVA ESCOLA. Artigo: Escola Rural. Construindo a qualidade.São Paulo. Ed Abril.Pg. 42. Ano XX Edição nº175. Dezembro de 2005.