A Literatura de Cordelpode ser utilizado nas aulas de Geografia como recurso didático para abordar assuntos diversificados . Por ser uma poesia popular, de grande expressão cultural do povo nordestino. O cordel exalta nossas raízes, descreve tanto uma ficção como uma realidade.É um dos meios da culturapopularabordar fatos atuais, política, romance, os problemas ambientais, biografias, costumes e até satirizar alguns acontecimentos marcantes na sociedade atual.

Originária da Europa chegou ao Brasil trazido pelos portugueses na metade do séc. XIX. Seu formato era em folhas soltas. Ganhou grande espaço no Nordeste, tendo um novo formato chamado de folhetos.

O nome Cordel tem seu significado por seus livretos ficarem expostos à venda pendurados em uma corda ou barbante em feira livres. Sua capa é ilustrada com xilogravura que é o desenho talhado em madeira como se fosse um carimbo.

Um dos poetas cordelistas brasileiros que merecem destaque é Leandro Gomes de Barros, paraibano e que escreveu mais de 900 folhetos no século passado. Temos também grandespoetas renomes atuais, como: José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.

A poesia de cordel pode ser estruturada em quintilha (cinco versos), sextilha (seis versos), setilha (sete versos), quadrão (oito versos) e décima ou martelo (dez versos).

O uso didático do cordelem sala de aula nos possibilita um trabalho interdisciplinar, uma busca histórica por nossas raízes, um resgate cultural, nos dá condições de trabalhar com diversos conteúdos presentes nos currículos geográficos . Fazendo uso dessa linguagem tão simples e de fácil entendimento, não só adquirimos uma diversificada maneira de estudar geografia, como também, estimulamos nosso alunado a descobrir um possível poeta adormecido pelo desconhecimento do seu dom.

Usar o cordel é trabalhar uma geografia com identidade local, é despertar no alunado a valorização e resgate da cultura nordestina, dos nossos hábitos e costumes. É inovar e usar um recurso simples, mas de valor imensurável.

A GEOGRAFIA PODE SER ESTUDADA

NUMA LINGUAGEM POPULAR

UTILIZANDO O CORDEL

NO CONTEÚDO CURRICULAR

BUSCANDO O CONHECIMENTO

GEOGRÁFICO DO LUGAR

Fonte: LUYTEN, Joseph M. O que é Literatura de Cordel – Coleção primeiros passos. Vol.317. Ed. Brasiliense.

CURRAN, Mark J. História do Brasil em Cordel. 2ª Ed. Editora EDUSP.

ACOPIARA, Moreira de. Cordel em Artes e Versos. Editora Acatu.