1 INTRODUÇÃO

Numa escola alguns itens aparecem como necessários para um bom funcionamento e desenvolvimento da instituição como um todo, principalmente para o corpo discente. Nessa perspectiva, pensar, planejar e organizar espacialmente de maneira correta a infra-estrutura de uma escola proporciona um aprendizado diferenciado. Segundo a LDB, lei 9.394 de 1996 de diretrizes e bases da educação brasileira, o Estado tem o dever de garantir "padrões mínimos de qualidade de ensino definido como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem" (ministério da educação, secretaria de educação média e tecnológica 1999, p. 40). Portanto a execução deste artigo justificou-se através de uma investigação no cotidiano das instituições públicas com a finalidade de contribuir com reflexões no ensino aprendizagem nas aulas práticas.
O estudo serve de alerta para a influência que a inexistência de espaço e material adequado exerce sobre a qualidade das aulas e, sobretudo, a responsabilidade do Estado com o aparelhamento da escola para o desenvolvimento da disciplina Educação Física, componente curricular obrigatório na educação básica e tão importante para a qualidade de vida dos alunos.
Estudo realizado no período de Abril a Maio de 2011 e seus resultados apontam a mesma direção inicialmente observada, e já tratada por autores como Negrine (1977), Ferreira (2001) e Matos (2005), que já identificam que a Educação Física nas escolas não apresenta espaços e equipamentos adequados e/ou conservados para o desenvolvimento das aulas.
A investigação valeu-se de observações e questionários aos docentes de educação física no contexto do Município de Sobral-Ce com a finalidade de analisar o ensino da Educação Física e o espaço físico em questão na qual identificamos que a maioria das escolas observadas não conta com a mínima estrutura para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, e quando a existe é precária, mal conservada e sem manutenção, em outras escolas os materiais são insuficientes. Mesmo com a inexistência e/ou insuficiência tanto de espaço como recursos didáticos, as aulas não deixam de ter influência na vida escolar do aluno.

2 METODOLOGIA

Optou-se por realizar uma abordagem qualitativa de caráter descritivo observacional. Segundo Triviños (1987, p. 110, apud SOUSA 2006 p. 10) afirma: O estudo descritivo "[...] pretende descrever 'com exatidão' os fatos e fenômenos de determinada realidade". O estudo foi realizado entre os meses de Abril a Maio de 2011, em escolas Públicas Estaduais. A seleção das escolas foi feita por um percentual da quantidade de escolas que o Município oferece. Onde o campo adotado neste trabalho foram 6(seis) Escolas Estaduais do Município de Sobral no estado do Ceará.
Elaboramos um roteiro para orientar a observação e a avaliação das condições das escolas e um questionário contendo quatro perguntas para os docentes de cada escola responder sobre os materiais pedagógicos.
O contato inicial com as escolas alvo da investigação ocorreu por meio de ofício institucional, onde obtivemos a permissão das direções de escolas para a realização do estudo. O segundo passo foi manter contato com os professores de Educação Física das escolas, que se colocaram a disposição para responder todo o questionário.

3 RESULTADOS OBTIDOS

Foi considerado espaço físico os locais destinados para as aulas de educação física tais como: quadra esportiva, seus equipamentos e campo de futebol. Sobre os materiais didáticos pedagógicos foram considerados bolas de todas as modalidades esportivas, cones, bambolês e cordas. Discutindo o espaço físico cedido à Educação Física na escola, ressalta que:
A presença da disciplina Educação Física na escola depende, em parte, da existência, da diversidade das instalações, bem como de sua acessibilidade. Cabe a cada instituição de ensino pensar em sua organização, adequando as suas demandas para que o corpo discente não seja prejudicado no aprendizado (MATOS, 2005 p.71).

As escolas onde foram realizadas as observações foram construídas e inauguradas em períodos diversos entre os anos de 1937 a 1979, todas as escolas foram reformadas e ampliadas para atender o ensino básico, todas foram reformadas posteriormente, inclusive uma das escolas observadas está passando por reforma e ampliação de toda a estrutura escolar para proporcionar mais espaço e ofertar um ensino básico de qualidade para todos os alunos.
Os espaços de Educação Física de duas escolas foram somente construídos posteriormente, em outra duas escolas na mesma época da inauguração existia apenas um campo de futebol; para uma escola, até hoje não existe espaço para a Educação Física, sendo necessário utilizar outros locais para as aulas práticas; já em apenas uma escola o espaço destinado a Educação Física foi construído e inaugurado no mesmo tempo das outras instalações. Matos (op. cit., p. 73 apud SOUSA, 2006, p. 7) destaca que:
"[...] a sociedade escolar ao saber organizar e usar os espaços de ensino, explorados não só pela Educação Física, mas pelas diversas disciplinas, poderá obter diversos ganhos pedagógicos e ser mais coerente com a própria LDB e o PCN da Educação Física. Infelizmente, o que vemos atualmente é um desinteresse pela maioria das escolas em analisar essa necessária questão. Podemos corroborar tal fato ao observarmos a criação de diversos colégios em casas e edifícios - comprados ou alugados - que, na época de sua construção, não tinham o objetivo e nem características funcionais e arquitetônicas para abrigar uma escola [...]".

Os investimentos federais, estaduais, distritais e municipais devem contemplar segundo a Conferência Nacional do Esporte 'Esporte, lazer e desenvolvimento humano', (2004 apud SOUSA, 2006, p. 3) as seguintes questões com relação à infra-estrutura:
a. Aquisição de material esportivo, implementos para-desportivos e cadeiras de rodas para-desportivas;
b. Construção, restauração, manutenção, ampliação e conclusão de infra-estrutura necessária à Educação Física, ao esporte educacional e ao lazer, nas escolas e em espaços municipais urbanos e rurais com a consulta ao profissional de Educação Física;
c. Assegurar transporte para alunas e alunos de zonas rurais e periféricas;
d. Aproveitamento de espaços físicos já existentes nos municípios e estados, com parcerias públicas e privadas que promovam a ampliação da oferta da prática esportiva alunas e alunos das escolas públicas e comunidades em geral no país com a consulta ao profissional da Educação Física.
Das escolas observadas, quatro oferecem o ensino Fundamental e Médio; outra apenas o Médio e em outra escola oferece o Fundamental - 9° Ano e o Médio completo. Todas oferecem os três turnos (matutino vespertino e noturno). De acordo com a LDB no art. 2°:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos idéias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

De seis escolas, três não possuem quadra esportiva, sendo que duas escolas utilizam espaços em bairros diferentes ao da escola, e por a quadra coberta não ser coberta, as condições climáticas acabam atrapalhando o desenvolvimento das atividades; em outra escola não existe quadra, mas desenvolvem a prática no campo de futebol; as outras três que possuem quadra esportiva feita de piso industrial, apresentam linhas demarcatórias para todas as modalidades esportivas.
Quanto aos espaços alternativos para dança, luta e ginástica, somente três escolas usufruem desses espaços. As outras três não possuem. Segundo Ferreira (2006, p.24): Os professores de educação física principalmente de escolas públicas estão insatisfeitos. Sentem-se sobrecarregados e desvalorizados em sua profissão. Suas condições de trabalho são de fato, muito ruins. Falta material e não têm local adequado para ministrar um esporte como deveria.
No item (IV do Decreto 69.450, p.119 apud Freire, 1999, p. 212) regulamenta o uso do espaço para atividades físicas na escola: "Quanto ao espaço útil, dois metros quadrados de área por aluno, no ensino primário, e três metros quadrados por aluno no ensino médio e no superior". Já Freire (1999, p. 212) afirma que:

Um aluno do 1°. Grau não conseguiria, no espaço que a lei lhe concede, dar um giro com braços abertos. "[...] caso as turmas fosse de 50 crianças, saltar, girar, correr, enfim, não seria possível fazer nada que fosse uma atividade semi-estática. Por sorte, as escolas não seguem com muito rigor decretos como esse, e na prática, as turmas são menores e o espaço um pouco maior".

Em relação à sala e armário específico para guardar os materiais esportivos, três escolas possuem salas destinadas aos materiais e com armário, porém as salas não são agregadas a quadra e em outras três escolas não possui local e nem armários para os materiais usando salas improvisadas que servem até mesmo para estudos, tornando ainda mais difícil o trabalho do professor. Para Medeiros (2009, p.18) afirma: "[...] O material fica exposto no chão, dentro de caixas, geralmente em depósitos junto com produtos de outros setores da escola. Isso facilita o furto e acelera a deteriorização dos poucos recursos pertencentes à escola".
Das seis escolas observadas, três delas não possuem banheiro próximo das aulas e não contam com chuveiros; outras três existem banheiros próximos, porém não possui chuveiros.
Em três escolas os bebedouros são situados próximos a quadra; de outras três escolas por não existir quadra não existe bebedouro próximo, por isso a Educação Física é praticada em locais sem cobertura e em local público. No local que não tem bebedouro próximo ao espaço, os alunos das duas escolas precisam se deslocar ao ginásio Poliesportivo que fica ao lado da área utilizada para a prática de Educação Física para beberem água; na terceira escola que também não possui bebedouro próximo a quadra, a prática da Educação Física é feita em um espaço público sem cobertura localizado na margem do rio, e quando os alunos sentem sede se direcionam para pedir água às casas da comunidade onde a quadra fica situada.
De acordo com a pesquisa três escolas afirmam que o espaço destinado à prática em Educação Física é próximo a outros ambientes, principalmente das salas de aula dificultando ainda mais o desenvolvimento de aulas práticas, pois os professores das salas reclamam muito pela euforia que os alunos fazem quando estão na quadra tirando a atenção dos alunos que estão em salas; nas três escolas os espaços não são próximos aos ambientes de estudo pelo motivo de não existirem estrutura para a prática de Educação Física. Sobre isso Ferreira (2006, p.25) afirma: Nas escolas que têm quadra adequada não têm manutenção. As gramas viram mato, as instalações como bebedouros, banheiros, etc, ou ficam longe do local onde se realiza as aulas ou são precárias, depredadas ou ainda são proibidas de serem utilizados, pois, atrapalham as demais turmas que estão em aulas "mais importantes".
Podemos identificar que cinco escolas não existem adaptações para portadores com deficiência participarem das aulas e somente uma escola é adaptada para os portadores de deficiência praticar educação física.
A Declaração de Salamanca (1994) propõe que "[...] as pessoas com necessidades especiais devem ter acesso às escolas comuns que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança, capazes de atender a essas necessidades." (UNESCO, 1994, p. 10).
Em relação ao docente de educação física das seis escolas observadas também foi desenvolvido um questionário com quatro perguntas objetivas e subjetivas.
A primeira pergunta foi se os espaços físicos de sua escola destinados as aulas de educação física são suficientes para vivencia prática dos conteúdos. Dois professores responderam que o espaço físico é suficiente, porém quatro professores afirmaram que os espaços não são suficientes e que sempre o espaço fica a desejar quando é relacionado à prática do Handebol, Basquetebol, e Voleibol.
A segunda pergunta foi relacionada aos recursos materiais disponíveis se são suficientes para atender a demanda de alunos nas aulas práticas de educação física. Diante da pergunta quatro professores disseram que os materiais atendem a demanda de alunos. Para dois professores não é suficiente os materiais contribuindo para a evasão e o aumento do desinteresse por parte dos alunos.
Na terceira pergunta foi abordada qual metodologia utilizada para atrair a atenção e participação dos alunos mesmo quando não há materiais suficientes nas aulas. Quatro professores responderam que a metodologia usada são atividades lúdicas, gincanas, eventos esportivos, sorteios de brindes e dinâmicas diversificadas; outro professor respondeu que a metodologia utilizada é a de aulas com brincadeiras lúdicas onde são confeccionados materiais para ser utilizados nas aulas pelos próprios alunos; já para outro professor a reposta foi que os materiais são suficientes e fica a critério dos alunos participarem das aulas práticas.
Por fim, a última pergunta foi, o fato de instalações precárias e falta de material prejudicam o aprendizado da turma. Cinco docentes afirmaram que a falta de estrutura e material prejudicam no aprendizado da turma, apenas um professor disse que não prejudica.

3.1 A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Numa escola alguns itens são essências para o bom funcionamento e desenvolvimento da instituição como um todo, sendo assim, planejar e organizar espacialmente de maneira correta a infra-estrutura de uma escola pode contribuir para um processo de aprendizagem com qualidade.
A infra-estrutura de uma escola é um fator importante para um bom desempenho do aluno nas aulas de Educação Física, de forma a responder às necessidades dos diversos tipos e níveis de prática esportiva. Matos (2005, p. 71) chama a atenção para o estudo do espaço físico cedido à Educação Física, pois: "[...] os espaços - sejam eles campos, quadras, piscinas, salas de dança e lutas etc - são dimensões importantes no aprendizado motor, afetivo e cognitivo do aluno [...]".
Como a educação física é inclusa no processo educacional oferecido pela escola, ela deve ter seu próprio espaço físico. Espaços estes como quadra de esporte (futsal, handebol, basquete e vôlei) dentre outros, sendo compreendido de que o espaço físico da escola deve proporcionar ao aluno satisfação no usufruto das práticas da Educação Física.
Sabemos que nem todas as condições de instalações e recursos materiais não devem ser excelentes, todavia, o espaço físico necessário da Educação Física não deve ser negado na escola, mas é de extrema importância oferecer padrões mínimos de qualidade e de condições de trabalho digno para que, nem professores e alunos sejam prejudicados no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Sebastião (2009): Na realidade social brasileira, há uma quantidade grande de escolas, principalmente públicas, que não apresentam espaço físico adequado ou quantidade suficiente de materiais. Estas observações são asseguradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), os quais indicavam que, em 2006, das 159.016 escolas de Ensino Fundamental no Brasil (públicas e particulares), apenas 44.763 possuíam quadra poliesportiva (BRASIL, 2006), o que representava 28% do total, aproximadamente.
Diante do estudo feito não é pela a falta de material e instalações impróprias que os professores deixam de diversificar suas aulas, procuram de acordo com os recursos existentes criarem uma metodologia de ensino para atrair a atenção e a participação dos alunos durante as aulas, muitos professores fazem gincanas, eventos esportivos, e até mesmo sorteios de brindes para que os alunos participem das aulas.

3.2 INADEQUAÇÕES DE RECURSOS

Segundo Santos (2000) a inadequação de recursos não afeta somente os países de terceiro mundo ou que estão em desenvolvimento. O problema afeta também os países desenvolvidos com incidências distintas, mas existentes. Países esses como na Grécia, Hungria, Kuwait, África do Sul, Índia e Portugal muitas escolas não possuem instalações para a Educação Física, em escolas novas, quando as condições climáticas não são favoráveis, deixa de haver aula pela a inexistência de instalações apropriadas, outro fator para a inadequação de recursos internacionais é a dependência da existência de recursos humanos e materiais, mesmo existindo os recursos são muito pobres e/ou inexistentes.

3.3 A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS MATERAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Os materiais e as quadras esportivas são elementos estimulantes para processo ensino-aprendizagem do aluno proporcionando a participação ativa do aluno nas aulas de Educação Física.
Xavier (1986 apud MEDEIROS 2009, p. 6) classifica os recursos materiais em:
? Naturais, que são todos os elementos da natureza: rios, trilhas, campos, entre outros.
? Instrumental da escola, que são matérias disponibilizadas pela escola ao professor: livros, bolas diversas, balança cordas, arcos, colchonetes, bastões, entre outros.
? Da comunidade, é todo local, material ou equipamento que a comunidade disponibiliza a escola: praças públicas, centros sociais, quadras cobertas, ginásios, entre outros.
? Instrumental do professor, que corresponde ao material pessoal do professor: livros, planilhas, apito, entre outros.
? Instrumental do educando, que corresponde ao material pessoal do aluno: caderno, lápis, tênis, camiseta, meia, entre outros.
De acordo com Medeiros (2009) uma escola em más condições ou sem instalação e recurso material em quantidade insuficiente ou inexistente para as aulas de Educação Física, pode contribuir para um esquecimento e/ou desvalorização da disciplina por parte dos alunos, como se não fosse relevante para sua formação.
A falta de recursos materiais é um grande problema enfrentado pelos professores de Educação Física da rede pública de ensino, faz necessários os professores usarem a criatividade, a praticidade e usar métodos que chamem atenção dos alunos para que ao invés de uma aula desmotivante e chata na qual o aluno pratica educação física porque é forçado pois precisa de uma nota para não ficar de recuperação, seja uma aula participativa que tenha a verdadeira complexidade e mostrar aos alunos como é importante a educação física para o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.

4 CONCLUSÃO

Este trabalho mostrou o abandono e precariedade dos espaços físicos e a insuficiência dos materiais de ensino das Escolas Estaduais do município de Sobral. Este estudo serve de denuncia ao desrespeito dos direitos do docente e discente, garantidos na LDB N° 9.394 em que diz o Artigo 70: "[...] II ? aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino [...]".
É inquestionável a existência de espaços físicos bem planejados, organizados e bem estruturados para a atuação do professor de Educação Física. Consideramos sua importância não só para a disciplina, mas para todo o processo de ensino-aprendizagem que acontece no ambiente escolar. Podemos perceber que os recursos materiais de ensino aplicados nas escolas são instrumentos importantes dentro da prática pedagógica construída e executada pelo professor. Todavia, podemos identificar que, muitas escolas possuem recursos materiais precários e utilizados de forma "adaptável" pelo professor. Os espaços destinados para Educação Física a maioria das escolas não são satisfatórios precisando que o docente busque novos métodos alternativos usando a criatividade para conseguir desenvolver e adequar suas aulas as possibilidades que a escola oferece que não são muitas. Para que o professor seja criativo é preciso ter algum recurso e infelizmente não tem ou os recursos são insuficientes para ministrar uma aula de Educação Física. Ainda sim, mesmo com a inexistência e/ou insuficiência tanto de espaço como recursos didáticos, as aulas não deixam de ter influência na vida escolar do aluno, influência essa que serve de alerta ao Estado para manutenção ou melhoria nos espaços e nos materiais para um melhor desenvolvimento da disciplina Educação Física, componente curricular obrigatório na educação básica e tão importante para a qualidade de vida dos alunos.
É um problema difícil de resolver, e torna mais impossível porque a disciplina é apenas percebida como um momento de lazer e recreação, sem relevância para a formação social do aluno, passando por despercebida pelo núcleo gestor das escolas e até mesmo pelos próprios alunos que preferem praticar musculação, ficar em casa jogando no computador do que ir para aula de Educação Física, ou quando não podem praticar educação física porque é dispensado da prática pelo simples fato de um atestado médico descrever que o aluno não está apto a fazer exercícios.
Muitas vezes o professor não tem o mesmo reconhecimento em relação aos outros professores das disciplinas "mais importantes" dentro do ambiente escolar, desmotivando cada vez mais os alunos e o professor.




















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENTO, Jorge Olímpio. Da crise da Educação Física no contexto Internacional. In: Santos, Edmilson Santos do. Olho Mágico: o cotidiano, o debate e a crítica em educação física escolar. Canoas: Ulbra. 2001. p. 93-120.

CANESTRARO, Juliana de Félix.; ZULAI, Luiz Cláudio; KOGUT, Maria Cristina. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/872_401.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2011

CARTILHA DOS DIREITOS EM EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/direitoeduca/cart_direit_educ.htm>. Acesso em: 23 de maio 2011

DAMAZIO, Márcia Silva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Revista Pensar a Prática, Vol.11, No 2 (2008). Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/3590/4066>. Acesso em: 17 dez. 2010.

FERREIRA, Vanja. Educação Física Escolar: Desenvolvendo Habilidades. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e Prática da Educação Física. 4.ed., São Paulo: Scipione, 1999.

LEI DE DIRETRIZES E BASES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 29 de mai 2011.

MATOS, Marcelo da Cunha. A Organização espacial escolar e as aulas de Educação Física. Disponível em: <http:// www.educacaofisica.com.br/.../a-organizacao-espacial-escolar-e-as-aulas-de-educacao-fisica>. Acesso em: 06 abril 2011.

MATOS, Marcelo da Cunha. A Organização Espacial Escolar e Sua Influência nas Aulas de Educação Física. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/a-organizacao-espacial-escolar-sua-influencia-nas-aulas-educacao-fisica>. Acesso em: 08 abril 2011.

MEDEIROS, Amanda Santos de. Influências dos Aspectos Físicos e Didáticos Pedagógicos nas Aulas de Educação Física em Escolas Municipais de Belém. Disponível em: <http://boletimef.org/biblioteca/2722>. Acesso em: 06 abril 2011.

SEBASTIÃO, Luciane Lima. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6766/5982>. Acesso em: 27 mai 2011.

SOUSA, Eduardo da Costa. Medidas e contribuições da equipe de gestão educacional para as questões de infra-estrutura relativas à disciplina de Educação Física na escola. Disponível em: <http://www.efeportes.com/efd98/gestao.htm>. Acesso em 01 fev. 2011.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. Lisboa: IIE, 1994. Disponível em <http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_9.pdf>. . Acesso em 06 de jun. 2011

























ANEXO A ? Folha de Aprovação






ANELY CARNEIRO DE ALMEIDA





O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPAÇO FÍSICO EM QUESTÃO


Artigo apresentado a Coordenação de TCC do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como requisito parcial a obtenção do titulo de licenciado em Educação Física.



Aprovado em: ____/ ___ / 2011.


BANCA EXAMINADORA




___________________________________________________
Prof. Esp. Thiago Tavares Soares (Orientador)
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA




___________________________________________________
Prof. Tit. ..........................................................
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA




___________________________________________________
Prof.Tit. ..........................................................
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Anexo B ? Ofício





Ofício n°.: sem número Sobral, 05 de abril de 2011


Prezado (a) Diretor (a), ____________________________________________

É com enorme satisfação que cumprimentamos V. Sa. e ao mesmo tempo solicitamos autorização para que a aluna ANELY CARNEIRO DE ALMEIDA, matrícula Nº 07200039/M22, realize uma pesquisa sobre as instalações e os recursos Materiais utilizados na Educação Física em sua escola.
Essa pesquisa é requisito obrigatório para obtenção de dados para o desenvolvimento da Monografia do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA.
Essas observações e questionário são de valor avaliativo para o aluno, tem como objetivo avaliar as instalações e a falta de materiais para as aulas de Educação Física nas Escolas Estaduais da cidade de Sobral. Assim sendo, todas as informações obtidas e registradas gozarão de absoluto sigilo.

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.





Núbio Vidal de Negreiros Gomes Prof. Thiago Tavares Soares Coordenador do Curso Orientador



Apêndice A ? Questionários nas escolas

OBSERVAÇÃOES NAS ESCOLAS

Qual ano de inauguração, as escolas já passaram por reforma e ampliação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬__________

O espaço para Educação Física foi construído e inaugurado no mesmo tempo das outras instalações da escola ou só foi construído o espaço posteriormente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A escola oferece o ensino fundamental e médio?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A escola possui quadra esportiva, qual o tamanho, é coberta, como é o piso, existem linhas demarcatórias, ocorre à prática mais de uma modalidade esportiva?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Existem espaços alternativos para dança, luta e ginástica?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A escola possui sala e armário específico para guardar os materiais de Educação Física, e esta sala é perto da quadra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Há banheiros próximos ao espaço da aula e contam com chuveiro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O espaço onde são realizadas as aulas de Educação Física é próximo a outros ambientes (sala de aula, biblioteca, diretoria)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Existem bebedouros perto da quadra?
___________________________________________________________________________

Há adaptações para portadores com deficiência participarem das aulas de Educação Física?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTIONÁRIO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Os espaços físicos de sua Escola destinados as aulas de Educação Física são suficientes para vivência prática dos conteúdos
( ) SIM ( ) NÃO

Se não. Quais são os conteúdos mais prejudicados com a falta desses espaços?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os recursos materiais disponíveis são suficientes para atender a demanda de alunos nas aulas práticas de Educação Física?
( ) SIM ( ) NÃO

Se não. Quais as dificuldades encontradas nas suas aulas pela precariedade ou ausência dos materiais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a metodologia utilizada para atrair a atenção e participação dos alunos mesmo quando não há materiais suficientes nas aulas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
As instalações precárias e a falta de material prejudicam o aprendizado da turma?
( ) SIM ( ) NÃO