RESUMO

Desde o início da enfermagem dos velhos tempos, da figura antiga da enfermeira gesticulando silêncio nas paredes dos hospitais, da sua seriedade e competência, da sua história, ou seja, da história da enfermagem da grande percussora Florençe Nightingale a grande estrela da profissão, originadora da independência da, das controvérsias da profissão predominantemente feminina, da má interpretação da sociedade, confundindo a profissão com o sexo frágil da mulher, relacionando com submissão e passividade. Da prática de executar tarefas, de seguir prescrição médica, enfim de "obedecer a ordens ao grande salto nos dias de hoje de caminhar para fundamentação dos cuidados" da correlação da teoria com a prática, do aprender a questionar e de uma enfermagem baseada em evidência. Caminhando para o século XI surge uma enfermagem renovadora, de um intenso crescimento intelectual inteligência técnica, de um senso crítico aguçado, da autonomia, do questionamento com Senhores Doutore, da tomada de decisões no trabalho.

INTRODUÇÃO

Da capacidade de liderar, de executar técnicas das mais complexas, de estar presente para resolver dos mais simples aos mais complicados problemas na unidade, tudo ele tem que saber e dar conta "da maca que está quebrada, do RX que não funciona, da tomografia que está quebrada, do exame que não foi realizado, enfim profissional responsável pela unidade" ENFERMEIRO" figura importantíssima no cuidado. De tão solicitado pela equipe de multiprofissionais, ele não consegue exercer sua verdadeira função, principalmente a de supervisionar a assistência de enfermagem." Figura essa maravilhosa que da luz na assistência de enfermagem".

Partindo do conhecimento científico, da capacidade emocional técnica, do intelecto, da habilidade e capacidade para executar sua prática o enfermeiro é figura essencial na equipe de enfermagem dele depende a qualidade da assistência que vai ser prestada. Devido à alta capacidade técnica tem momentos que tem que ser podadas, pois enxerga LONGE, consegue ter visão do invisível, profissional tão maravilhoso, que nem sempre é tão valorizado quanto deveria.

O enfermeiro do futuro deve executar sua prática através de uma enfermagem baseada em evidências, de fundamentação, de uma filosofia baseada na solução de problemas do paciente.

Do relato das suas várias experiências na prática o enfermeiro deve mudar sua prática votada para o relato de sua prática, expondo muitas das suas experiências através de artigos e de publicações, ou seja, caminhar para linha de pesquisa, crescimento pessoal e profissional, sair da mesmice, do cotidiano, da rotina, colocar suas idéias brilhantes na NET e saltar para sua independência intelectual e técnica, já que histórias e experiência são o que não faltam.

OBJETIVO

Analisar o papel do enfermeiro na instituição perante a assistência do cuidado.

JUSTIFICATIVA

Da praticidade do conhecimento cientifico da competência, da sensibilidade, do amor, do bom senso, da visão do invisível, da simplicidade nos atos, da resolução e preocupação com os pacientes, da liderança com a equipe, do emocional equilibrado, porém às vezes desequilibrado, da organização da unidade, do exame físico do paciente detalhado, da conversa com o paciente, da paciência com muitos profissionais para trabalhar em um ambiente agradável com a equipe, da muitas das vezes quebra de rotina, para satisfazer o desejo do paciente, claro que estamos falando do Enfermeiro. Embora muito profissional da equipe multidisciplinar desvalorize sua pessoa seu profissionalismo a primeira pergunta que fazem quando querem saber algum dado importante é "QUEM É O RESPONSÁVEL PELA UNIDADE"? Com certeza é Enfermeiro a luz da prática, pois ele está interado de tudo, figura excelente primordial na humanização do cuidado. O enfermeiro precisa criar fazer tempo para colocar suas experiências no papel para outros e crescer mais profissionalmente, pessoalmente e para si mesmo, para sua realização pessoal, já que é um potencial de competência do trabalho que faz...

Perguntas

Qual o verdadeiro papel do enfermeiro na unidade?

Qual a importância do enfermeiro na qualidade da assistência?

Qual a importância do enfermeiro no processo de humanização do cuidado?

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS


Está em nossas mãos a arte do cuidar...

Está em nossos olhos o prazer de bem fazer aquilo que nos foi confiado.

A arte do cuidar é privilégio de uma vocação que tem "altos" e "baixos", vocação essa que traduz persistência.
 

 A nossa profissão nos dá o dom de sermos "Anjos" pois cuidamos, zelamos e também protegemos a Vida!
 
- Parabéns a todos os Mestres na arte do cuidar!
 
- Parabéns a todos os sábios em aliviar a Dor!

Enfermeiros: anjos guerreiros

Joyce Lene de A. Moura Sousa