O ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO EM URGÊNCIAS / EMERGÊNCIAS AO PACIENTE EM CRISE HIPERTENSIVA

 Itaberá

                                                            Janeiro /2016 

1- INTRODUÇÃO 

A atuação do enfermeiro em atividades hospitalares como em urgência e emergência ao paciente em crise hipertensiva é extremamente essencial para a conclusão quanto aos fatores que compõem as etapas do acolhimento/recepção do paciente em sua chegada a unidade de emergência e também para a  sua equipe.  

Diante do aumento proeminente de atendimentos a pacientes em crises hipertensivas, episódios clínicos quais representam 25% dos atendimentos e que também estão qualificados como responsáveis pelas multiplicidades das ocorrências em urgências/emergências, tornando-se então primordial o atendimento imediato para a vítima em questão, cuja situação clinica necessita da redução rápida de sua pressão arterial, pois, o grande numero de óbitos ocorridos  no Pais estão relacionados dentre as demais doenças bem como sua relevância .

Frente a isso e para atingirmos o desígnio da analise quanto à produção sobre a atuação do enfermeiro durante o processo sua descrição e atribuições dentre os procedimentos.

Perante a isso utilizaremos de leitura de múltiplos artigos científicos volvidos nas historicidades dos episódios da enfermagem frente ao acolhimento essencial a vida, Portanto  diante do exposto optou-se na realização desta pesquisa com o objetivo de analisar, delinear e considerar a importância da atribuição deste profissional em salas de urgências /emergências ao atendimento durante as crises hipertensivas.

O sucesso na conquista das metas propostas se da através  deste profissional e sua equipe, qual proporcionará  sua eficácia e uma  ação diferenciada durante o acolhimento ao paciente em crise hipertensiva recém chegado  a sala de  emergência.

 Juntamente a este processo é essencial a avaliação comportamental deste paciente sem os julgamentos de valores entre certo e errado e com ações de formato humanizado.

2- OBJETIVOS  

     2.1- OBJETIVOS GERAIS

  • Analisar a produção sobre o desempenho do enfermeiro durante o processo  de  acolhimento ao paciente hipertensivo em urgências e emergências  no  âmbito hospitalar.    

     2.2- OBJETIVOS ESPECIFICOS  

  • Delinear  o atendimento em urgências e emergências durante crises hipertensivas
  • Mostrar  a  importância do enfermeiro e sua equipe no acolhimento emergencial ao paciente durante crises hipertensivas
  • Identificar as atribuições do enfermeiro durante os procedimentos emergenciais  

HIPOTESE 

O conhecimento, pratica e teórico sobre o acolhimento ao paciente em crise hipertensiva realizados pelo Enfermeiro e sua equipe durante urgências e emergências tem uma contribuição de caráter significativo para a abrangência do sucesso aos cuidados oferecidos, pois possibilita a identificação e elaboração adequada ao plano de cuidados emergenciais.

JUSTIFICATIVA 

O interesse por esta pesquisa surgiu mediante  algumas inquietações relacionadas  quanto ao acolhimento em urgência emergências aos paciente em crise hipertensiva  no âmbito hospitalar .

Onde a linha de pesquisa subsidiou a elaboração do tema intitulada  O Enfermeiro no processo de acolhimento em urgências e emergências ao paciente e crise hipertensiva.

Qual tem por objetivo geral analisar a produção sobre o desempenho do enfermeiro durante o processo  de  acolhimento ao paciente hipertensivo em urgências e emergências   e dos objetivos específicos que foram desenvolvidos gerando os subprojetos de aprofundados estudos em torno da problemática que originou a referida pesquisa .

           Diante disso a pesquisa tem um fundo relevante acadêmico e social relacionados ao atendimento do enfermeiro  ao paciente hipertenso recém chegado a sala de emergência , para a família e para a  equipe que o acompanha durante os procedimentos  essenciais a vida  . 

METODOS

Utilizaremos a coleta de dados para realizar a pesquisa, bem como uma revisão sistemática da literatura durante os períodos de 2016 a 20... Proporcionando como base de dados LILACS, National Library of Medicine – MEDLINE e Bancos de Dados em Enfermagem – BDENF, Scientific Electronic Library online – Scielo, banco de teses USPs, e de materiais existentes na internet com fontes fidedignas ao meio cientifico, e também uma metodologia de natureza qualitativa para que se de alcance dos objetivos finais e assim dar sentido amplo a construção dos conceitos teóricos metodológicos e dialéticos qual sustentará e poderá ordenar a realidade empírica. De outra forma também se constituirá através de documentais correlacionados aos objetos da pesquisa, baseados nas contribuições do método dialético de Karl Marx e os aspectos relacionados aos fenômenos de transformação dos seres humanos, já que tudo no mundo esta em constante modificação. 

4- REFERÊNCIAS 

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP: Atlas, 1992.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.

Martins, P.P. S; Prado, M.L; Enfermagem e serviço de atendimento pré-hospitalar: descaminhos e perspectivas; Rev (. Bras Enferm, Brasília (DF) 2003; 56(1): 71-75.).

PRODONOV, C.C: FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Cientifica. Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Edição. Novo Hamburgo-Rio Grande do Sul Brasil, 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro, Brasilia: 2005.