O ENFERMEIRO EDUCADOR DE PROFISSIONAIS
"Educador e Educando trazem para a relação pedagógica a sua prática social, refletida por ambos em todas as suas dimensões e articulações. E, ao trazê-la, fazem dela a fonte privilegiada - embora não única - da produção de novos conhecimentos" 1
Ao assumir a posição papel de Educador, devo ter por objetivo e meta primordial a troca de conhecimento com o Educando, levando esse à construção de conhecimento.
Essa construção não deverá ter por único e exclusivo objetivo a sua capacitação profissional, para que possa estar melhor inserido na atividade que irá exercer, é dever do Educador preocupar-se com a formação de homens e mulheres críticos e transformadores diante da realidade política e social. A competência profissional trará naturalmente o reconhecimento e com esse, em tese, o crescimento social e econômico almejado.
O Educador não tem o papel de apenas transmitir dados e informações, em sua atividade está inserido um papel social de grandiosa importância, pois deverá quebrar paradigmas pré-existentes no Educando, levando-o através de uma atividade interativa a busca de um conhecimento e sua humanização, essa relação é e será benéfica para ambos, Educando e Educador, pois ocorre um crescimento e aperfeiçoamento mútuos.
Cabe ao Educador aprimorar o bom senso, sendo que esse se aperfeiçoa com o uso, cultivando-o no Educando, para haja a prática educativa.
Através do bom senso, análise e avaliação diária, o Educador passa a conhecer a realidade e perfil de cada Educando, e assim através das dificuldades apresentadas por esses, deve conduzir o educando a capacitação, identificando os desafios e buscando a alternativas para a solução dos problemas, nesse caminho o Educando deve agir reciprocamente para que possa se atingir o objetivo.