O erro de medicação pode ou não lesar o paciente, apesar de ser um ato evitável, não sendo fidedigno apenas ao profissional de enfermagem, englobando também pacientes e consumidores, entre outros profissionais de saúde.
A conduta correta do profissional é estar sempre alerta a possíveis reações e, após administrada a medicação, esta deve ser documentada imediatamente no registro do paciente, possibilitando a descoberta do erro e a realização de intervenções específicas que podem diminuir ou prevenir possíveis complicações ou conseqüências mais graves.

Os princípios éticos que os profissionais de enfermagem seguem devem ser sempre lembrados e está relacionado com a veracidade, beneficência, competência, justiça e a fidelidade para uma prática segura de acordo aos direitos dos pacientes.
Quando acadêmicos somos instruídos e nos atentamos na realização dos 5 certos, com a finalidade para a prevenção de erros de medicação, que estão relacionados intimamente: Paciente certo, Medicamento certo, Dose certa, Via certa e Hora certa.
De acordo com o código de ética existem penalidades para negligências, imperícia e falta de responsabilidade do enfermeiro perante suas ações para com o paciente na instituição hospitalar...